sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SETE CHAVES PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

PRIMEIRA CHAVE:  A ENTREGA
"Entregue sua vida a Deus sem reservas"

Nesta semana começamos uma nova campanha em nossa igreja cujo tema é: Sete chaves para a Renovação Espiritual. Assim como você usa uma chave específica (para dar acesso) para entrar em sua casa, ou em seu carro, o Senhor nos disponibiliza em Sua Palavra chaves para que experimentemos uma RENOVAÇÃO ESPIRITUAL. Eu creio, que Jesus ao dizer “Eu te darei as chaves do reino dos Céus; tudo o que ligares na Terra, será ligado nos Céus e tudo o que desligares na Terra, será desligado nos Céus" (Mateus 16:19), ele estava literalmente disponibilizando as chaves espirituais para o Reino do Céu, ou seja, permitindo aos seus seguidores pleno acesso a todo poder de Deus. Sem esse poder, jamais conseguiremos viver segundo os ensinos de Jesus. Seremos como um defunto bem arrumado, de boa aparência, mas sem vida.
A Renovação que buscamos é aquela que é gerada em nós pelo Espírito Santo trazendo consigo vários significados: é “tornar novo”, mudar ou modificar para melhor; restaurar, reformar, melhorar em todos os aspectos; refazer, reparar, rejuvenescer, revigorar.
Uma figura importante desta renovação é a do vaso novo em Jeremias 18:4: "Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu".
Muitas vezes a nossa vida está estragada pelo pecado, pelas decisões erradas que tomamos e também pelas atitudes que deveríamos tomar e não tomamos. Por isso sofremos e gememos em nosso íntimo. No entanto o Senhor pode e quer nos renovar; aquilo se estraga normalmente jogamos fora, descartamos, mas o nosso Deus não age assim; daquilo que se estragou ele faz tudo novo, aleluia!
Para que isto aconteça, a primeira chave a ser usada é a CHAVE DA ENTREGA. Certamente quando estamos cansados e desanimados exclamamos: "Não sei por onde começar" - Que tal começar se entregando sem reservas ao Senhor? "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará". Salmo 37:5.
Tenho que lhe entregar o meu coração, o meu tempo, meus problemas, meus questionamentos, minha ansiedade, meus bens, meus filhos, minha esposa, meus sonhos,... Como diz aquele “velho” hino: “Tudo entregarei, tudo deixarei...”
A nossa entrega ao Senhor não pode ser uma ferramenta de barganha que usamos para conseguir o que queremos de Deus. Entregar-se é dar-nos a Ele; não é tentar fazer um acordo com Deus.
Existem pessoas que dizem assim: “Se Deus me dar o que eu desejo, irei à igreja e doarei a metade dos meus bens para a caridade.” - Amados isso é barganha e manipulação!
A verdadeira entrega respeita as condições determinadas por Deus e não por nós. Por isso entendamos o que significa esta entrega:

- Entregar-se é confiar a nossa vida a Ele, para que ele a dirija e trace o rumo de sua vontade. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”. Salmo 32.8.

- Entregar-se é um compromisso de servir a Deus não se importando se arranjemos emprego ou não, se nossos filhos vivam ou morram; quer moremos numa casa alugada ou em uma mansão; quer tenhamos saúde ou não. “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”. Salmo 73:26; “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”. Habacuque 3.17-19 

- Entregar-se não é um acontecimento único, que ocorre uma só vez. A entrega é um comportamento constante. “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Lucas 9.23.  

- Entregar-se é admitir que não podemos lidar com a vida sem Deus. Paramos de fingir ser Deus e renunciamos o trono da nossa vida permitindo que o SENHOR reine. “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 5.5.

- Entregar-se é humilhar-se diante de Deus e até dos homens. É abrir mão do direito de vingar-se. Por isso o orgulhoso tem muita dificuldade em entregar-se. “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.”1 Pd 2.21-23
Entregue-se ao Senhor sem reservas e certamente o renovo virá para você.

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

  




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário