quarta-feira, 21 de junho de 2017

A TERAPIA DA PALAVRA PARA A AMARGURA


TEXTOS:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” Hebreus 12:14,15

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.” Colossenses 3:13

Introdução: Quando recebemos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a fazer parte do Reino de Deus e nesse Reino, há princípios básicos que renovam a nossa vida. Semana passada, aprendemos que temos que ter uma autoimagem equilibrada e boa para termos uma vida em abundância.

Hoje eu quero conversar contigo sobre a Terapia da Palavra para a amargura. 

Podemos dizer com certeza que a amargura é um dos sentimentos e pecados mais comuns seja na família, na sociedade e também na igreja.

A amargura conforme o texto aos Hebreus tem uma singularidade. Ela é como uma raiz que não fica exposta aos olhos humanos, pois ela é interna.

A amargura é aquele sentimento escondido de raiva, de indignação, tristeza e desejo de vingança. Quando nos deparamos com pessoas críticas, maliciosas, pessimistas e duras, estamos apenas enxergando a árvore, a raiz disso tudo pode ter a origem na amargura.     

Embora ela seja comum ela traz consequências terríveis para nós:

a- ELA CAUSA SEPARAÇÃO: atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus..”  

- Ela nos separa da Graça de Deus! Qual a relação entre separar-se da graça e entrar no ressentimento?

R: Na verdade, é bem simples. Toda pessoa ressentida é cheia de justiça própria. Ela se julga merecedora de coisas boas e, quando alguém erra com ela, pensa que tem o direito de cobrar justiça própria.

Mas aprendemos pela Palavra de Deus que somente pode desfrutar da graça aquele que reconhece que não tem merecimento algum.

Hebreus 4:15,16

“Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum. Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade”.

Pense comigo!! Qual a condição para nos achegarmos ao trono da graça?

Simplesmente não merecer nada de Deus. Não possuir nenhuma justiça própria. Se você se acha merecedor, então esse trono não é para você. O problema é que somente a partir do trono da graça podemos receber misericórdia. Se alguém não vier a esse trono, para onde ele irá?

Uma vez que fomos tão generosamente perdoados, devemos estar prontos para perdoar os outros também. Assim, se estamos na graça, não há lugar em nós para amargura.

- A amargura separa as pessoas que deveriam viver bem em unidade. Até mesmo grandes amigos, pais e filhos, Esposa e Marido, e irmãos em Cristo.

Provérbios 18:19 “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo”.

A ofensa é capaz de colocar um irmão numa atitude de resistência permanente. O seu coração, se fecha e se tranca. Satanás sabe que mágoas guardadas no coração em decorrência das ofensas sofridas acabam se constituindo em verdadeiras muralhas de resistência, que se consolidam ainda mais com o passar do tempo.

b- ELA TRAZ PERTURBAÇÃO: “..nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe..”
Depois de ficar guardada por muito tempo, armazenada, a amargura brota trazendo perturbação emocional e espiritual. Essa perturbação em alguns casos pode se transformar em uma opressão maligna que é capaz de roubar a nossa alegria, a paz e também o nosso sono. Quando não perdoamos, Satanás de alguma forma alcança vantagem sobre nós.

2 Cor 2.10,11 “A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.

c- ELA É CONTAGIOSA porque o amargurado vive buscando aliados para a sua amargura, e quem se nega a ser esse aliado, torna-se automaticamente seu inimigo. Toda pessoa amargurada gosta de compartilhar com os outros as razões do seu ressentimento. A amargura simplesmente destrói os relacionamentos.

Os hebreus chamavam de “amarga” toda planta venenosa; quanto mais amarga, maior a sua dose de veneno. A metáfora utilizada evidencia esse grande poder de contaminação. A planta amarga e venenosa espalha suas raízes por toda parte e logo surgem plantinhas secundárias. (Por isso que o autor de Hebreus diz que muitos por ela são contaminados)

d- ELA É FATAL porque cega a pessoa e a torna em um assassino.

1 João 2:11 “Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

1 João 3:15 “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si”.

Diante do que foi exposto, se quisermos ter saúde precisamos colocar em prática a Terapia da Palavra para vencermos a amargura.

Qual é a terapia da Palavra de Deus para a amargura?

1- EXAMINE O SEU CORAÇÃO.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.23,24.)

Nas palavras de um grande pregador: “Não há dúvida alguma! Se há amargura, o problema está em você”. Ou você errou em palavra, pensamento ou ação – ou errou em sua reação à pessoa que o ofendeu.

Você já pediu a Deus para sondá-lo e purificá-lo do pecado de amargura?

Na maioria das vezes achamos que uma amargura é justificável, mas é preciso reconhecer que a amargura é um pecado contra Deus.


2- CONFESSE AO SENHOR.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.9.)

Se o médico lhe dissesse que uma verruga de aparência benigna em seu braço É um melanoma – a forma mais maligna de câncer de pele –, capaz de espalhar-se para seu fígado, pulmões ou cérebro, o que você diria?

“Ah, deixe ficar e crescer mais um pouco?” Ou você pediria que a removesse imediatamente?

E por que você permite que uma raiz de amargura permaneça em sua alma?

3- CONFRONTE O OFENSOR.
“Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mt 18.15.)

Depois de examinar a SI MESMO e depois de confessar SEU pecado, então – e somente então – é que você pode confrontar com compaixão, no espírito de Cristo, aquele ou aqueles que o ofenderam.

Converse com ele (ou eles) em particular. “vai argui-lo entre ti e ele só.”

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt 5. 23-24).

Em outras palavras... Deus está dizendo:

“Não aceito o culto de um coração magoado- Trate logo a ferida - Não espalhe o veneno da amargura - Vá à pessoa que te magoou”.

Você como se origina a ofensa? Ele pode ter duas causas:
(1) voluntária: quando premeditada e consciente;
(2) involuntária: quando ocorre inconscientemente;

Muitos cristãos nunca perceberam que ofenderam alguém com palavras ou ações.

Você já feriu alguém sem perceber o que fez? Eu já.

Portanto, converse com quem o ofendeu, ou que você sabe que está ofendido com você! É assim que Jesus agiria, e é isso que ele espera de nós!


4- FIQUE EM PAZ!
“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” (Rm 12.18.)

Observe que Mateus 18.15 diz: “Se ele te ouvir…” Há a possibilidade do ofensor não te ouvir.

Diante deste confronte de amor, pode acontecer que algumas pessoas não se arrependam do que fizeram a você.

Se não agiram corretamente, e você fez tudo o que deveria ter feito então, você pode ficar em paz.

Não se aflija; agora é problema do ofensor. O importante é você não agir por conta própria, entregue a sua causa ao Senhor e lembre-se: “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Tiago 1:20


5- DISPONHA-SE A PERDOAR.
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.” Colossenses 3:13

O perdão é um dos princípios mais importantes do Reino de Deus. “Jesus o ensinou em sua oração dominical: ”...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Mateus 6.12.

Nosso bem espiritual e emocional depende da disposição de perdoarmos aqueles que nos magoaram. Na realidade, o perdão é a única dádiva que o Senhor nos oferece, que não podemos receber a não ser que o ofereçamos.

O que significa perdoar?

5.1- Perdoar significa parar de culpar alguém por alguma ofensa; é cancelar ou anular alguma dívida. Biblicamente falando o perdão traz as seguintes ideias: cobrir, levar para longe, usar da graça com alguém, cancelar, remir. "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" Sl 103:12

5.2- Perdoar é um ato de obediência; é mandamento e não sentimento.

“Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”. Mateus 18.35

5.3- Perdoar é dar ao ofensor aquilo que ele precisa e não o que ele merece.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rm 5:8

5.4- Perdoar é assumir o compromisso de não mais levantar o assunto depois que foi acertado. É preciso virar a página e começar a escrever uma nova história.

“...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão.” Fp.3:13.

Quando perdoamos verdadeiramente somos libertos da dor e das feridas da experiência; podemos até nos lembrar da situação, mas não a utilizamos mais contra a pessoa; é como a cicatriz na pele: é visível, mas não dói.

CONCLUSÃO: Não sei se você pensa igual a mim, mas não vejo o ato de perdoar como uma tarefa fácil.

Pensamos até em nos livrar da mágoa, e, mais do que depressa, reverter a situação que parece nos sufocar. Mas colocar em prática é outra questão, que exige uma disposição do nosso coração, que nem sempre está tão disposto assim.

Por isso precisamos do Espírito Santo que nos capacita a colocarmos em prática este princípio terapêutico. Peça a Ele que o ajude e comece orando pelo seu ofensor.

O perdão é a compreensão de que o sofrimento pode fazer parte da nossa vida, mas não precisa durar para sempre. Só porque alguém o fez sofrer não significa que tem que sofrer indefinidamente.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catação

4ª Ministração: Série- Curados pela Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário