sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amor à Vida!

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la...” 1 Pedro 3:11,12






Se você acha que vou falar da novela global “Amor à Vida” estás redondamente enganado! O que vou falar não tem nada a ver com traições, mentiras, golpes, assassinatos, maldades e outros temas tão controversos e difundidos pela novela; aliás, acho que o tema real da trama deveria ser “Amor à Morte”, porque a Bíblia é muito clara em dizer: "Porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23).
O pecado pode ser atraente e até gostoso, mas o seu preço é muito alto; é preço de morte. Brincar com o pecado ou não ter uma clara percepção do seu  terrível poder destrutivo  é comparado a termos em nossos lares serpentes como animais de estimação! Então, eu pergunto: quantos de nós levaríamos uma serpente para que nossos filhos brinquem com ela? Quantos de nós dormiríamos seguros ao lado de uma cascavel? Ninguém em seu perfeito juízo diria sim a nenhuma destas perguntas! Creio que aqueles que se entregaram a Jesus Cristo como o Salvador de suas vidas, deveriam reconhecê-lo também como o Senhor. Isso implica em viver em obediência e submissão à Sua Palavra. 

O apóstolo Pedro no texto base de nossa reflexão nos traz alguns princípios da Palavra de Deus que se praticarmos, com certeza amaremos a Vida e veremos dias felizes. Vamos conhecê-los?

Em primeiro lugar: Cuidado com o que você fala! Pedro começa dizendo: “...refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente.” A língua é complicada, muitos problemas que enfrentamos é porque temos uma língua grande e ouvidos bem pequenos. Como cristãos deveríamos nos preocupar mais com o que falamos. Em Tiago 1:26 nos diz: “Se alguém supõe ser religioso e não refreia a sua língua, engana o seu coração, e a sua religião é vã”. Vamos usar nossa língua para abençoar e encorajar, não para amaldiçoar, prejudicar ou fofocar. Evite conversas ou brincadeiras tolas, onde há discriminações, insinuações, palavrões e tudo que possa ofender alguém.
Em segundo lugar: Afaste-se do mal. Tenho para mim que o mal é tudo aquilo que nos afasta de Deus. Afastar-se do mal parece simples, mas não é; pois em muitas situações o mal é chamado de bem. É justamente isso que diz o profeta Isaías no cap 5 verso 20 : “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” Conheço várias pessoas que estão relativizando as Escrituras para justificar um comportamento pecaminoso. Tomemos cuidado amados, a bíblia é clara: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6.7
Creio que devemos levar bem mais a sério esta advertência de nos afastarmos do mal. Paulo chega até a dizer em 1 Tess 5.22 “abstende-vos de toda aparência (ou forma) de mal”.
Em terceiro lugar: Pratique o que é bom. Acredito que apartar-se do mal não fará diferença alguma se não aprendermos a praticar o bem. Romanos 12.9b diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” Mas se eu detesto o mal, preciso amar alguma coisa; não posso deixar um vácuo. Preciso substituir o mal pelo bem. Você sabe o que é fazer o bem? Em Tiago 4.17 está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Alguns acreditam que pecado é somente o de comissão, aquele que é praticado, feito, mas não. Há também o pecado de omissão; é aquilo  que deixamos de fazer. Ao querermos fazer o bem, devíamos começar pelos nossos irmãos na fé e depois, gradativamente alcançando outras pessoas mais distantes de nós.
Gálatas 6:10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. A nossa postura cristã não pode se limitar apenas nos atos de cultuar e adorar a Deus, mas também de servir às pessoas.
Em quarto lugar: Busque a paz e empenhe-se por alcança-la. Para amar a vida e ver dias felizes é tão essencial ter a paz de Cristo no coração (João 14:27), como também saber viver em paz ou harmonia nos relacionamentos. Devemos buscar a paz, persegui-la e empenhar-nos em alcançá-la. A palavra buscar significa “correr atrás, esforçar ou desejar” Significa requerer algo como a uma necessidade vital, ansiar ou perseguir algo. Por isso Paulo disse: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Romanos 12.18
Uma coisa é certa! A nossa capacidade de relacionar- se bem com alguém é o maior sinal de maturidade espiritual. Deus quer que a Sua família seja reconhecida pelo AMOR que reina dentro dela. As discussões e brigas trazem uma mensagem muito negativa para mundo que nos observa. “Costumo sempre dizer: “Não existem famílias ou igrejas perfeitas”, mas com certeza, existirá sempre uma família e igreja que se perdoa.”

CONCLUSÃO: Todos estes princípios de vida expostos pela Palavra estão inteiramente ligados à oração eficaz. Podemos ter a convicção de que os olhos do Senhor estarão fixos em nós e o canal de intimidade com Deus sempre aberto. “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”. : 1 Pd 3.12 


Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração na I.M.Catalão
Culto de Libertação


Nenhum comentário:

Postar um comentário