quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A DIFÍCIL ARTE DA CONVIVÊNCIA.

"Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam". Lucas 6:32

Nesta semana li uma interessante narrativa do pensador grego Epicuro quando o mesmo foi convidado a fazer uma palestra sobre educação. Na hora determinada, o filósofo chegou trazendo dois cães e dois coelhos.
Com as portas fechadas, Epicuro soltou o primeiro coelho. O animal ficou agitado correndo de um lado para outro até que se aquietou num canto. Então foi solto o primeiro cão. Este, rapidamente partiu em direção ao pequeno e indefeso animal. Em poucos instantes, o coelho estava completamente estraçalhado pelas garras e pelos dentes do cão, ante os olhos assustados dos espectadores da palestra. Epicuro, calmamente, afirmou: “Isto é um homem não educado”. Em seguida, prendeu o cão feroz e soltou o segundo coelho. Este também, após agitar-se de um lado para o outro, refugiou-se num canto da sala. O segundo cão foi solto; localizou o coelho, partiu para cima dele e ... começou a brincar com ele! O coelho parecia muito à vontade para subir no cão e até ficar mordiscando sua orelha! Todos na sala estavam admirados e curiosos para ouvir o que Epicuro tinha a dizer sobre aquilo. O velho mestre disse,então, calmamente: “Este é um homem educado. O homem educado aprendeu a conviver”.
Se há uma coisa que nós cristãos precisamos aprender é a arte da convivência. Aliás, Jesus nos ensinou que todos conhecerão que somos seus discípulos se tivermos amor uns aos outros (João 13.35). E o tipo de amor que nós cristãos devemos manifestar ao mundo, é o amor de Deus; o amor sacrificial e doador. Amar somente nossa família, somente aqueles nos tratam bem, aqueles que pensam como nós e aqueles nos agradam, é muito fácil e até normal, mas na verdade, é nossa obrigação. A verdade é que Jesus nos ensina a ir além da nossa obrigação. Por isso Jesus disse: "Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam." Lucas 6.27
Parece algo impraticável, eu sei. Talvez você chegue a pensar: “Isso já é demais pra mim". Quem poderá fazer algo assim? Somente verdadeiros discípulos fazem isso!. E eu digo uma coisa: Jamais esqueça que você tem o Deus do IMPOSSÍVEL habitando em você através do Espírito Santo. E o Espírito Santo nos dá o maior de todos os poderes: O PODER DE AMAR! (Romanos 5:5)
O filósofo Epicureu disse: "..O homem educado aprendeu a conviver”, mas nós podemos dizer a pessoa que nasceu de novo em Cristo aprenderá a amar e a perdoar.
Para convivermos melhor com todas as pessoas manifestando a GRAÇA e o AMOR de Deus, precisamos seguir o que nos ensina JESUS. Disse Jesus: "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.." Lucas 6.37   A grande verdade é que achamos muito mais fácil observar os erros das outras pessoas e, com a mesma facilidade, sempre achamos um jeitinho de justificar os nossos. O Senhor está nos convocando a nos tornarmos pessoas melhores com mais compaixão, com mais amor e misericórdia.
Minha oração é que Deus nos ajude a ter paciência e que Seu Espírito nos ajude a contagiar as pessoas ao nosso redor com o Amor extraordinário de Deus.

Em Cristo e Por Cristo,


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário