domingo, 2 de outubro de 2016

CINCO PERGUNTAS QUE NOS DÃO ENCORAJAMENTO


TEXTO: ROMANOS 8:31-39

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Introdução: Esta palavra que acabamos de ler normalmente tem sido usada pela maioria dos cristãos nos momentos de luto destacando especialmente os versículos 38 e 39 – “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”  

Mas se conhecermos bem o conteúdo desse capítulo, vamos perceber que  todo o texto traz nos trás não só conforto espiritual, mas também uma grande segurança e paz!  

É muito importante também, que consideremos o contexto desse trecho, porque Paulo, logo no começo, faz uma pergunta introdutória que é a base das 5 perguntas que todo cristão precisa responder:

“Que diremos, pois, à vista destas coisas?”. Quais são “estas coisas” que ele se refere?

Não há dúvida que o Paulo se refere são a todas as coisas que nos acontecem como está no versículo 28.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Interessante nesse versículo é que ele diz "todas as coisas", e não apenas "algumas coisas". Ou seja, coisas boas ou ruins que nos acontecem irão cooperar para o nosso bem!
Se amarmos a Deus e estamos dentro de Seu propósito não há nada a temer, porque vai acabar cooperando para o nosso bem!

Com base nesta verdade temos mais cinco perguntas que nos encorajarão em nossa jornada nesta terra.


1ª PERGUNTA:
Se Deus é por nós, quem será contra nós? (verso 31)

A verdade que eu aprendo com esta pergunta é que nada que se opõem ou se levanta contra a minha vida pode me destruir!

Sabe por quê? Porque Deus está a meu favor! Deus está do nosso lado! Deus é conosco!  Deus é por nós!

Isto não é uma possibilidade, como se Deus pudesse ou não, ser por nós.

O apóstolo não está em dúvida. Quando ele diz "se Deus é por nós" pode ser entendido como: "uma vez que Deus é por nós"; "já que Deus é por nós, quem será contra nós?"

Mas isso não quer dizer, em hipótese alguma, que nós não vamos ter nenhuma oposição, nenhuma hostilidade, nenhum inimigo que se levante com fúria, ira, indignação contra nós.

Muito pelo contrário. Temos numerosos e perigosos inimigos, que todos os dias nos atacam:

1. O Mundo- Vivemos num mundo incrédulo, que nos odeia e persegue veementemente. “Se o mundo vos odeia, sabei que, antes de vós, odiou a mim”. João 15:18.

Se o mundo nos aflige, o Senhor diz:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

2. Satanás e seu demônios- Paulo nos diz em Efésios 6:12 que “a nossa luta não é contra a carne e o sangue mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”

Se os principados e potestades se levantam contra nós, tramando secretamente a nossa destruição, a Palavra diz: “[Cristo] despojou os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.” (Colossenses 2:15)

3. A nossa Carne- É o pior inimigo de todos, porque está dentro de nós; é interno e não externo: a nossa carne, que apesar de mortificada; tenta todos os dias nos convencer do contrário.

Se a nossa carne insiste a cada dia nos levar ao pecado, a Palavra do Senhor diz:

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito..." (Romanos 8:9)

O "Deus por nós", não significa a ausência de adversários, mas certeza da vitória!

Apesar de termos grandes e numerosos inimigos, eles não se comparam em grandeza e poder com o nosso Deus.

Então quando você enfrentar oposição... quando sentir, em seu rosto, o bafejar do ódio e da fúria do inimigo da sua alma... quando tudo parecer desmoronar à sua volta, lembre-se: Deus é por você, Deus está do seu lado!!

Isso muda a nossa perspectiva em meio a situação mais difícil e tenebrosa de nossas vidas!

2ª PERGUNTA:
Deus não nos dará graciosamente com Cristo todas as coisas?
(verso 32b)
                                                                       
A verdade que eu aprendo com esta pergunta é que pela graça de Deus manifestada (graciosamente) em Jesus Cristo, Deus me dará todas as coisas que eu necessito!

Em outras palavras, Deus está nos dizendo: “Não tenham medo de passar necessidades neste mundo se você está em Cristo”

Paulo diz aos crentes de Filipenses: “E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Filipenses 4:19).

Mas qual é a garantia que tenho de que Deus cumprirá esta promessa em minha vida?

- A garantia está no início do versículo 32 diz: "Aquele que não poupou o seu próprio Filho antes, por todos nós o entregou.."

Deus em seu amor singular, incomparável e eterno, mesmo sem que nós merecêssemos, entregou o seu Filho por nós!

A argumento que o apóstolo utiliza aqui é do maior para o menor.
Ou seja, se Deus já deu o que Ele tinha de mais importante, de mais valioso, mais precioso, mais querido, mais excelente para nos perdoar, nos libertar e dar uma nova vida; certamente Ele nos dará tudo o que necessitamos!

Qualquer coisa que você possa pensar é pequena de mais para o Deus que não poupou o seu próprio Filho.

A cruz é a garantia de que Deus dará “graciosamente” tudo que necessitamos.

No final da segunda guerra mundial, centenas de crianças ficaram órfãos e andavam vagando pelas ruas, sem destino. Uma grande corrente mundial de solidariedade construiu um enorme galpão, para abrigar essas crianças. Crianças tristes, assustadas, perdidas em pesadelos, sons de bombas e muita saudade dos pais.
Neste galpão as crianças estavam seguras e bem alimentadas, mas elas tinham um problema, elas não conseguiam dormir a noite.
Um psicólogo que trabalhava nesta instituição, notando essa situação, mandou distribuir todas as noites, um pão para cada criança.
Elas passaram então a dormir tranquilas a noite toda, abraçados com o pão. O psicólogo descobriu que o maior medo das crianças durante a guerra era passar fome, a incerteza de não ter o que comer no dia seguinte, já que não havia alimentos sobrando.
Ao devolver às crianças a certeza de que não haveria falta do alimento, através do pedaço de pão à noite, o psicólogo removeu a preocupação e as crianças puderam repousar em paz.

Na atualidade, muita gente não dorme com medo do dia seguinte, com medo de faltar o pão para os filhos, com medo das dívidas e do desemprego.

Eu quero te falar algo muito importante, VOCÊ PODE DORMIR ABRAÇADO COM O PÃO. Como assim pastor?

Jesus disse: João 6.51 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre". NÃO SE PREOCUPE! JESUS É O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU, ELE CUIDA DE NÓS, DURMA EM PAZ, DURMA ABRAÇADO COM O PÃO DA VIDA JESUS.


3ª PERGUNTA:
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? (verso 33)
                                               
A verdade que eu aprendo com esta pergunta é que todos nós como cristãos enfrentamos acusações de todos os tipos que tentam minar a nossa comunhão e confiança em Deus!

1-Enfrentamos acusações de pessoas que cobram de nós uma perfeição que nem elas mesmas possuem.
2-Enfrentamos acusações da nossa própria consciência.
2-Enfrentamos as acusações de nosso inimigo-  O diabo (que no grego significa (acusador ou caluniador) nunca cessa de nos acusar.

Embora o diabo faça de tudo para nos levar a cair em tentação o seu principal trabalho não é a tentação, mas sim a acusação.

Então ele nos acusa para abalar a nossa confiança em Deus; tirar a nossa alegria de viver e impedir que desfrutemos da paz que temos em Cristo.

Ele nos lembra de pecados antigos, mesmo após termos nos arrependido, confessado a Deus...

Ele tenta por e impor sobre nós toda a carga de acusações que, consigo, ele possa trazer.

Mas, diante de todas as acusações temos um Ponto Final:

É DEUS QUEM OS JUSTIFICA!

Quando Deus declara que um pecador é justificado, Ele atribui a própria justiça de Cristo a ele, esse indivíduo nunca mais será colocado em um segundo julgamento.

Existe um conceito jurídico que uma vez que um indivíduo é acusado de um crime, é julgado e inocentado, nunca mais poderá ser levado ao tribunal por aquele mesmo crime novamente, mesmo que sua culpa venha a ser provada posteriormente.

Mas, ao justificar o perdido, Deus ignora o fato da nossa culpa inegável e, por meio de sua maravilhosa graça, declara-nos livres de todas as acusações!

Aquele que conhece o Deus que o justifica não precisa se justificar. Não precisa viver debaixo de culpa!


4ª PERGUNTA:
Quem os condenará? (verso 34)

A verdade que eu aprendo com esta pergunta é que assim como não precisamos temer as acusações , também não precisamos temer a condenação.

Uma coisa é o significado de "acusação", outra de "condenação".

Conforme vimos (v. 33), ninguém poderá nos acusar, porque é Deus quem nos justifica.

Mas seria possível alguém nos condenar? É claro que o argumento anterior do Apóstolo Paulo já deixou obstruído, para os acusadores qualquer possibilidade de condenação.

Paulo apresenta-nos a resposta neste mesmo versículo: “É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.

Neste texto vemos quarto razões pelas quais nós não podemos ser condenados:

1ª razão: a morte de Cristo: Cristo sofreu a nossa condenação. A nossa culpa foi transferida para Ele. A nossa dívida foi quitada por ele. Aquele velho homem que, de fato, era digno de toda a condenação, já morreu. E não é possível cobrar qualquer dívida de um morto.

2ª razão: a ressurreição de Cristo: Nós não servimos a um Cristo que esteve vivo e está morto, mas a um Cristo que esteve morto e está vivo!
Nos identificamos a ressurreição de Cristo. A sua ressurreição é a nossa também. Fomos vestidos com as vestes de Justiça de Cristo.

3ª razão: a Posição de Cristo diante do Pai: Estar a direita é ocupar uma posição especial, posição de honra e dignidade. Qual anjo, homem ou qualquer outro ser, encontramos na Escritura, colocado à destra de Deus. É somente Jesus, porque Ele é Deus.

E é por causa da sua posição diante do Pai, que temos a quarta razão pela qual não podemos ser condenados:

4ª razão: a constante intercessão de Cristo por nós: Jesus não apenas intercedeu, mas ele continua posicionado, intercedendo a nosso favor. Por tanto, isso fortalece ainda mais a nossa consciência quanto impossibilidade da nossa condenação.

5ª PERGUNTA:
Quem nos separará do amor de Cristo?  (verso 35)

A verdade que eu aprendo com esta pergunta é que o amor de Cristo por nós é tão grande e forte, que ninguém ou nenhuma circunstância pode nos separar deste amor.

Por outro lado sabemos que o amor humano é inconstante, inconsequente e às vezes interesseiro, mas o amor de Cristo não!

Cristo nos amou de forma incondicional. Ele não muda e nem mudará.

No Versículo 35: Paulo nos ensina que as situações mais extremas da vida não podem nos separar do amor de Deus:
1) “tribulação”
2) “angústia”
3) “perseguição”
4) “fome”
5) “nudez”
6) “perigo”
7) “espada”
No versículo 36 Paulo nos ensina que a situação mais difícil que é a morte também não pode nos separar deste amor!

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

E nos Versículos 38 e 39 ele tenta dar uma dimensão ainda maior a este amor de Deus inseparável quando diz:

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

1) Curso da vida (vida / morte);
2) Hostes espirituais (anjos / principados);
3) Transcurso do tempo (presente / porvir);
4) Expansão do espaço (poderes / altura / profundidade)
5) Extensão de todo o universo (qualquer outra criatura)

Nada poderá nos separar do amor de Deus!!

CONCLUSÃO:

Você tem descansado nestas verdades?

Tem se lembrado, nos momentos mais difíceis de sua vida, que Deus é por você?

Você se alegra em Cristo, sabendo que Deus já te deu Nele tudo o que você necessita para nossa felicidade?

Você tem dado ouvidos às acusações do Diabo?

Você entende e descansa no fato de que você está justificado? Pois não somos salvos por aquilo que fazemos, mas por aquilo que Cristo fez e continuar a fazer por nós. Isto é irreversível.

Você tem descansado na certeza do amor de Deus por ti?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Culto de Ministração da Ceia do Senhor

02/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário