quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O MILAGRE DE CURA PARA A SUA FAMÍLIA


TEXTO: 2 Reis 5:1-19

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler, nos fala de um fascinante milagre de cura que ocorreu com Naamã, um comandante do exército da Síria.

Mas talvez você me pergunte: O que tem haver a cura deste comandante com a Cura da família?

Resposta: Tem tudo haver, pois certamente a lepra que Naamã tinha, poderia destruir a sua vida e também definitivamente a relação com sua família.

A- A DOENÇA DE NAAMÃ
É importante que saibamos que a lepra era uma doença viral e sem cura naqueles dias.

Com o avanço da lepra em Naamã, seria necessário que ele viesse a se separar da família, até por que isto era lei em quase todas as nações.

Em Israel, por exemplo, os leprosos viviam fora da cidade; eles eram privados do convívio social.

Certamente Naamã estava vivendo um dilema dentro do seu lar.

Imagino eu que a sua intimidade com sua esposa já estava afetada; e se ele tivesse um(a) filho(a) não poderia mais abraçá-lo.

Agora era apenas uma questão de tempo! E Naamã teria de deixar o seu lar!

B- A VIDA DUPLA DE NAAMÃ

Outro detalhe que eu quero levantar aqui é que Naamã por conta de sua enfermidade estava vivendo uma vida dupla.

Quem era Naamã?  Ele era um comandante vencedor, rico e respeitado. Porém diz a Bíblia ele era leproso. Quem o via pelas ruas não imaginavam que ele era leproso.

Creio que para esconder a sua lepra Naamã passou a viver de aparências.

Porém os que conviviam de perto com ele conheciam a sua situação!

Inclusive aquela menina hebreia que era escrava em sua casa.  E apesar de estar longe de sua casa aquela menina cumpre um papel missionário e diz à esposa de Naamã no versículo 3 “Se o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

Naamã depois de saber da possibilidade de sua cura, parte para Samaria onde estava o profeta Eliseu.

E na busca de sua cura podemos aprender algumas lições para que nós e nossa casa encontremos também a cura do Senhor!

1ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS IR À PESSOA CERTA.

A Bíblia diz que Naamã foi até Samaria, autorizado pelo seu rei e com uma carta nas mãos, procurou o rei de Israel.

Ao se apresentar ao rei, Naamã disse mais ou menos assim: “Senhor rei de Israel, eu sou ministro de segurança do meu pais, eu venho com carta de apresentação do meu rei a essa nação para receber uma unção de cura divina”.

Sabe o que aconteceu?

O rei rasgou a suas vestes diante de Naamã e disse: “Acaso sou eu Deus para cura-lo da sua lepra”. “Vejo que busca ocasião para me desafiar”

As relações diplomáticas estavam ruins.
                                                               
Naamã ficou então decepcionado na porta do rei.

Sabe por que ele foi decepcionado na porta do rei?

Porque a menina havia lhe dito para procurar o profeta e não o rei.

8 “Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel”.

Escute: A nossa cura (ou vitória) não esta no palácio do rei – Ela está na casa do profeta! E Jesus Cristo é este profeta messias poderoso. “Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo” (Lc 24.19).

Bater no palácio do rei = esperar dos homens

Bater na casa do profeta = esperar do Senhor!!!!

Salmo 146:3-8

3 Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,
6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade.
7 Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR liberta os encarcerados.
8 O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos.
.
A nossa vitória esta na casa do profeta Jesus Cristo!


2ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS APRENDER QUE É DEUS QUEM DETERMINA A FORMA DE COMOS SEREMOS CURADOS.

9  “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu”.
10 “Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo”.

Em sua busca pelo milagre de cura Naamã cometeu um erro que muitas pessoas também cometem:

O erro de achar que Deus tem que te curar do jeito que você quer; do jeito que você idealizou!

11 “Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso”.

Ele estava tentando enquadrar a Deus na sua caixinha de fé!

Deus o Senhor vai ter que fazer assim . . . Se o Senhor não fizer assim, eu vou . . .

Romanos 9:20  “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?”

3ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS NOS HUMILHAR
DIANTE DO SENHOR.

12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
13 Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.

Sabe o que eu aprendo com a cura de Naamã?

Naamã não precisava ser curado somente da lepra, pois ele tinha uma ferida muito maior e muito mais difícil de ser curada: o orgulho.

Em toda esta história vemos Deus quebrando o orgulho de Naamã:

Quando ele não é atendido pessoalmente com honra pelo profeta: Naamã foi ao encontro de Eliseu e, quando chegou à porta da casa do profeta, sequer foi atendido por ele. Eliseu mandou um mensageiro falar com ele.

Naamã ficou inconformado, pois como aquele "profetazinho" se atrevia a não atendê-lo pessoalmente? Como ele não quis atender O CAPITÃO DO EXÉRCITO DA SÍRIA? Isso era inadmissível para Naamã.

2º Quando ele recebe a ordem de mergulhar 7 vezes no Jordão:
Naamã passa também a comparar o rio barrento do Jordão com os rios límpidos de Damasco e Farfar.

O que Naamã não contava é que Deus queria lhe dar algo mais!

Do contrário, por que Deus lhe pediu para dar sete mergulhos? Por que exatamente o rio Jordão?

Sete é um número profético ligado à restauração.

Se estivermos dispostos a sermos “curados” devemos estar prontos primeiro a sermos tratados por Deus.

E neste tratamento o mais difícil devia acontecer: EXPOR A SUA LEPRA (nudez) diante de todos da sua comitiva e depois mergulhar por 7 vezes no Jordão.

Cada um daqueles mergulhos tinha como propósito curá-lo de seu orgulho!

Se Naamã tivesse dado ouvido ao seu orgulho não teria sido curado.

Que benção foi para ele foi ouvir os conselhos de seus oficiais: “Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.” (2 Reis 5: 13)

A cura não estava nas águas do Jordão ou quantidade de mergulhos , mas na humildade que o levou a obediência  “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.” (2 Reis 5: 14)

O orgulho retarda as bênçãos. Não foi somente da lepra que Naamã foi curado. Os 7 mergulhos limparam  seu coração de seu orgulho, arrogância e vaidade.  Ao mergulhar ele testemunhou aos seus oficiais a sua submissão à vontade divina.

CONCLUSÃO:

1- A Cura de Naamã foi física. 14  “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo”

 2- A Cura de Naamã foi na alma- Os sentimentos de orgulho e soberba desapareceram naquele dia.

3- A Cura de Naamã foi no seu espírito: Ele era devoto de um deus chamado Rimon. Ele reconhece que em toda a terra não há Deus, senão em Israel.

15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.

Em Lucas 4::27 entendemos que na época que vivia ele foi o único leproso curado. “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Ministração- Campanha: 
Sua Família Precisa de um Milagre 
que Só Jesus pode Realizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário