sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SUA FAMÍLIA PRECISA DE UM MILAGRE?


Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.”  (Marcos 5:22, 23)

INTRODUÇÃO: Estamos iniciando nesta noite uma Campanha de Oração cujo tema é: “SUA FAMÍLIA PRECISA DE UM MILAGRE QUE SÓ JESUS PODE OPERAR”

O que é um milagre? A palavra milagre está ligada à uma concepção de Deus que criou uma ordem natural que só pode ser suspensa (ou alterada) por intervenção dele.

Milagre é um evento sobrenatural, inexplicável, que causa estranheza e admiração. Podemos dizer que a única condição para ocorrer um milagre é a impossibilidade.

Quando Sara tinha 89 anos, pela natureza, nenhuma esperança de engravidar, o Senhor falou com Abraão na presença dela. Ele disse que Sara ficaria grávida e, dentro de um ano, teria um filho. A Bíblia diz que  ela não acreditou e até riu quando ouviu a palavra de Deus. O Senhor então disse a Abraão: “Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?” (Gênesis 18:13-14)

Percebam irmãos, que os maiores milagres sempre ocorrem no contexto da família!  Talvez você hoje também precisa de um Milagre na sua família! 

Muitas pessoas estão sofrendo porque têm uma casa e não uma família.

Família é lugar de afeto, cuidado, amor, comunhão, diálogo, abraço, beijo, sorriso, alegria, calor humano, crescimento, apoio, socorro...

Como se encontra a sua família hoje? Que tipo de crise você e sua família estão enfrentando? Crise conjugal, pessoal, existencial? Crise física, financeira? O que está à beira da morte na sua casa?

Eu creio que toda família precisa de um milagre de Deus e de Sua intervenção para que possa vencer. E o milagre que nossas famílias tanto precisam só Jesus pode operar.

No livro de Marcos, no capítulo 5, relata sobre um pai de família que sentiu a necessidade de um milagre na sua casa.

Jairo era um homem culto, poderoso e com muitos títulos, um profissional inteligente, famoso, admirado e rico.

O que podemos aprender com o milagre que Jesus realizou na família de Jairo?


1) TODA FAMÍLIA ENFRENTA SOFRIMENTO.

Quando olhamos para a família de Jairo, temos a impressão que ele tinha tudo que uma família precisa para ser feliz.

Qualquer um que olhasse para a família de Jairo pensaria que eles eram muito felizes.

Jairo era chefe da sinagoga local; responsável pelo culto; pela preservação da lei; era um homem de grande importância na sociedade; tinha uma posição de destaque e conforto. Mas Jairo não estava feliz.

Havia algo que o incomodava e machucava seu coração. Aquela família enfrentava dias terríveis, de sofrimento, medo e incertezas.

Sua filhinha amada estava enferma e desenganada pelos médicos.

E quando a doença chega, não tem dinheiro, não tem posição social nem riquezas que possam acalmar o coração.

O sofrimento não tem preferências! Ele atinge a todos nós! O sofrimento tornou-se parte da condição humana desde que o pecado entrou na humanidade!

A Bíblia diz em Romanos 8:22 e 23  “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.

2) TODA FAMÍLIA PRECISA DE UM ENCONTRO COM JESUS.

Sem dúvida, a única saída para Jairo era Jesus. Para o milagre acontecer em sua casa era necessário render-se, prostrar-se e humilhar-se aos pés do único capaz de realizar milagre na sua família.

Foi justamente isso que Jairo fez!

Considerando a realidade da época vemos que até Jairo tomar esta decisão, ele teve que lutar muito contra o seu coração para reconhecer que em Jesus havia o poder necessário para mudar a situação que estava vivendo:

Ele teve que abandonar o seu orgulho – Imaginem um chefe da sinagoga, em meio a multidão de pessoas se prostrando e fazendo um pedido pela sua filha, pois segundo Lucas 8.41 – Jairo se prostrou, ou seja, esqueceu quem era, a posição social que possuía, seu dinheiro, e se ajoelhou perante Jesus reconhecendo que existia alguém mais importante que a lei e este alguém era jesus.

Jairo cria que seu encontro com Jesus iria fazer toda a diferença no seu lar. Ele confiou que Jesus era a esperança para a sua urgente necessidade.

Na presença de Jesus não há espaço para vaidades, orgulho, posição social, diploma, cargo.

Na presença de Jesus assumimos o lugar mais alto quando estamos de joelhos, prostrados.

Quando nos encontramos com Jesus, jamais seremos os mesmos. Jesus muda a nossa história, restaura a nossa família, edifica a nossa casa.

3) TODA FAMÍLIA PRECISA TER JESUS COMO CONVIDADO PRINCIPAL.

“Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava." (V.38-40).

É interessante notarmos neste texto que quando Jesus chega àquela casa a filha de Jairo já estava morta.

Jairo naquele momento enfrentou duas barreiras à sua fé:

1ª Seus amigos:. Jairo era muito bem sucedido, bem relacionado com a sociedade, consequentemente tinha muitos amigos.

. Mas naquele início de caminhada seus amigos eram os maiores inimigos de sua fé.
. Eram pessoas sem esperanças... "não há mais nada o que fazer"

. É muito bom ter amigos, mas é tão ruim quando você está em apuros e alguém lhe aconselha assim: "não adianta vocês lutarem por isso. Desistam logo, pra que ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada... conforme-se .... desista. ...chute o balde"

V.40 "E riam se dele"
. Seus amigos eram incrédulos. Riam de Jesus. Zombavam
. Nas horas de alvoroço , nas situações difíceis, muitos são os que gracejam e desdenham de qualquer investimento de fé.

2º Inimigo de Sua Fé era os seus próprios sentimentos. Jairo e sua esposa poderiam simplesmente impedir que Jesus entrasse em sua casa, pois afinal de contas a menina já estava morta. Mas não foi isso que aconteceu!!

Hoje em dia nós temos muitas pessoas necessitadas nas igrejas, que lotam os bancos procurando Jesus e o que ele pode fazer por elas, mas, quando chega a hora de convidar a Jesus para suas casas, não podem, pois não querem abandonar o que fazem ou o que tem, para que o Senhor possa agir em seus lares, motivo pelo qual temos hoje lares destruídos.

(il) A visita a um irmão com problemas de alcoolismo na hora da novela.

Quando Jesus chegou à casa de Jairo, Ele foi recebido! O milagre aconteceu, a alegria voltou, a paz passou a reinar, a morte deu lugar à vida, o luto virou festa, o desespero deu lugar à esperança.

A presença de Jesus na nossa casa gera confiança, certeza, fé, que faz desaparecer toda desesperança.

Na casa em que Jesus é o convidado principal há cura, libertação e vida. Na presença de Jesus há plenitude de alegria. Só ele pode acalmar as tempestades da nossa alma, aquietar nosso coração e trazer-nos esperança no meio do sofrimento.

 4)     TODA FAMÍLIA PRECISA DE UM MILAGRE.
41 Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!
42 Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.
43 Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.

“Menina, eu te mando, levanta-te” (5.41).

- Toda descrença e dúvida foram vencidas pela palavra de poder de Jesus.

- “Talita cumi” era uma expressão em aramaico, que a pequena menina podia entender, pois o aramaico era a sua língua nativa. Assim Jesus estava demonstrando a ela não apenas seu poder, mas também, sua simpatia e seu amor. A menina levantou-se não apenas da morte, mas também da enfermidade.

- Jesus não usou nenhum encantamento nem palavra mágica. Somente com sua palavra de autoridade, sem uma luta ofegante, sem meios nem métodos, Ele se impõe à morte.

- Diante da voz do onipotente Filho de Deus, a morte se curva, dobra seus joelhos e prostra-se, vencida, perante o criador!

- Para Jesus não tem causa perdida. Ele dá vista aos cegos, levanta os paralíticos, purifica os leprosos, liberta os possessos, ressuscita os mortos, quebra as cadeias dos cativos e levanta os que estão caídos. O maior milagre na casa de Jairo não foi a cura física da filha.

CONCLUSÃO: Jesus foi com Jairo à sua casa, demonstrou o seu amor, curou sua filha, transformou sua família. Jesus quer fazer o mesmo com você. Você pode ter também um encontro salvador com Jesus e convidá-lo para ir à sua casa como convidado principal.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

1ª Ministração da Campanha:

“Sua Família precisa de um milagre que só Jesus pode operar”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário