quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O MILAGRE DA PROVISÃO PARA A FAMÍLIA


TEXTO: 1 Reis 17.8-16.

8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 - Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.
11 - E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.
12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.
13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho.
14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 - Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler nos revela o cuidado de Deus para com os que se dispõem a fazer sua vontade. Não importa onde estejam, Deus cuida de cada um de seus filhos.

O Profeta Elias e uma viúva anônima da terra de Sarepta com o seu filho são os personagens principais deste milagre de provisão.

Em Lucas 4:25,26 Jesus cita este episódio nos mostrando que ele ocorreu em um contexto de apostasia e fome.

“Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva” (Lc 4.25,26).

Alguns destaques eu quero fazer desta palavra de Jesus:

Elias foi o agente de Deus para confrontar a apostasia no reino do Norte. Ele confronta o Rei Acabe pelos seus pecados de idolatria e culto a Baal e profetiza como juízo de Deus um longo período de seca. ( 3 anos e seis meses) Por conta disso, Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.

Imaginem os danos na economia, na agricultura, toda a infraestrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, pessoas morreriam de fome.

E você sabe o que a nação fez? Oraram a Baal, pediram também para Asera, outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

Apesar de tudo nação não se arrependeu, não se voltou para Deus, preferiram a Baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Por conta disso, Elias precisava sair de cena por um tempo. Deus escolhe então, as situações mais improváveis para trazer a Elias refúgio e proteção:

Em primeiro Lugar: Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite. (Querite significa lugar de corte, de molde).  

Ali, Elias estaria a sós onde seria moldado e sustendo por Deus! Enquanto Elias bebia da fonte, DEUS enviava os corvos que lhe traziam no bico pão e carne pela manhã e ao anoitecer, até o dia em que a fonte secou.
   
Em segundo Lugar: Elias sob a direção o Senhor, afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em Serepta, um território fenício (1 Rs 17.9). Aquela região era governada por Etbaal, pai de Jezabel.

Serepta- Lugar de Fundição (Refinamento).

É interessante notarmos irmãos que quando passamos por lutas e provas principalmente nas questões materiais, como Elias passou, somos moldados (Como em Querite) e refinados por Deus (Como em Serepta).

Conforme a Palavra de Jesus muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

Através deste texto vamos aprender algumas verdades sobre a Provisão de Deus para a nossa família.

1- A PROVISÃO DE DEUS NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE OBEDECEM AO SENHOR.
8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

A pessoa designada para hospedá-lo não é nenhum dos ricos mercadores ou dos grandes homens de Israel ou Sidom, mas é ordenado a uma pobre viúva desamparada e solitária, que o sustente.

Deus não segue a lógica humana. Aquela mulher não tinha um perfil adequado para acolher o Profeta.

- Ela não tinha um provedor (Seu Marido havia morrido)
- Não se sabe quanto tempo ela estava viúva.
- E também passava por necessidade.

Elias estava aprendendo a depender de Deus a cada dia para o seu sustento.

Por isso, ele não questiona as ordens de Deus! Ele a obedece!

A viúva por sua vez ainda que relutante, também obedece a ordem dada pelo Profeta:

Elias dá uma ordem a esta viúva que me intriga!  “faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho”.

Irmãos, esta pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e para seu filho comerem e, depois, morrerem!

Elias poderia ter pensado: “Como esta mulher irá me sustentar, se não tem sequer para si”?

Mas ele não pensou assim, porque ele havia aprendido a confiar em Deus na sequidão!

Era pouco, mas ela possuía! Deus queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.

“A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com Deus torna-se muito!”

E ele sabia que a obediência daquela viúva resultaria em provisão sobre a sua vida!

15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: “porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho” (1 Rs 17.13), O profeta era um agente de Deus, e atendê-lo primeiro significava colocar a Deus em primeiro lugar.

Eu creio que o maior desafio de nossos dias é obedecer a Deus na escassez! “Buscai em primeiro lugar o seu Reino...”

Salmo 84:11  “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”.

2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE TÊM UMA FÉ OUSADA NA PALAVRA DE DEUS!

(VS. 13ª) “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra.”  

Se quisermos obedecer a Deus para ter a Sua Provisão em nossas vidas precisamos lançar fora o medo!

Principalmente o medo de que aquilo que damos para Deus ou para as pessoas necessitadas venha nos faltar!

Imaginem se a viúva se agarrasse àquele pouco de farinha e azeite, como sobreviveria nos próximos três anos?

Ela acabaria morrendo de fome e seu filho também!

Não tenha medo. Nenhuma semente que você planta no solo do reino de Deus o deixará de mãos vazias.

Talvez você duvide: “Se eu plantar uma semente na casa de Deus, quem vai garantir que irei colhê-la?”.

R: A Palavra de Deus!       

Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.”

ENTENDA ALGO TREMENDO PARA A SUA VIDA!

Pão é dado para alimento, e Deus nos dá para que dele comamos.

Semente é projeto de fé, não deve ser comida, mas deve ser jogada ao solo.

Tem muita gente comendo a semente que Deus tem dado para semeadura, porque não crê na provisão e nas promessas da palavra de Deus.

Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Precisamos ter fé na Palavra de Deus! Há uma equação que precisamos aprender: OBEDIENCIA + FÉ = PROVISÃO

O Profeta disse à viúva: 14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.


2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE VIVEM A DINÂMICA DA GENEROSIDADE.

(verso 15b) “....e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias”.

Aquela viúva recebeu o Profeta Elias em sua casa por muitos dias. Não foi apenas um fim de semana.

“Não julgueis e não sereis julgados: não condeneis e não sereis condenados: perdoai e sereis perdoados: Daí e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão: porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.37-38)

Jesus diz que seremos medidos de acordo com o critério que avaliamos outros:

1. Generosidade tem o poder de retornar em beneficio da nossa vida “dai, e dar-se-vos-á”. Gente generosa é avaliada pela generosidade, assim como pessoas mesquinhas e avarentas são avaliadas da mesma forma. Não é este o critério da Palavra? “dá e dar-se-vos-á?” Mesquinhez e avareza nos privam de bênçãos.

2. Generosidade nos livra da idolatria do dinheiro – Dar é um exercício que precisamos praticar; porque gente que dá, livra-se da obsessão escravizante do dinheiro.

Veja como é fácil gastar 150 reais num tênis, mas difícil dar a mesma quantia para a igreja. ”Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Eu nunca vi um cristão maduro, que também não seja um servo generoso”.

3. Generosidade traz contentamento interior. Jesus afirmou que “mais bem aventurado é dar do que receber” (At 20.35).

“Muitas pessoas estão procurando encontrar alegria em ter mais, quando a verdadeira alegria deveria ser encontrada em dar mais”.

CONCLUSÃO: Eu não tenho medo de obedecer a Palavra de Deus na prática dos dízimos e das ofertas!  Eu tenho medo de não obedecer!

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Pv. 11:24-25.

“Quando somos fiéis, transferimos para Deus a responsabilidade dele nos sustentar, isto não é mais nossa atribuição”.


“Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
3ª Ministração da Campanha: Milagres Para a Sua Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário