quinta-feira, 15 de junho de 2017

A TERAPIA DA PALAVRA PARA A NOSSA AUTOIMAGEM.


“Os bens do rico lhe são cidade forte e, segundo imagina, uma alta muralha.” Provérbios 18:11

 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”. Provérbios 23:7

“Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.  12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.” 2 Reis 5:11-12

“Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.  32  E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.  33  Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. ” Números 13:31-33

INTRODUÇÃO: Nestes dias temos aprendido através destas ministrações que muitas enfermidades que temos em nosso corpo, podem ter como causas as feridas da alma. Hoje a ministração será sobre a Terapia da Palavra para a nossa autoimagem.

Antes de falarmos sobre estes textos é importante que saibamos que Deus criou os seres humanos parecidos com Ele... Isso não é dito de nenhum outro animal, de nenhum outro ser vivo.

É dito apenas e tão somente do homem e da mulher: Deus os criou à sua imagem e semelhança.

Mas afinal, em que somos semelhantes a Deus?

Resposta: O que nos faz diferentes dos animais e nos torna imagem de Deus é a capacidade de ter comunhão com Ele.

Só os seres humanos podem se relacionar com Deus face a face, de maneira íntima e pessoal.

João Wesley (fundador do metodismo) detectou três aspectos de imagem dos seres humanos com seu Criador:

         a) A IMAGEM MORAL - ao ser criado, o ser humano possuía a santidade, a pureza e o amor de Deus. Sua verdadeira natureza é ser santo, misericordioso, puro, livre, incorruptível e eterno.

         b) A IMAGEM NATURAL - isto significa que Deus criou o ser humano com perfeita liberdade de escolha não só em pequenas questões da vida, mas também naquelas que determinam seu destino. No estado de inocência ele poderia escolher obedecer a Deus ou não, sem qualquer interferência sobre sua capacidade de escolha (Gn 2:15-17).

         c) A IMAGEM POLÍTICA - Deus delega poderes aos seres humanos quando ordena o domínio sobre os habitantes do mar, dos céus e da terra (Gn 1:28) e a incumbência de dar nomes às outras criaturas (Gn 2:19-20; Sl 8:6-7).

Contudo, sabemos que o ser humano, usando a liberdade dada por Deus, escolheu DESOBEDECÊ-LO, ou seja, pecou. Este pecado acarretou terríveis consequências para toda a criação:

Com o pecado, a imagem de Deus no homem foi totalmente danificada.

         a- Na imagem moral o ser humano perde a sua pureza, santidade e amor. O seu coração torna-se totalmente corrompido.

         b- Na imagem natural ele perde a capacidade de escolher entre o Bem e a Vida, por si mesmo. (Rm 7:14b-15).

         c- Na imagem política, ele não consegue exercer pleno domínio sobre a natureza, porque ela torna-se hostil e em várias situações incontroláveis; como no caso, os terremotos, secas, enchentes...(Rm 8:22,23).

A NOSSA AUTOIMAGEM TAMBÉM FOI AFETADA PELO PECADO!

Através de Gênesis 3:8-10 aprendemos que com a entrada do pecado em seus corações eles se escondem de Deus por medo. Este medo desequilibra, limita e impede o homem de conquistar seus sonhos e ideais, esse medo traz frustrações, infelicidade e derrota; O homem que vive se escondendo de Deus, sofre com seus medos.

Para entendermos melhor sobre este assunto precisamos saber o que é autoimagem?

R: Autoimagem é o que eu penso e o que eu sinto a meu respeito. É a minha atitude para comigo mesmo.

- Autoimagem é a minha avaliação sobre meus valores pessoais (físicos, intelectuais, habilidades, etc).

- Autoimagem é a ótica pela qual enxergamos a vida. Algumas pessoas têm óculos tão negativos que dão perspectiva pessimista à vida toda, enquanto outros têm óculos otimistas demais que chegam a perder o senso da realidade.

Podemos dizer então que a nossa autoimagem tem tudo haver com a nossa imaginação!

Imaginação é a fantástica capacidade que Deus nos deu de produzirmos imagens mentais. Por vezes, essas imagens, representam um mundo que só existe dentro de nós. Quando geramos imagens mentais passamos a crer nelas como verdade.

Provérbios 23:7confirma isso: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” 

A VERDADE É QUE NÓS SOMOS E AGIMOS COMO PENSAMOS.

Como nós somos pecadores e temos uma natureza pecaminosa, precisamos que a nossa autoimagem também seja restaurada pela Palavra de Deus!

Precisamos ter uma autoimagem saudável para sermos pessoas saudáveis!

Como podemos ter uma autoimagem sadia segundo a Palavra de Deus?

1- PARA TER UMA AUTOIMAGEM SADIA GUARDE O SEU CORAÇÃO.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

A palavra “coração” usada neste versículo não se refere simplesmente ao órgão principal do corpo humano.  Quando faz menção do coração, a Bíblia está se referindo ao lugar onde se alojam as ideias, emoções e pensamentos. É de onde saem as coisas boas e ruins, e que podem contaminar o homem.

Alguém disse uma vez, "você quer mudar os resultados, mude as suas ações, e se você quer mudar as suas ações, você deve mudar os seus pensamentos; e se você quer mudar os seus pensamentos, você deve guardar o seu coração”.

Quando este versículo nos fala para guardar o coração, nos está dizendo para cuidar do que entra no nosso coração, para que não entrem pensamentos errados. Às vezes nos rendemos a pensamentos que não são os pensamentos de Deus.

Para guardar o seu coração não seja refém de suas imaginações!!!

Um refém é aquele, que contra sua vontade, fica em poder de alguém como garantia. Também nos tornamos reféns de nossas imagens mentais quando estas não têm como base a verdade. Lembre-se que um refém: fica preso, escondido e isolado; não se alimenta direito; fica instável emocionalmente; sofre ameaças; não pode fazer o que deseja; e se sente inseguro.

Tanto Naamã, o general siro, como os dez espias, por causa de suas imagens mentais, se tornaram reféns.

(a) “Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.  12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.” 2 Reis 5:11-12

(b) Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.  32  E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.  33  Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. ” Números 13:31-33

Os espias, se viam como gafanhotos diante do povo que habitava a Terra da Promessa. E se convenceram de que o povo da Terra, os viam assim também. Isto é autoimagem depreciativa.

Qual a imagem mental que você tem produzido de você mesmo?

2- PARA TER UMA AUTOIMAGEM SADIA PENSE COM EQUILIBRIO.
“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Romanos 12:3

Li há alguns dias uma historinha que traduz bem o que quero falar hoje. Um garotinho diz para sua mãe:

- Mãe, eu tenho três metros de altura.
A mãe com um sorriso responde:
- Não, meu amor, você já é um homenzinho, mas não é tão alto assim.
- Sou sim, mãe. Eu medi!
- É mesmo, meu amor. E com que você se mediu?
- Com este "metro" aqui. Então, o garotinho mostra para a mãe uma régua de 30 cm.

Na historinha o garotinho pensava que uma régua de 30 cm era um metro.

A ingenuidade do garotinho o fez pensar que tinha três metros!

Em Romanos 12:13 está dizendo para que as pessoas não se achem melhores e nem piores do que realmente são, muito pelo contrário, que tenham equilíbrio nesse julgamento e que cada um faça esta avaliação de si próprio em consonância com a Palavra de Deus.

Você não deve pensar de si nem mais nem menos. Não deve gerar em seu coração orgulho, auto exaltação e nem depreciação!

• Se pensarmos nos nossos defeitos além do que convém, exagerando-os, teremos uma autoimagem negativa, algo como um complexo de inferioridade.

• Se pensarmos nas nossas virtudes além do que convém, exagerando-as, teremos uma autoimagem positiva, sim, mas demais, algo como um complexo de superioridade.

Por isso, pensar equilibradamente a nosso respeito é um bom remédio para a nossa autoimagem!

3- PARA TER UMA AUTOIMAGEM SADIA VALORISE O QUE VOCÊ É E TEM EM CRISTO!

 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmo 139:14

Em Cristo adquirimos uma Nova Identidade que muda a nossa maneira de pensar:

3.1- Somos novas criaturas. (2 Cor. 5:17)
3.2- Fomos eleitos e amados por Deus, predestinados para uma grande futuro.
3.3- As coisas erradas em nós, que provocaram uma autoimagem negativa, fazem parte da natureza pecaminosa do Homem caído, e sobre ela podemos ter vitória através do Espírito Santo que habita em nós.
3.4- Temos dons espirituais, dados por Deus, que nos capacitam e nos tornam úteis e importantes em seu Reino.
3.5- Não estamos no mundo para competir, mas para servir.
3.6- Temos a nossa disposição um potencial ilimitado de crescimento, que não depende de nossas habilidades naturais.
3.7 Deus nos chamou para a liberdade e a abundância (Jo 8:36, 10:10, Gl 5:1).
O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:

 - “Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece.  Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?”

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer, no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece sombra tranquila das tardes, na varanda".

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

“Nem pensei mais nisto, disse o homem. Quando li o anúncio, é que percebi a maravilha que tinha!”

Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos e vamos longe, atrás da miragem de falsos tesouros.

Valorize o que você tem, o que você é, a pessoa que está ao seu lado, os filhos, os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a saúde, o sorriso...  Estes são os seus verdadeiros tesouros.

O que é que Deus tem nos dado que não estamos valorizando devidamente?

CONCLUSÃO: Deus tem poder para mudar sua autoimagem e a sua historia, não permita que Satanás o aprisione com uma autoimagem negativa. Assuma hoje mesmo uma nova postura diante da vida e permita que a Palavra de Deus molde a sua maneira de pensar!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
3ª Ministração: Série: Curados pela Palavra



Nenhum comentário:

Postar um comentário