segunda-feira, 26 de setembro de 2016

APRENDENDO COM A PRIMAVERA


TEXTOS: “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”. Gênesis 8:22

“Olha e vê que o inverno já se foi; a chuva cessou, é primavera! Surgem as muitas flores pelos campos; chegou o tempo de podar e cantar; e já se ouve o doce arrulhar das pombinhas em nossa terra. A figueira começa a dar seus primeiros figos: as vinhas estão floridas e o perfume das uvas toma conta dos vales”.  Cântico dos Cânticos 2:11-13

INTRODUÇÃO: Todos nós sabemos que Deus ao criar a natureza estabeleceu as 4 estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

E cada uma destas estações do ano tem um objetivo determinado por Deus: Ec 3.1 diz: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu.”

(1) A Primavera é a estação das flores. Na Primavera, as árvores são tão floridas, belas e coloridas! Além do perfume tão especial no ar, há frutos em abundancia. Na primavera os dias são mais longos que a noite.

(2) O Verão é a época do calor. No verão, o verde já não é tão verde assim, em virtude do sol forte, mas ainda há muita beleza e alegria na flora local. Nesta estação há também vários dias de chuva.

(3) O Outono é a época das frutas. O clima e a temperatura desta época do ano são mais propícios para a produção de diversas frutas. O Outono é também uma estação que indica a passagem do verão para o inverno. (É onde presenciamos o amarelar das folhas e posteriormente suas quedas).

(4) O Inverno é a época do frio. As baixas temperaturas é a sua principal característica. Geralmente no período do inverno somos tomados por um instinto de “hibernar”.

Em cada uma destas estações nós poderíamos tirar algumas lições espirituais para a nossa vida. Mas nesta noite eu quero me deter na estação da primavera.

QUAIS AS LIÇÕES ESPIRITUAIS QUE PODEMOS APRENDER COM A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA?


1ª LIÇÃO: DA RENOVAÇÃO

Através da estação da Primavera há uma verdade que precisamos aprender em nossa vida!

A verdade de que toda Renovação real vem de Deus! Esta Renovação significa que Deus é aquele que é capaz de “tornar tudo novo”, Ele é quem nos restaura, nos reforma, que refaz a nossa história e nos revigora!  

Talvez você esteja passando por longo período de inverno em sua vida, onde as noites são mais longas e frias, onde alma se abate e retrai. É por isso que o inverno é a metáfora de um tempo das provações, tempo de lutas.

Eu estava pesquisando sobre este assunto e descobri que quando Jesus falou sobre o fim dos tempos ele citou a estação do inverno!

“Rogai para que isto não aconteça no inverno!” Marcos 13:18

Mas saiba que o inverno não dura para sempre! A Bíblia também afirma que: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”.

Seja na Natureza como também em nossas vidas toda renovação é obra do Espírito de Deus!

Salmo 104:30  “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra”.

Só a renovação que vem do alto, que vem de Deus é que pode fazer diferença em nossas vidas!

O que Deus renova em nós?

1) Ele renova as Suas Misericórdias.

O profeta Jeremias depois de lamentar um longo período de cativeiro e dor ele declara:

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança.” Depois ele mesmo responde:

“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. (Lm 3.22,23)

É por isso que Primavera é sinônimo de esperança, é Deus renovando o que já parecia sem vida. Li tempos ontem, uma frase que dizia:

"Quando Deus criou a esperança, era o inicio da primavera".

2) Ele renova as Nossas Forças.

Isaías 40:30,31 “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

Você reparou como tem dias e épocas de nossas vidas onde nos encontramos muito cansados?

O corpo já não acompanha mais a mente, e o espírito mesmo com muita vontade de servir a Deus, não consegue se levantar.... nos encontramos exaustos....

Não pense que somente você passa por isso! Não pense que você é menos cristão por causa disso... Somos carne!

E realmente este mundo nos deixa muito cansados! Afinal, estamos no mundo, mas não somos do mundo.

No entanto, não podemos nos conformar em ficar abatidos e curvados.

Por isso precisamos buscar o Senhor e esperar pelo seu agir!

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.” Salmo 27:14


2ª LIÇÃO: DO FLORESCIMENTO.

A primavera é o tempo onde vemos as flores voltando a florescer com todo o seu esplendor!

Sabemos que Deus trabalha a natureza através de um processo. Antes de vir os frutos vêm às flores, e antes do florescimento vem à chuva.

A Chuva é tão essencial para o florescimento e frutificação de uma árvore que através do Profeta Zacarias Deus instruiu seu povo a pedir-lhe a chuva da primavera.

"Peça ao Senhor a chuva serôdia (PRIMAVERA), pois, é o Senhor quem faz o relâmpago, quem manda a chuva e lhes dá as plantas do campo".   Zacarias - 10:1

Há um detalhe atual sobre a questão das chuvas que eu gostaria de citar aqui:

No mundo todo, o que vemos hoje são regiões que antes eram florestas que se transformaram em deserto. O deserto do Saara, por exemplo, avança mais e mais a cada dia, engolindo o continente africano.

Porém, com Israel, o que se vê é exatamente o oposto: Regiões que antes eram desérticas, agora estão florescendo e frutificando. Isaías já havia profetizado este milagre no deserto:

Isaías 35:1,2 (N.T.L.H) nos traz uma linda descrição do florescimento no deserto. Diz o Texto: “O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; cheio de flores, o deserto cantará de alegria. Deus o tornará tão belo como os montes Líbanos, tão fértil como o monte Carmelo e o vale de Sarom. Todos verão a glória do SENHOR, verão a grandeza do nosso Deus”.

Desde que os judeus retornaram a Israel em 1948, a quantidade de chuvas na região aumentou em 200%.  

Quando pensamos em um deserto, logo nos vem a mente um lugar desabitado, seco, sem vida, desprovido de qualquer esperança.

Muitas vezes, por motivos que nem sempre conhecemos a nossa alma está assim. Como num deserto nos sentimos secos e sem vida!

Porém quando Deus começa a agir em nós Esse lugar sem vida é transformado e se torna um lugar alegre e cheio de vida e todo o mundo pode ver a sua transformação majestosa e a sua glória, as flores florescerão, as aguas correrão onde havia seca.

O Florescimento que ocorre na primavera nos ensina que as promessas que o Senhor reservou para cada um de nós irão se cumprir no tempo determinado por Deus!

Foi exatamente isto que aconteceu com a Promessa que o Senhor fez a Abraão e Sara.

Gênesis 18:10 “Então disse o Senhor: "Voltarei a você na primavera, (daqui a um ano) e Sara, sua mulher, terá um filho". Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele.

E no versículo 14 também diz: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”. Gênesis 18:14

Se existe alguma coisa que lhe pareça impossível de acontecer em sua vida, saiba que não existe para Deus. Não há nada impossível para Ele. Deus não se limita ao tempo. Para Ele não há “tarde demais”. Ele cumpriu a promessa na vida desse casal.


3ª LIÇÃO: DA FRUTIFICAÇÃO.
Podemos aprender com a estação da primavera que após o florescimento vem a frutificação.

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça”. Salmo 92:12-15

Você percebe como Davi nos compara o justo como uma árvore?

“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”. Salmo 1.3

Sabe o que eu aprendo aqui? Eu aprendo que o homem ou a mulher de Deus não precisa buscar o sucesso na vida, e sim a frutificação!
Se você buscar ser uma pessoa frutífera o sucesso virá como consequência!

É por isso que Jesus nos escolheu para darmos frutos!

“Não fostes vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo. 15:16).  

A palavra "fruto" aparece várias vezes no Novo Testamento, designando sempre algum "resultado". O Fruto é o resultado da ação do Espírito em nós. O Espírito Santo reinando em nós produzirá as virtudes do caráter de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo chama estas virtudes de o "Fruto do Espírito Santo".

Você quer ser uma pessoa frutífera para DEUS? É isso que a estação da primavera me ensina!

Eu creio que quando Jesus falava sobre darmos frutos que permaneça ele não estava se referindo apenas ao seu caráter, mas também a vidas que ganhamos para o Seu Reino!

A bíblia diz que uma alma vale mais que o mundo inteiro!

(IL) Quando o Titanic afundava, certa passageira que estava sentada num dos botes, pediu para ir ao seu quarto apanhar alguns utensílios. E lhe deram 3 minutos. la saiu correndo, desceu as escadas, até chegar ao seu quarto. Abriu um cofre e apanhou todas as suas jóias. Mas de repente, ela pensou melhor, jogou as jóias em cima da cama e apanhou 3 laranjas e correu para o bote. Doze horas antes, pedras preciosas valiam mais que laranjas. Mas diante da morte, valores tornam-se mais claros.

Um pensamento: “Se você quer um fruto para 1 ano, plante trigo. Se você quer um fruto para 10 anos, plante árvores. Se você quer um fruto para toda a vida, cultive pessoas”.

Cultivar pessoas com o Evangelho é a missão mais importante de nossas vidas. Cultivar pessoas tem tudo haver com a frutificação.

Mas há ainda outra coisa que precisamos aprender sobre frutificação.

O "fruto" faz parte da "lei da semeadura e da colheita": "aquilo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

O nosso interior é como um campo onde estamos semeando diariamente.

Aquilo que você semear você irá colher.

"Semeie um pensamento, e você colherá uma ação; semeie uma ação, e você colherá um hábito; semeie um hábito e você colherá um caráter; semeie um caráter e você colherá um destino".
Se você deseja que o Espírito Santo produza o fruto em você, forneça-lhe os meios para a produção: oração, jejum, leitura bíblica, adoração, comunhão...

CONCLUSÃO:

AS LIÇÕES ESPIRITUAIS QUE PODEMOS APRENDER COM A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA SÃO: (1) RENOVAÇÃO (2) FLORESCIMENTO (3) FRUTIFICAÇÃO.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Culto da Primavera – Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário