sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A SEGUNDA CHAVE PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

A VERDADE

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32

Neste texto aprendemos que o plano de Deus para cada um de nós é que enxerguemos a verdade para que desfrutemos de liberdade. Precisamos tomar posse da liberdade que Jesus nos oferece.
Os fariseus ouviram esta Palavra de Jesus, mas não a aceitaram por estarem presos a uma religiosidade cega; por isso não puderam receber o novo de Deus em suas vidas.  
As Escrituras dizem em Oseias 4.6 que “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”.
E a estratégia do inimigo é exatamente roubar de nós o conhecimento da verdade que liberta; imprimir em nossa mente que precisamos continuar como prisioneiros, sendo que Jesus a dois mil anos despojou os principados e potestades, nos dando livre acesso às promessas de Deus.
Deus quer que saiamos da terra do cativeiro. A vontade dele é dissipar toda cegueira espiritual em nós, para experimentarmos este renovo espiritual.
Para que isso aconteça, precisamos enxergar a verdade sob dois aspectos diferente em Isaías 6:1-8.
Em primeiro lugar, precisamos enxergar a verdade sobre Deus. Se tivermos uma visão distorcida de Deus jamais alcançaremos uma renovação em nossas vidas.
Creio irmãos que um bom exemplo sobre o enxergar a verdade sobre Deus, encontramos na experiência do Profeta Isaías quando este viu ao Senhor.
Deus se revelou a Isaías e ele pôde vê-lo como ele realmente é. Talvez muitas visões equivocadas a respeito de Deus que estavam na cabeça de Isaías caíram por terra. 
Isaías viu um Deus assentado num alto e sublime trono. (V.1) Ele pôde ver qual é o lugar que o Senhor deve ocupar. Não somos nós que ordenamos a Ele, mas sim, é Ele que em Sua soberania que deve reinar em nós e ocupar o trono de nossa existência.
Isaías viu um Deus que através da sua presença, preenche os espaços vazios.Suas vestes enchiam o templo. Sua glória enche toda terra. Sua fumaça, seu perfume, enchia toda a casa. Você já pôde ver Deus como o único que pode preencher todos os vazios da sua existência?
Isaías viu um Deus que é digno de toda honra e adoração. Seres angelicais o reverenciavam, submetiam-se a Ele e o adoravam. Você já pôde ver Deus como o único digno da sua adoração, da sua veneração e do seu louvor?
Isaías viu um Deus que é completamente puro em santidade. (V. 3) Os Serafins louvavam na beleza da Sua santidade. Você já pôde ver um Deus que é santo e te convida à santidade?
O Renovo na vida de Isaías começou a partir do momento que pôde ver Deus como Ele realmente é, e não simplesmente como sua mente imaginava, ou que os outros lhe falavam.
Se você permitir e abrir o seu coração, Deus vai se revelar a você, e você poderá vê-lo como ele realmente é através de Jesus, e isso mudará a sua vida. (Hebreus 1:1-4)
Em segundo lugar, precisamos enxergar a verdade sobre nós mesmos.
Precisamos ver a nós mesmos como realmente somos. Isaías teve uma visão correta de quem ele realmente era.
No v.5 lemos: “Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos”.v.5
Somente depois que Isaías teve uma visão correta a respeito de quem era Deus, é que ele pode enxergar a si mesmo como ele realmente era.
Enquanto tivermos uma visão distorcida de Deus, da sua pessoa, propósito e vontade, também teremos uma visão distorcida a respeito de nós mesmos. Isso em todos os níveis.
Qual é a verdade sobre nós? A verdade sobre nós é que somos pecadores diante de Deus e carentes da sua graça e perdão.
Isaías viu-se desnudado, e reconheceu: “Ai de mim!” Ele não viu mérito próprio em si, mas ele pôde ver o quanto estava em condenação diante do Senhor; ele reconheceu que estava perdido, que necessitava da misericórdia do Senhor.
Isaías também reconheceu o seu pecado específico, como um homem de lábios impuros.
Precisamos aprender a nos desnudar diante de Deus ao invés de nos camuflar. E a melhor maneira de fazer isso é nos colocando debaixo da luz reveladora do Espírito Santo: Precisamos orar como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139.23,24
Somente quando confessamos nossa verdadeira natureza diante do Senhor é que poderemos alcançar o seu favor a nos purificar, transformar, renovar e nos encher com o seu Espírito.
Jesus é a brasa viva que foi oferecida no altar de Deus pelos nossos pecados. Ele, na cruz, providenciou perdão e purificação para nós pelo seu sangue. O que estamos vendo ao olharmos para dentro de nós?
Depois que Isaías foi purificado e renovado pelo Senhor, teve uma visão da obra que o Senhor queria realizar através da sua vida podendo então dizer: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”.

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário