quinta-feira, 8 de junho de 2017

AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ALMA RESTAURADA


Salmo 19
1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 
2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 
3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;
4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,
5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. 
6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. 
7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 
9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 
10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 
11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. 
12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. 
13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. 
14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Introdução: Neste salmo o Espírito Santo nos ensina a amar a Palavra de Deus, nos mostrando o quanto ela é poderosa em trazer bênçãos para nossa vida: ela restaura nossa alma, nos dá sabedoria, alegra nosso coração, ilumina os nossos olhos, isto é, nos dá discernimento, compreensão.

A Palavra de Deus é mencionada de diversas formas, e cada uma delas revela um dos seus aspectos: (versículos 7,8)

É a lei do Senhor: “A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” - literalmente, “instrução”, a orientação de Deus, sobre como devemos viver.

Ela é “o testemunho do Senhor”: “o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices”.  O testemunho do Senhor nos fala quem é Deus, o seu caráter, as suas obras.

Ela é chamada também de “os preceitos do Senhor”: “Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração.” A palavra "preceitos" é semelhante em significado a estatutos e mandamentos; instruções dadas para orientar o comportamento. Os preceitos de Deus devem ser "cumpridos à risca" (119:4).

Ela é chamada de: “o mandamento do Senhor”. “o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos”.  Os mandamentos não foram dados para nos reprimir, mas para nos dar discernimento daquilo que é o melhor para nós.

Ela é também, “O Temor do Senhor”.O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre”.  Ela nos ensina amar e respeitar a Deus.

Ela é chamada também de “Juízos do Senhor”. “os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos”.  Juízos são pronunciamentos judiciais, que advertem contra determinadas linhas de conduta.  A palavra de Deus sublinha suas decisões e punições contra aqueles que insistem em desobedecer a Sua Palavra.

A lei do Senhor, além de ser perfeita, restaura a nossa alma: restaura nossa alma porque nos conduz à fé em Jesus Cristo, nos dá novas esperanças, nova razão de viver, nos ensina a enxergar as coisas do ponto de vista de Deus, aquele cujos pensamentos são melhores, cujo entendimento é perfeito; a palavra do Senhor nos ensina a amar a Deus.

O TERMO ALMA, refere-se a sede de todas nossas emoções e pensamentos. É o nosso “Eu”. É onde guardamos tudo aquilo que aprendemos (na mente) e os sentimentos que nos afetam (para o bem e para o mal).

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1ª Ts 5:23

Se está escrito que a lei do Senhor restaura nossa alma, isto quer dizer que, sem a Palavra de Deus, a nossa alma está precisando de restauração. Sem a Palavra de Deus, nossa psique está enferma. Há feridas interiores carentes de serem pensadas. O óleo curador do Espírito precisa ser derramado, mas Ele o faz por meio da Palavra!

Ora, todos os seres humanos, em maior ou menor medida, têm suas feridas interiores: seus sentimentos de inferioridade, complexos, culpas pelos pecados cometidos, sentimentos de ansiedade, de depressão, de rejeição, até de solidão, de auto aceitação e de abandono.

Mas há remédio para a alma enferma: a lei do Senhor restaura a alma!

A Palavra de Deus é o meio através do qual ele penetra em nosso coração para nos curar.

E quando a Palavra de Deus começa a penetrar, é como um tratamento que se inicia, de sorte que a cada dia nossa alma vai se tornando mais robusta, vigorosa, resistente. Ela se torna feliz, satisfeita, capaz de enfrentar as reveses da vida.

EU GOSTARIA DE MENCIONAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE ALMAS RESTAURADAS PELA PALAVRA DE DEUS

1- ALMA RESTAURADA É AQUELA QUE APRENDEU LIDAR COM AS FRUSTRAÇÕES QUE A VIDA OFERECE.

Porque, o que é frustração? É desapontamento, é decepção causada pela privação de um desejo ou de uma necessidade. É quando desejamos ou necessitamos algo que não acontece. É quando nossas expectativas não são alcançadas.

Ora, neste sentido, todos nós somos pessoas sujeitas constantemente às frustrações: às vezes a frustração do desemprego; às vezes a frustração de uma enfermidade; às vezes a frustração de um relacionamento mal resolvido; e muitas outras coisas.

E quando nossa alma não está curada, a nossa reação também é insana – é a murmuração, é a amargura, é o ressentimento, é a depressão.

Amados, Deus não quer isso para nossa vida. Jesus morreu na cruz, Jesus foi ferido em nosso lugar para que nossas almas sejam sadias, fortes. Ele morreu por nós, não para que vivamos cheios de dores na alma, de problemas não resolvidos. Ele se entregou por nós para que tenhamos vida em abundância.[3]

Quero citar um exemplo da alma sadia neste sentido
(Fp 1:15-18)

15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 17 aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.  18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

Quando Paulo escreveu estas coisas, os irmãos sabem, ele estava preso, acusado do “crime de pregar o evangelho”.

E isto motivou muitas pessoas de boa índole a ter coragem para pregar também. Mas nem todos o fizeram de boa mente.

Havia aqueles que, movidos de inveja e partidarismo, o faziam para de alguma deixar o apóstolo atribulado, pois poderia parecer que Paulo fracassava, enquanto eles prevaleciam no ministério.

Mas Paulo não se deixou manipular por estas pessoas. A opinião dos outros a seu respeito não o afetou!

Ao contrário, viu nisto mais uma maneira de o seu grande desejo se cumprir: o nome de Jesus estava sendo pregado, e assim, honrado. E isto é o que lhe importava. Isto é ter uma alma sadia: enxergar as reveses, do ponto de vista de Deus.

Fp 4:11-13

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.

Alma satisfeita. Mesmo na prisão, mesmo passando por privações, desconforto e necessidades, uma alma satisfeita, em toda e qualquer situação, que não se sentia derrotada.

2. ALMA RESTAURADA É AQUELA QUE APRENDEU A LIDAR COM A DOR DA REJEIÇÃO.
Muitas pessoas sofrem porque são rejeitadas ou porque pensam que não tem nenhum valor para Deus. Mas a Bíblia diz exatamente o oposto

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Deus te ama e por isso não há motivos para você pensar que não tem valor. Jesus morreu pelos seus pecados para que você não precisasse sofrer a condenação de Deus. Se você aceitar este presente da salvação, você receberá uma nova vida.

Mas, para você andar nos caminhos de Deus, você deverá abandonar todo sentimento de rejeição e acreditar que Ele te aceita como você é.

Se você olhar para a vida de Jesus, você verá que Ele foi muito rejeitado pelas pessoas. No livro de Isaías 53:3 diz: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer, e  como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso".

Jesus foi rejeitado para que pudéssemos ser aceitos por Deus, e o que nos faz ser aceitos hoje é exatamente o fato dEle ter assumido o nosso lugar - a nossa rejeição. A Bíblia mostra que mesmo depois que Ele realizava os milagres, as pessoas O rejeitavam. Veja o que diziam:

"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele" (Marcos 6:3).

Você já foi zombado por alguém? Já riram ou duvidaram de você? Muitas vezes as pessoas não suportam passar por essas situações ruins, mas Jesus não era assim. Ele foi rejeitado até mesmo pelas pessoas que o conheciam, porém, não se deixou abater.

Às vezes, a rejeição faz com que as pessoas sofram uma dor tão grande na alma, que acabam desistindo dos seus sonhos. Principalmente quando vem de pessoas tão próximas a nós. Jesus também enfrentou esse dilema:

“Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si”. Mc 3:20-21
No começo do seu ministério, aos trinta anos, nem mesmo a família de Jesus cria nele como o Messias (o Enviado de Deus).

Diga o que o salmista disse: "Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá" (Salmos 27.10).

3. UMA ALMA RESTAURADA É AQUELA QUE APRENDEU A LIDAR COM A COMPETIÇÃO E A COMPARAÇÃO. 

Vivemos numa sociedade altamente competitiva, na qual as pessoas são estimuladas constantemente a se comparar com as outras, e incentivadas a se colocarem acima das outras.

A competição pode ser uma forma válida de interação no mundo, mas não dentro da igreja ou na família.

Podemos ler em João 4.1-3, que o Senhor Jesus fugiu da competição e não permitiu que os fariseus o comparassem com João Batista.

1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João
2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos),
3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

Os fariseus adoravam a competição, então começaram discutir para saber quem fazia mais discípulos, quem batizava mais, a quem o povo queria seguir; João Batista ou Jesus?

Quando o Senhor percebeu aquele espírito de competição ele se retirou e foi pregar na Galiléia.

João Batista também não aceitou nenhum espírito de competição.

Veja João 3:26-30

26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro.
27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim.
30 Convém que ele cresça e que eu diminua.

Em João 3.27, ele disse: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.”

- Tudo que você tem foi Deus que lhe deu. Tudo que o irmão tem foi Deus que deu para ele. Mas ainda assim há irmãos que pensam que aquilo que possuem procede deles mesmos e por isso vivem se comparando com outros e competindo com eles.

Onde existe competição, existe o ego; e onde o ego se levanta, o diabo tem espaço para atuar.

Saul é um exemplo de alguém que se deixou levar pelo espírito de competição e o resultado é que um espírito maligno entrou nele, conforme o relato de (I Samuel 18.7-10).

“As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos. No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa”. I Sm. 18:7-10

Toda competição gera inveja, pois estou sempre invejando o outro que tem algo que e eu não tenho, que consegue realizar algo que eu não consigo. A inveja produz todo tipo de pecado.

O diabo estimula a inveja, o Espírito Santo estimula a admiração e o respeito.

A admiração e a inveja estão muito perto uma da outra, mas estão separadas por um mundo de diferença. Na admiração eu fico motivado e contente pelo sucesso do outro, mas na inveja o sucesso do outro me irrita, ao ponto de não conseguimos nem ouvir falar daquele assunto, pois não é admiração, é apenas inveja.

Mas a alma que está bem com Deus, não sente necessidade de estar acima dos outros, não sente necessidade de competir – sua satisfação é a de estar no lugar onde Deus quer!


CONCLUSÃO: As Frustrações da vida, as rejeições que sofremos, as competições e comparações que enfrentamos não devem e não podem ferir a nossa alma se aprendermos lidar com estas questões pela Palavra de Deus nos submetendo ao Espírito Santo a cada dia de nossas vidas! 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão
Série: 2ª Ministração: Curados pela Palavra 


Nenhum comentário:

Postar um comentário