Lucas 9:57-62
9.57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse:
Seguir-te-ei para onde quer que fores.
9.58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus
covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
9.59 A outro disse Jesus: Ele, porém, respondeu:
Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
9.60
Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu,
porém, vai e prega o reino de Deus.
9.61
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de
casa.
9.62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo
posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
INTROD:
O texto fala de três
pessoas diferentes que procuram por Jesus. Estas três pessoas são uma espécie
de candidatos a discípulos de Jesus.
O
1º CANDITATO A DISCÍPULO É O AUTOCONFIANTE- A primeira delas é uma pessoa
apenas entusiasmada com a ideia de seguir a Jesus! Mas ela não tem a mínima
noção de que seguir a Jesus implica em renuncia, em negar a si mesmo..
Ela diz a Jesus: “Seguir-te-ei para onde quer que fores..” Em outras palavras ela diz: “Senhor eu estou feliz por te conhecer e quero ser um discípulo teu e vou te seguir aonde o Senhor for...”
E o Senhor dá uma resposta pra ele dizendo: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Possivelmente aquele rapaz pensou que se ele se tornasse um seguidor de Jesus ele teria muitas vantagens matérias.
Ela diz a Jesus: “Seguir-te-ei para onde quer que fores..” Em outras palavras ela diz: “Senhor eu estou feliz por te conhecer e quero ser um discípulo teu e vou te seguir aonde o Senhor for...”
E o Senhor dá uma resposta pra ele dizendo: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Possivelmente aquele rapaz pensou que se ele se tornasse um seguidor de Jesus ele teria muitas vantagens matérias.
O
2º CANDIDATO A DISCÍPULO É O DESINTERESSADO. Depois Jesus fala de uma segunda pessoa; e
para esta Jesus faz um chamado e diz: “Segue-me”.
E a resposta deste é: "Deixa
que PRIMEIRO eu vá enterrar meu pai".
- A resposta dá uma clara indicação de suas prioridades. Seguir a Jesus era a SEGUNDA coisa em sua vida. Na verdade ele não tinha interesse algum em seguir a Jesus. E quando não estamos interessados em fazer algo, logo arrumamos uma boa desculpa. E foi o que ele fez! E o Senhor então dá uma resposta para nós que em nossa cultura brasileira é difícil de compreender.
“Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus”.
Para quem ligeiramente olha para o texto, vai pensar que o convite de Jesus veio em hora inadequada, inoportuna para aquele homem. Quando olhamos esta situação pensamos que o seu pai tinha acabado de morrer, porém não foi isso o que realmente ocorreu.
Na verdade esse discípulo não queria sair de sua casa. E como desculpa ele queria autorização de Jesus para cuidar de seu pai até que esse morresse.
Cuidar dos familiares mais velhos era algo muito forte na cultura judaica. Havia um costume na cultura judaica de que o filho mais velho não podia sair de casa antes de ter sepultado o próprio Pai.
Na realidade é como se ele tivesse dizendo a Jesus: ”Senhor, eu tenho os meus projetos, as minhas obrigações, e depois se o Senhor me esperar eu posso te seguir”.
Cuidar do pai é dever de todo crente em Jesus, mas nunca devemos usar os nossos problemas familiares como desculpas para não seguirmos o Senhor Jesus.
- A resposta dá uma clara indicação de suas prioridades. Seguir a Jesus era a SEGUNDA coisa em sua vida. Na verdade ele não tinha interesse algum em seguir a Jesus. E quando não estamos interessados em fazer algo, logo arrumamos uma boa desculpa. E foi o que ele fez! E o Senhor então dá uma resposta para nós que em nossa cultura brasileira é difícil de compreender.
“Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus”.
Para quem ligeiramente olha para o texto, vai pensar que o convite de Jesus veio em hora inadequada, inoportuna para aquele homem. Quando olhamos esta situação pensamos que o seu pai tinha acabado de morrer, porém não foi isso o que realmente ocorreu.
Na verdade esse discípulo não queria sair de sua casa. E como desculpa ele queria autorização de Jesus para cuidar de seu pai até que esse morresse.
Cuidar dos familiares mais velhos era algo muito forte na cultura judaica. Havia um costume na cultura judaica de que o filho mais velho não podia sair de casa antes de ter sepultado o próprio Pai.
Na realidade é como se ele tivesse dizendo a Jesus: ”Senhor, eu tenho os meus projetos, as minhas obrigações, e depois se o Senhor me esperar eu posso te seguir”.
Cuidar do pai é dever de todo crente em Jesus, mas nunca devemos usar os nossos problemas familiares como desculpas para não seguirmos o Senhor Jesus.
O
3º CANDIDATO A DISCÍPULO É O DIVIDIDO. Este
candidato é semelhante ao primeiro, já que não é chamado a seguir, mas se
apresenta voluntariamente. Porém, como o segundo, ele tem algo que vem PRIMEIRO
em sua vida: sua família.
Ele
diz a Jesus: “Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”. Em
outras palavras ele disse a Jesus:
“Senhor você não vai nem me esperar tanto quanto o segundo; me dá um tempo só
pra eu despedir do pessoal lá de casa, dar um beijo em meus pais e já volto.”
O seu coração está totalmente dividido entre Deus e sua família!
Muitas vezes a família pode se transformar em tropeço para aquele que quer seguir a Jesus, principalmente quando familiares incrédulos usam de chantagem emocional para impedir que ele tenha uma verdadeira comunhão com Deus;
Muitos cristãos tornaram a família sagrada em si mesma, mas não é o que a Palavra de Deus ensina. Se sua família o ajuda a entender e relacionar-se melhor com Deus, é uma coisa. Se ela se opõe à sua relação com Deus, a conversa é completamente diferente.
Veja o que o Senhor Jesus falou acerca disso:
“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. (Mateus 10.34-37)
Talvez você pergunte: Mas não é Jesus o Príncipe da Paz (Is 9.6) e que veio para nos dar a sua paz ?(Jo 14.27).
Sim ele é o Príncipe da Paz!, Mas a paz que ele veio trazer é a paz interior, ao estado de espírito. No texto acima, quando Cristo diz que não veio trazer paz, o contexto do texto (quase todo o capítulo dez) mostra que Ele estava falando de paz exterior, circunstancial.
O Mestre falava sobre a perseguição que os seus fiéis enfrentariam, o que incluía a possibilidade de serem rejeitados pela sua própria família. Por isso, o Senhor então faz uma afirmação muito forte:
Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
O seu coração está totalmente dividido entre Deus e sua família!
Muitas vezes a família pode se transformar em tropeço para aquele que quer seguir a Jesus, principalmente quando familiares incrédulos usam de chantagem emocional para impedir que ele tenha uma verdadeira comunhão com Deus;
Muitos cristãos tornaram a família sagrada em si mesma, mas não é o que a Palavra de Deus ensina. Se sua família o ajuda a entender e relacionar-se melhor com Deus, é uma coisa. Se ela se opõe à sua relação com Deus, a conversa é completamente diferente.
Veja o que o Senhor Jesus falou acerca disso:
“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. (Mateus 10.34-37)
Talvez você pergunte: Mas não é Jesus o Príncipe da Paz (Is 9.6) e que veio para nos dar a sua paz ?(Jo 14.27).
Sim ele é o Príncipe da Paz!, Mas a paz que ele veio trazer é a paz interior, ao estado de espírito. No texto acima, quando Cristo diz que não veio trazer paz, o contexto do texto (quase todo o capítulo dez) mostra que Ele estava falando de paz exterior, circunstancial.
O Mestre falava sobre a perseguição que os seus fiéis enfrentariam, o que incluía a possibilidade de serem rejeitados pela sua própria família. Por isso, o Senhor então faz uma afirmação muito forte:
Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
A grande verdade que o
Senhor quer nos ensinar nesta noite é que quando nos propomos a segui-lo e nos
tornarmos os seus discípulos, Ele tem que se tornar para nós a pessoa mais
importante que encontramos.
E
a prova de que Jesus realmente é mais importante do que tudo para nós é a nossa
disposição em deixar qualquer coisa por causa por Ele.
Quem
põe a mão no arado, precisa olhar para frente, focar sua meta. Se olhar para
trás não será apto para o Reino de Deus. Se quisermos seguir ao Senhor, a opção
de olhar atrás não deve existir.
É por isso que Jesus diz: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Para todos aqueles que querem seguir a Jesus será necessário abrir mão de certos valores e não mais olhar para trás para aquilo que se perdeu.
É por isso que Jesus diz: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Para todos aqueles que querem seguir a Jesus será necessário abrir mão de certos valores e não mais olhar para trás para aquilo que se perdeu.
Quero destacar nesta
noite três personagens bíblicos que nos ensinam claramente sobre a nossa
decisão de não olhar para trás
1- A MULHER DE LÓ.
“Lembrai-vos da mulher de Ló”. Lucas 17.32
Quando
o Senhor tirou Ló e sua família de Sodoma, advertiu-lhes claramente a que não
olhassem para trás:
“Havendo-os levado
fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem
pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”. Gênesis 19:17
Temos uma figura aqui. Sodoma e Gomorra figuram este
mundo perdido e devasso que há de ser julgado por Deus. Mas o livramento de Ló
e sua família figuram nossa salvação e livramento do juízo e condenação deste
mundo. Mas para não ser julgado com o mundo, não basta apenas sair geograficamente
dele. É preciso que nosso coração também saia de lá!
Ao
ordenar que não olhassem atrás, Deus estava dizendo que seria o fim de tudo
aquilo, e que o coração deles deveria estar totalmente desprendido.
Mas a mulher de Ló
desobedeceu à ordem divina.
“E a mulher de Ló olhou para trás e
converteu-se numa estátua de sal”. Gênesis
19:26
-
Olhando este texto friamente talvez questionemos: Que atitude radical de Deus,
não?? – Só porque ela deu uma olhadinha??
A palavra hebraica
traduzida para olhar é “nabat”.
Também significa “contemplar, mostrar consideração a, prestar atenção”.
- Não
fala de alguém que olhou por curiosidade para ver o tamanho do estrago
produzido pelo juízo divino
- Fala
de alguém que tinha seu coração preso ao que deixou, mostrando com isso
consideração pelas coisas que havia abandonado.
- A
mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitos crentes de nossos dias, e
por isso deve ser lembrada.
Há
muita gente que não consegue se desprender das coisas das quais Deus os
libertou. Aquilo que um dia te prendeu, potencialmente ainda é um perigo. Por
isso Paulo advertiu aos Galátas dizendo:
“Para a liberdade foi
que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de
novo, a jugo de escravidão”.
Gálatas 5:1
Precisamos entender
que o fascínio do mundo e os pecados que nos acorrentaram um dia, ainda são um
perigo para nós depois da conversão.
Se
não quebrarmos os vínculos com o passado, podemos nos ver presos de novo. Assim
como a mulher de Ló foi roubada de sua vida tornando-se uma estátua de sal,
podemos também perder a vida de Deus em nós pelo fato de olhar para trás.
2- OS HEBREUS NO
DESERTO.
Números
11.5,6 “Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos,
dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém,
seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná”.
Os
hebreus, no deserto, tinham saudades do Egito.
Eles
tinham a ilusão de que o que eles tinham no Egito era de graça. Mas, não era de
graça.
- Pagavam
caro pelas cebolas e alhos: Eles tomavam chicotadas nas costas. Mas
seu coração estava no Egito, então romantizavam o passado esquecendo-se de
como fora ruim.
Há
cristãos com saudades do mundo. Queixa-se das provações que enfrentam na vida, esquecido que antes era
pior. Ou se não era, o destino seria
pior. Escravo não tem futuro.
Da
mesma forma existem aqueles que olham para trás e sentem saudades daquilo que
viveram no passado, das aventuras, das experiências.
Tem muito crente assim
na Igreja. Gente
que sente saudades da bebida, das drogas, do sexo ilícito, das festas e de toda
sujeira mundana e do pecado do qual foram libertos por Jesus.
(il) O testemunho de um irmão que pleiteava ser um missionário de
determinada igreja que a certa altura de seu testemunho soltou a frase: “Ai
que tempo bom...”
Não almeje voltar ao
Egito, terra de escravidão.
O saudosismo ao seu passado, aos desejos carnais... anule isso! Não olhe para o
mundo, ansiando pelo o que ele tem.
Não podemos confundir
conversão com convencimento.
Há muita gente convencida na igreja e não convertida. A verdadeira conversão é
uma mudança radical.
Olhar atrás significa
ter saudades do que deixamos,
e Deus não admite isto.
3- O APÓSTOLO PAULO
Quando
olhamos para a vida do apóstolo Paulo, na sua carta aos Filipenses, capítulo 3,
percebemos que quando ele reconheceu a Jesus com o Senhor de sua vida ele tomou
uma decisão de não olhar mais para trás.
Fp 3.7,8
“Mas o que, para mim, era lucro,
isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como
perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;
por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar
a Cristo.”
-
Tudo o que ele considerava lucro (importante e valioso) em sua vida e
considerou perda e mais que isso; ele considerou o que perdeu como refugo (lixo
ou esterco) para ganhar a Cristo.
- Então eu me
perguntei. O que Paulo deixou em seu passado que chegou
até considerar um lixo? – Seria o pecado? – Os prazeres da carne? – O apego às
coisas do mundo?
A resposta é
surpreendente amados! Não foi nada disso! Se você ler os textos anteriores a
este versículo, você entenderá que Paulo abriu mão de sua religiosidade, tradição,
credenciais e títulos que ele havia conquistado por seu esforço próprio.
(Filipenses
3:4-7)
3.4 Bem que eu poderia confiar também na carne.
Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:
3.5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de
Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,
3.6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja;
quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
3.7 Mas o que, para mim, era lucro, isto
considerei perda por causa de Cristo.
Tudo o que um dia foi
muito importante, agora, de nada mais vale diante da grandeza de Cristo e do
privilégio de conhecê-lo. Tudo se torna insignificante para Paulo. APENAS
CRISTO IMPORTA.
Conclusão:
Marcos
10:24-30
10.24 Os discípulos estranharam estas palavras;
mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam
nas riquezas] entrar no reino de Deus!
10.25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de
uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
10.26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo
entre si: Então, quem pode ser salvo?
10.27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse:
Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é
possível.
10.28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. (Será
que só perdemos em deixar tudo para seguir ao Senhor?)
10.29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que
ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou
filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
10.30 que não receba, já no presente, o cêntuplo
de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo
por vir, a vida eterna.
Pr.
Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em
Catalão-GO
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