quarta-feira, 5 de julho de 2017

A TERAPIA DA PALAVRA PARA O ESGOTAMENTO


Texto: I Reis 19:4
 “Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.

Introdução: Hoje é o sexto dia de nossa campanha, Curados pela Palavra! Deus tem nos dado palavras de vida para as diversas situações que enfrentamos e que podem gerar em nós enfermidades.

Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre a Terapia da Palavra para o esgotamento. Para isso eu quero te fazer algumas perguntas:

Você já se sentiu tão esgotado a ponto de não ter mais motivação de fazer nem aquilo de que gosta?

Já se sentiu tão pra baixo a ponto de não conseguir ver alegria no que faz e tudo ser motivo de irritação?

Pois eu já... Sentir-se exausto é um dos principais sintomas do esgotamento.

Não se trata apenas em sentir-se extremamente cansado uma vez ou outra. Mas, em um sentimento constante de cansaço.  A pessoa sente-se o tempo todo sobrecarregada e esgotada.  

A maioria de nós já experimentou em alguns momentos de nossa vida um nível tão grande de exaustão que achamos que não vamos aguentar em pé.

A primeira coisa em que uma pessoa cansada pensa é desistir. A última em que pensará é continuar.

Há pelo menos três tipos de esgotamento que eu gostaria de enfatizar aqui:

(1) O esgotamento físico- No esgotamento físico, há uma sobrecarga sobre o corpo, maior que o corpo pode suportar. Esta sobrecarga pode vir por excesso de trabalho, pelo esforço para se viver a velocidade imposta pelo meio (profissional ou cultural) ou por uma doença limitadora.

Para lidarmos com o cansaço físico, talvez uma boa noite de sono, uma boa alimentação e férias sejam um bom remédio! – “Lembra-te do sábado para o santificar” (Êx, 20:8)

(2) O esgotamento Emocional – A pessoa cansada emocionalmente tem uma dificuldade de lidar com as frustrações e perdas. Sonhos despedaçados, com expectativas não realizadas acabam levando a muitos no fundo do poço. Provérbios 13:12 diz: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”.

Para lidarmos com o cansaço emocional precisamos aprender a lidar com as nossas emoções buscando a paz de Deus que excede todo entendimento humano.

(Filipenses 4:6-7)
4.6   Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
4.7   E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

(3) Esgotamento espiritual: É aquele tipo de cansaço que parece inesgotável e que tem suas raízes fincadas no excesso de batalhas espirituais e nas lutas demasiadamente longas onde a vitória parece remota.

Quando se está esgotado espiritualmente você deixa de orar, de ler a Palavra, de ir a Igreja e de servir a Deus e as pessoas. Você perde o discernimento, direção de Deus e a alegria da salvação!

“É quando o crente chega a um ponto de saturação, onde a fé torna-se incrédula, as convicções cristãs esmorecem, o senso do valor da existência se desvanece, já não há mais interesse nos sólidos referenciais de outrora e a luz de Cristo que norteia a vida parece ter-se extinguido sem deixar qualquer esperança de renovação. É um quadro de total abandono ao predomínio da letargia”. Pr. Geremias Couto.

Em Provérbios 18:14 diz: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?

Quando estudamos o que a bíblia diz sobre este assunto, percebemos que vários homens de Deus chegaram a este tipo de esgotamento.

De todos os exemplos descritos na bíblia, nós vamos refletir hoje sobre o profeta Elias que também chegou a ficar esgotado, mas que também recebeu a Palavra de Deus que renovou as suas esperanças!

1- QUEM ERA O PROFETA ELIAS?
Além de ser um profeta de Deus, Tiago o descreve assim: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos.” Tg. 5.17. Ele foi um homem cheio de defeitos e fraquezas como nós.

2- QUAL ERA A CAUSA DE SEU ESGOTAMENTO?
Provavelmente Elias estava sofrendo de esgotamento físico, emocional e espiritual que o levou a fugir não só da ameaça de Jezabel, mas também da própria vida e de suas responsabilidades como profeta.

O profeta estava muito cansado com a batalha que havia travado no monte Carmelo com os profetas de Baal (I Rs. 18.20-46). A idolatria em Israel chegara ao fim, mas é possível que ele não contava que a luta começaria tudo de novo!


3- OS SINTOMAS DO ESGOTAMENTO DE ELIAS.
O texto apresenta-nos cinco sintomas:

3.1- MEDO. (vs 3a) “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi.”  Elias era um homem forte e corajoso. Não tinha medo de nada! Contudo, por causa do esgotamento, ele foi tomado pelo medo.

3.2- ISOLAMENTO. (vs 3b) “Ele mesmo, porém, se foi ao deserto..” e dispensou o seu servo. Ele mesmo optou em ficar sozinho e num lugar isolado. O esgotamento leva a pessoa a isolar-se do convívio social. O depressivo foge de contatos individuais e de reuniões coletivas. Ele deseja ficar só e de preferência em lugares escuros e isolados.

3.3- DESEJO DE MORRER. (vs. 4) Ele chega até a pedir a Deus a morte...Se o esgotamento for profundo pode levar a uma depressão gerando um desejo pela morte, como a sua única porta de escape. Nas estatísticas médicas, existe uma grande relação entre a depressão e o suicídio. Geralmente, a depressão é a causa do suicídio.

3.4-SONO PROFUNDO (OU FALTA DELE) E PERDA DE APETITE. (vs 5) A pessoa esgotada despreza a sua aparência e torna-se descuidada com a sua saúde.

3.5-AUTOCOMISERAÇÃO. (vs 10)“Eu fiquei só”, gritou Elias. Então passou a aumentar a autocomiseração e o complexo de perseguição. Pessoas esgotadas acham que são as únicas a passar pelo sofrimento e perseguição. Em vez de reagirem elas acabam sentindo dó de si mesmas.

4- A TERAPIA DA PALAVRA PARA O ESGOTAMENTO.

Elias estava no deserto e sem nenhum acesso à medicina.  Deus é o seu médico. Logo, o seu “seguro saúde” era o melhor que existia. Deus faz o diagnóstico e aplica o tratamento para o esgotamento do seu servo.

Elias para ser renovado em suas forças foi tratado por Deus nas três áreas de esgotamento:

4.1- DEUS CUIDOU FISICAMENTE DE ELIAS. (vs. 5 a 8)
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Deus permitiu que ele dormisse e o alimentou com refeições miraculosas. O cozinheiro de Elias foi simplesmente um anjo do Senhor! Elias dormiu, comeu e caminhou. Três coisas que ajudam a recuperar-se do esgotamento: dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos.

Nós como templos do Espírito Santo precisamos cuidar melhor de nosso corpo!

4.2- DEUS CUIDOU EMOCIONALMENTE DE ELIAS. (vs 9 e 10)
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Elias estava só em uma caverna no Monte Horebe, em primeiro lugar, Deus ouve o desabafo do profeta.

“Sempre vejo anúncios de "curso de oratória" - nunca vejo "curso de escutatória"...Todo mundo quer aprender a falar...ninguém quer aprender a ouvir”. Pr. Germano Oliveira Rehder

Só depois de ouvi-lo que o Senhor lhe pergunta: “O que fazes aqui, Elias” e depois o escuta de novo.

Quando alguém enfrenta um quadro depressivo causado pelo esgotamento, não adianta conselhos do tipo: “reaja e saia desta situação” ou “você precisa reagir”.

A situação do depressivo é como a de alguém que está num buraco, sem condição de sair do mesmo. Alguém precisa jogar uma corda e tirá-lo de lá.

Uma pessoa depressiva precisa de ajuda externa. Ela precisa ser ouvida e ajudada.

Em Mateus 11:28 Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. – Este texto não se refere apenas ao ser humano que não conhece a Jesus.

4.3- DEUS CUIDOU ESPIRITUALMENTE DE ELIAS. (vs 11-19)
O Senhor mostra ao profeta que ele é uma pessoa útil e importante para esconder-se numa caverna. Por isso, Ele o chama para sair da caverna e ir para o monte.

Ser chamado para o monte (não literalmente) é ser convidado para encontrar-se com Deus.

Fico pensando quantos Elias da vida, que deveriam estar cumprindo sua missão, e estão isolados dentro de suas casas, escondidos, vivendo suas frustrações, sua falta de vigor espiritual, curtindo sua falta de vontade de estar na presença de Deus.

E quanto mais permanecem em suas cavernas, mais desanimados ficam, e estão morrendo espiritualmente.

Elias precisava voltar a ouvir a voz de Deus.

Ninguém consegue resolver seus problemas fugindo de Deus, se trancando em sua casa.

Deus chamou Elias para fora da caverna, para se por em pé no monte do Senhor, na presença de Deus. Essa noite Deus esta chamando você.

CONCLUSÃO:

No monte, então, o Senhor faz três coisas para reanimar o profeta:

1º DEUS LHE DÁ REFRIGÉRIO
Deus se revela através de uma brisa tranquila e suave: (vs 11 e 12)
11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;
12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.

O Poder de Deus não se manifestaria na tempestade, no terremoto e no fogo; ele se manifestaria no improvável; uma brisa tranquila.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” Sl. 46.10

DEUS LHE DÁ UMA NOVA MISSÃO:
Deus comissionou Elias para novas tarefas: “ungir Hazael rei da Síria, ungir Jeú rei de Israel e ungir Eliseu para sucedê-lo como profeta.” (vs 15 e 16).

A melhor inspiração nas horas de depressão é receber mais responsabilidades das mãos de Deus, para ter sua vocação renovada. É como se o Senhor lhe dissesse: “Elias, seu lugar não é na caverna, mas lá em Jerusalém..”


3º DEUS LHE DÁ A CERTEZA DE QUE NÃO ESTÁ SOZINHO: (vs 18)
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

Como Elias achamos que só nós estamos assim! E que todos os outros não estão na batalha como nós também estamos!

Deus diz ao profeta: Você não está sozinho, Elias! O seu trabalho tem gerado frutos. Há sete mil em Israel que não se encurvaram a Baal. Saber que não estamos sozinhos em nossa jornada deve trazer ao nosso coração a motivação para prosseguirmos.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
6ª Ministração: Série Curados pela Palavra


Nenhum comentário:

Postar um comentário