quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O MILAGRE DA TRANSFORMAÇÃO NA FAMÍLIA


João  2:1-11
1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
11 Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Introdução: Hoje eu quero refletir contigo sobre o Milagre de Transformação que Jesus quer operar em nossos lares (ou em nosso casamento).

Por isso eu quero focar a Palavra TRANSFORMAÇÃO. Transformação é uma palavra chave na vida de cada pessoa que se identifica como seguidora de Jesus Cristo.

As igrejas estão cheias de simpatizantes e admiradores dos ensinamentos de Jesus, porém nem todos os que estão na igreja são pessoas de fato TRANSFORMADAS!

Segundo os estudiosos, a palavra TRANSFORMAÇÃO vem do grego, que significa mudar de forma, que tem o mesmo sentido empregado para o termo metamorfose em nossa língua portuguesa.

A TRANSFORMAÇÃO QUE DEUS QUER OPERAR EM NÓS É DIFERENTE DE MUDANÇA!

A mudança é apenas um remanejamento, uma melhorada superficial, enquanto que transformação é mudança de rota, é uma modificação de uma condição para outra.

Deus transforma a trajetória e a vida das pessoas, Ele não é o Deus do “pouquinho melhor”, é o Deus da transformação total, Ele é o Senhor da história e Ele escreve um novo futuro para nossas vidas.

Foi exatamente isto que ocorreu em Caná da Galiléia; onde Jesus realizou o seu primeiro milagre na festa de casamento transformando a água em vindo.

Quando é que o milagre de transformação pode ocorrer no contexto de nossas famílias?

O milagre de transformação ocorre...
1- QUANDO JESUS É CONVIDADO PARA FAZER
PARTE DE SUA FAMÍLIA.
(ves.2) “Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento”.

Perceba que o milagre aconteceu porque Jesus já estava lá. Ele e seus discípulos foram convidados para simplesmente estarem nas bodas.

Ele não recebeu um chamado de última hora só porque os noivos precisavam de um milagre. Ele havia sido chamado para estar junto... E porque estava presente, operou o milagre!

Observem amados que o problema familiar começou bem cedo na vida do casal. Já na festa de casamento!

Certamente eles erram o cálculo da compra do vinho! A certa altura da festa o vinho faltou.

Isso significa que nós como seres humanos erramos muito. Quando você está solteiro os teus erros trazem consequências para você!

Mas quando se é casado ou se tem uma família as consequências de nossos erros tomam uma proporção maior. Elas atingem os nossos filhos e nosso cônjuge.

O Vinho é símbolo da alegria e da abundância das dádivas divinas!

E essa abundância de alegria precisa estar em nossos casamentos e nossas famílias!

Se você quer um casamento abençoado, (ou uma Família abençoada) que sobreviva à falta do vinho (alegria), convide o Senhor Jesus para estar presente.

O milagre de transformação ocorre...
2- QUANDO FAZEMOS TUDO O QUE JESUS NOS MANDAR.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

O texto nos diz que Maria (mãe de Jesus) estava também na festa.

Alguns estudiosos levantam a possibilidade de que um dos nubentes era parente de Maria, devido ao seu procedimento em preocupar-se com a falta de vinho e também ao transmitir ordens aos criados.

Eu creio que ela com certeza ela percebeu algum tumulto e o logo levou o problema a Jesus dizendo: “Eles não têm mais vinho”

No versículo 4 Jesus dá uma resposta à Maria que a principio parecia que estava faltando com o respeito:

“Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”.

- Perceba que Jesus não chama Maria de Mãe, mas sim de Mulher. “Mulher, que tenho eu contigo?”

É interessante que em João 19:26 Jesus se refere também a Maria como mulher: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho”.

Fica bem claro no texto e outros que Jesus não poderia ser tutelado (ou seguir ordens de Maria) desde que Sua missão era divina.

As passagens de João 7:1-10; Marcos 3:33-35 e Lucas 2:49 nos mostram que Cristo não permitia que os familiares interviessem em Suas decisões.

Maria aponta a Jesus como a Solução para os problemas daquele casal.

“Quando você corre atrás da solução, sabe quem você encontra? JESUS”  

Quando você procura culpados por sua situação, sabe o que você encontra? Mais confusão!”

Uma coisa precisa ficar bem clara para nós! JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA OS NOSSOS PROBLEMAS!

(Filipenses 2:9,10)
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

O milagre de transformação ocorre...
3- QUANDO FAZEMOS A NOSSA PARTE NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA.
6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo.

Podemos observar algumas figuras neste texto:

1ª FIGURA- O número 6 – Havia seis talhas. Na Bíblia, este número sempre fala de algo que é humano. É chamado número de homem (Ap.13:18).

Portanto, percebemos que NESTE CASO, o milagre não depende só de Deus, mas há uma participação e um fator humano ligado a este milagre no casamento.

Há uma parte que é nossa: Fazer tudo o que Ele nos mandar. Então, Deus faz o sobrenatural.

Eu profetizo na sua vida: Deus vai fazer o milagre a partir do momento em que você estiver praticando a Palavra dEle!

2ª FIGURA- As talhas - o significado espiritual destas talhas estão apontando para a parte que nos toca no que tange a receber o milagre de Deus. O seis fala do homem, e aqui entendemos nossa participação no milagre.

As talhas eram o recipiente onde seria colocada as águas que se transformariam em vinho.

Normalmente as talhas eram pedras talhadas, cavadas. Estas talhas trabalhadas somos nós!

Isto sugere o quão duro somos no que tange aos relacionamentos e o quanto precisamos ser trabalhados por Deus em nossa forma de ser e agir no matrimônio (ou família).

Quanto mais cavados nos deixamos ser pelo agir de Deus, maior será nosso potencial para receber a água. Uma pedra pouco cavada, comporta pouca água, mas uma pedra bem trabalhada comporta mais da água do Senhor!

- A águaEra a matéria prima necessária para que o milagre pudesse acontecer. Não havia água nas talhas, Jesus foi quem mandou enchê-las. A água simboliza a Palavra! Precisamos nos encher da Palavra de Deus para que experimentemos o milagre de transformação em nossa família. E é esta água que se transformará em vinho (o vinho do Espírito Santo) da Alegria do Senhor em seu lar!

CONCLUSÃO: Finalizando, quero chamar sua atenção para a qualidade do milagre. Jesus deu o que havia de melhor em matéria de vinho, a ponto de o mestre-sala se impressionar e comentar que normalmente se bebe o melhor vinho e, depois de o terem desfrutado, oferece-se o inferior. Assim é com a maioria dos relacionamentos conjugais; bebem o melhor vinho nos primeiros anos, depois a qualidade cai e assim é até que acabe.

Se você reconhece que o vinho acabou (ou está quase acabando) em seu matrimônio, (OU FAMÍLIA) creia na vontade de Deus de TRANSFORMAR SUA CASA. Renove o convite ao Senhor Jesus para estar em seu lar!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
2º Dia da Campanha:
Sua Família Precisa de um Milagre
que só Jesus pode operar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário