sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A maneira mais sábia de se viver!

TEXTO: EFÉSIOS 5:15-17.
 5.15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”,
5.16  “remindo o tempo, porque os dias são maus”.
5.17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

INTRODUÇÃO: Irmãos, Graça e Paz! Toda vez que penso sobre a maneira mais sábia de se viver, é importante entendermos que sabedoria é diferente de conhecimento. Para ilustrar esta diferença compartilho esta história interessante: 

 Dois discípulos procuraram o mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.
O mestre disse-lhes:
- Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
- No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha.
- Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.
- Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:
- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?
O companheiro respondeu:
Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.

Entenda uma coisa:
O Conhecimento pode lhe dar informações preciosas e concretas, compreensão e cultura apurada. O conhecimento, porém, tem seus limites, pois ele por si só não ensina a lidar com as complexidades da vida.

A Sabedoria segundo um dicionário, significa “conhecimento do que é certo ou verdadeiro, aliado ao juízo de valor quanto à ação”. Uma coisa é ter conhecimento e outra bem diferente é saber usá-lo e aplicá-lo no trato de questões e decisões do cotidiano.

É por isso que a verdadeira sabedoria tem origem em Deus. A verdadeira sabedoria não é encontrada nos livros de auto-ajuda ou em seminários dirigidos por oradores famosos.

A melhor definição: Sabedoria é ver e viver a vida do ponto de vista de Deus.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9.10).

Paulo nesta passagem ( Efésios 5:15-17) nos ensina que uma das características da sabedoria cristã é a maneira responsável de viver.
Como devemos lidar com a vida? Devemos lidar com a vida com a sabedoria de quem conhece Deus e sua verdade.

Como podemos viver de maneira sábia?

1- O QUE VIVE COM SABEDORIA É PRUDENTE.
Efésios 5.15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”
O que significa a palavra prudência? Segundo o Aurélio, “prudência é qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano”.

O que não é prudência.
a- Falta de ousadia: Rousseau: “Desprezo tanto aquele que procura um perigo inútil, como aquele que foge do perigo que deve enfrentar”.
b- Não significa deixar de crer em milagres.
c- Não significa indecisão. 

Falando em termos mais abrangentes a partir da perspectiva cristã, a prudência, significa pensar antes de agir de modo a chegar à convicção se o que se pretende fazer glorificará o nome de Deus.
 Irmãos, grande parte dos nossos problemas tem a ver com a forma pouco prudente com que vivemos.
- Falar o que der na cabeça. (Provérbios 16.21) “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução”
- Gastar mais do que tem.
- Achar que é forte o bastante para a tentação.
- Viver pela “fé” para justificar irresponsabilidade
- Crer em tudo que as pessoas nos dizem.

Viva prudentemente. Viva a vida cristã de maneira cuidadosa.

Guarde com atenção a advertência do livro de Provérbios 22:3
“O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena”.

2- O QUE VIVE COM SABEDORIA PROCURA USAR BEM O TEMPO.
Efésios 5.16  “remindo o tempo, porque os dias são maus”.

O que significa remir o tempo? Significa tirar maior proveito do tempo aproveitando a cada oportunidade que nos apresenta.
Quando penso em remir o tempo eu devo considerar 4 fatores:

1- PRIMEIRO: A VIDA É CURTA. O Salmo 90.9;10 diz:   “Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”.

2- SEGUNDO: NUNCA MAIS VIVEREMOS ESTA VIDA. Hebreus 9.27  “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”

3- TERCEIRO: O TEMPO É UMA DÁDIVA DE DEUS QUE NOS COLOCA DIANTE DE INÚMERAS OPORTUNIDADES. Colossenses 4.5b “...aproveitai as oportunidades”.
É preciso enxergar e aproveitar as oportunidades. Elas são criadas e montadas por Deus para fazermos alguma coisa, para criarmos algo novo, para escaparmos de alguma situação difícil.
Paulo afirma que os dias são tão difíceis que precisamos ser sábios para aproveitar as oportunidades que Deus pela sua graça nos concede em meio ao caos desta presente era. Que oportunidades Deus costuma nos dar?
-Oportunidade de falarmos de Jesus.
- Oportunidade de buscarmos reconciliação com alguém a quem ferimos.
- Oportunidade de prosperarmos.
- Oportunidade de buscarmos a Sua face.
- Oportunidade de o encontrarmos na vida.
Alguém já disse que a oportunidade bate, mas você tem de abrir a porta.

 VOCÊ SABIA QUE HOJE ESTAMOS VIVENDO A PLENITUDE DA OPORTUNIDADE? A plenitude da oportunidade é agora, quando a porta da salvação ainda está aberta, quando Deus ainda aceita os pecadores que a Ele se dirigem por meio daquele que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Hoje é o dia da salvação, o dia da graça, e não o dia da condenação, o dia do juízo. O dia da ira começa quando termina o dia da graça. É por esta razão que o apóstolo declara: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno; eis, agora, o dia da salvação” (2 Co 6.2).

4- QUARTO: O TEMPO É IRRECUPERÁVEL.
Napoleão Bonaparte: "O tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera - se uma posição, um exército e até um país, mas o tempo perdido, jamais."

Muitas pessoas perdem grandes bênçãos, porque não entendem que as oportunidades concedidas por Deus acontecem para gerar conquistas e vitórias.

Elas precisam refletir um pouco mais no que disse Jesus em João 9.4: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou enquanto é dia”.

Romanos 13.11 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”.




3- O QUE VIVE COM SABEDORIA PROCURA SABER QUAL A VONTADE DE DEUS.
Efésios 5.17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

Costuma-se dizer que Deus tem duas espécies de vontade para as nossas vidas.
Primeira é chamada de vontade geral (soberana), que diz respeito aquilo que Ele deseja que o Seu povo seja e faça. Esta vontade pode ser conhecida através da Bíblia, que é a Sua palavra. Faz parte desta vontade viver para a glória do Seu nome, amá-lo com todo o ser, amar o próximo como a si mesmo etc.

A segunda é chamada de vontade específica, que tem a ver com o plano individual que Ele tem para cada um de nós. Por exemplo, creio sinceramente que Deus me chamou para ser pastor, mas nem todos receberam este chamado. Esta vontade tem a ver com a escolha da profissão, do cônjuge, do ministério na igreja, com a cidade onde vamos morar. Esta vontade não é encontrada na Bíblia. O que a Bíblia faz é nos dar os parâmetros para as nossas escolhas.

A verdade é que há vantagens de conhecer a vontade de Deus e a ela se submeter. (Podemos listar algumas delas)
a- Traz paz.
b- É o lugar mais seguro da face da terra.
c- Ajuda-nos a lidar melhor com o sofrimento.

CONCLUSÃO.

Seja prudente, aproveite bem o tempo, procure saber qual a vontade de Deus para sua vida.

Tiago 3.17   “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente (tolerante), tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração 1º Domingo de Janeiro 2014
I.M.Catalão


Nenhum comentário:

Postar um comentário