quinta-feira, 31 de março de 2016

CADA UM FAZENDO A SUA PARTE!


“Cada pessoa coopere (contribua) conforme tiver proposto em seu coração, não com pesar ou por constrangimento, pois Deus ama o doador que contribui com alegria.” 2 Coríntios 9:7

O versículo que acabamos de ler, nos mostra de uma maneira bem clara que cada um de nós pode cooperar ou contribuir com a obra de Deus.
No entanto, devemos entender que esta cooperação não pode ser imposta; como diz o texto por constrangimento. Deus não está atrás do nosso dinheiro, mas da nossa expressão de generosidade!
Sem isto, a nossa contribuição não vale nada! Deve haver em nós alegria ao contribuirmos. O apóstolo Paulo se referiu a isto como sendo uma “graça” (2 Co 8.4). É um privilégio servirmos a Deus com os nossos bens, e o Senhor quer que o façamos coração! Não basta fazermos a coisa certa; temos que fazer do jeito certo. Dar é a coisa certa, mas dar generosamente é fazer do jeito certo.
Outra coisa que eu quero destacar nesta palavra é que esta cooperação nem sempre é em dinheiro. Devemos colaborar com o nosso serviço de amor ao próximo, precisamos estar sensíveis à voz do Senhor, ao clamor do pobre, do preso, da viúva e do órfão.
Imagine você se cada um de nós fizer a nossa parte para tornar a vida melhor para aqueles sofrem, para os que passam necessidades? Imagine se cada um de nós fosse um canal de bênçãos para trazer uma boa palavra ao cansado e ao aflito?
Com certeza não vamos mudar o mundo todo, mas podemos mudar o mundo de muitas pessoas! O nosso maior problema é que esperamos que os outros que são mais prósperos façam e nos omitimos diante do sofrimento de nossos semelhantes!
Para encerrar esta reflexão eu quero contar uma pequena história que pode mudar a nossa maneira de ver esta questão:
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele resolveu reunir os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração, pois realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes.
Assim, ao meditar na proposta daquele fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite na comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.
No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar de seus afazeres. Ao findar do dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel, ao invés de leite, estava cheio de água.
Ficando perplexo com a situação, nada compreendeu. Ele então bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele pensou que cada um colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.MAS, O PROBLEMA AMADOS É QUE TODOS PENSARAM A MESMA COISA!
Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.
Se como cristãos agirmos da mesma forma que estes fazendeiros, os necessitados padecerão necessidades, os aflitos não terão consolo e os abatidos não ouvirão as boas novas. Precisamos urgentemente fazer a nossa parte.

SEJA VOCÊ UM CANAL DE BÊNÇÃOS! FAÇA A TUA PARTE!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


Nenhum comentário:

Postar um comentário