sexta-feira, 7 de julho de 2017

A TERAPIA DA PALAVRA PARA A TRISTEZA


Texto: João 16:16-24

16 Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis.
17 Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que vem a ser esse – um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.
19 Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
23 Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.
24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Introdução: Hoje é o último dia de nossa série de ministrações, Curados pela Palavra. Durante estas sete semanas, cremos que o Senhor tem curado nossas almas e que o principal remédio que Ele tem usado para este fim é a Sua Palavra.

Hoje eu quero conversar contigo sobre a Terapia da Palavra para a Tristeza.

O que é tristeza? A tristeza é um sentimento que responde a uma resposta natural as frustrações e a situações de perda.

A tristeza é uma resposta que faz parte de nossa forma de ser e estar no mundo. Ninguém recebe somente notícias boas o tempo todo e a nossa vida neste mundo não é indolor.

Neste texto do evangelho de João, Jesus queria confortar os discípulos por sua partida decorrente de sua morte e também prepara-los para o que iriam enfrentar depois de sua partida. 

Jesus diz a eles que por pouco tempo não o veriam mais porque ele estava indo para o Pai e depois de um tempo voltaria para estar com eles.

Com estas palavras os discípulos se entristeceram e ficaram confusos. Eles então perguntavam uns aos outros, o que Jesus queria dizer com isso.

Com certeza a ideia de não ter Jesus por perto deveria deixar os discípulos muito tristes!
Mas é nesta altura do diálogo de Jesus com os seus discípulos que ele apresenta para nós algumas lições para lidarmos também com as nossas tristezas.

I – A NOSSA TRISTEZA SE CONVERTERÁ EM ALEGRIA.
20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

Jesus conversando com os seus discípulos sobre a sua partida, afirmou que eles iriam ficar tristes, se lamentariam e até chorariam, mas toda essa tristeza seria transformada em alegria.

 “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria.” Salmo 30:11

No mundo em que vivemos, são tantos os problemas, as decepções, as lutas e sempre estamos enfrentando tristeza. Gostaríamos de ter uma vida só de alegria, mas a realidade não é essa.

Na vida, não há como fugir da tristeza, mas podemos até mesmo usar as nossas tristezas de maneira positiva. Na linguagem bíblica, a tristeza pode ser convertida em alegria!

O psicólogo americano Martin Seligman diz que a “tristeza é um dos raros momentos que nos permitem reflexão”; voltar o olhar para nós mesmos e conhecer-nos melhor, saber o que queremos, do que gostamos, o que está errado.

Foi exatamente isto que ocorreu com aquele filho pródigo que no momento em que padeceu necessidade refletiu em sua vida e resolveu voltar para a casa do pai. (Lucas 15)

Assim como a dor e o medo, a tristeza nos ajuda a sobreviver. Sabe por quê?

- se não sentíssemos medo, poderíamos atravessar uma rua sem olhar o sinal;
- se não tivéssemos dor, como o organismo poderia avisar-nos de que algo não vai bem?
- Se não sentimos tristes em alguns momentos da vida, como perceberíamos que nos comportamos ou nos relacionamos mal ou fizemos escolhas erradas?

Enfim, a tristeza é saudável quando é um sentimento passageiro que leva-nos à reflexão. É por isso que Salamão declarou em Eclesiastes 7:2:

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração”.

Porém, mesmo sabendo que ficaremos tristes, Jesus nos prometeu converter a nossa tristeza em alegria.

Então, vamos confiar nEle! E todas as vezes que estivermos tristes, vamos falar para Ele transformar a nossa tristeza em alegria, as nossas lágrimas em riso! Seja qual for o motivo da nossa tristeza, Jesus tem o poder de transformá-la em alegria. Ele pode tudo e todas as coisas! Abra o seu coração para Jesus entrar, tirar toda a tristeza e colocar a Sua alegria!

II- A NOSSA ALEGRIA NINGUÉM PODERÁ TIRAR.
21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

Durante a nossa vida, temos momentos de tristeza. São momentos tão desagradáveis que a gente não gostaria de passar.

- Porém o Senhor Jesus nos ensina algo importante sobre as tristezas que enfrentamos:

- Jesus faz uma analogia do momento de um parto normal (a hora; o momento de dor; o momento de angústia, um momento de aflição...) para falar que toda tristeza é passageira:

21 “A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem”.

- Quando a mãe vê o seu filho em seus braços não se lembra mais da aflição!! Aleluia!!!

Mas no versículo 22 ele diz que há uma alegria que ninguém, nem nada nesse mundo pode nos tirar, é a alegria que vem de Jesus, quando Ele vem morar em nosso coração!

O CRISTÃO PODE PASSAR POR TRISTEZAS- MAS ELE NÃO É UMA PESSOA TRISTE. A tristeza para nós é circunstancial (não é um estado do nosso ser), mas a alegria do Senhor em nossa vida sim é permanente.

Ninguém pode tirar a alegria do Senhor em nossos corações por três motivos:

1- Porque ela vem de Deus. - “Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” Neemias 8:10

2- Porque ela se renova a cada manhã. “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Salmo 30:5

3- Porque ela é eterna. “Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”. Isaías 35;10

Quando Jesus entra em nosso coração, somos tomados por uma alegria indescritível, que só mesmo quem a experimenta sabe como ela é.

Ser triste é diferente de estar triste; ser um fracasso é diferente de ter fracassado; PARA NÓS QUE TEMOS A ALEGRIA DO SENHOR, A TRISTEZA NÃO É UM ESTADO; TRISTEZA É UMA CIRCUNSTÂNCIA.

III- A NOSSA ALEGRIA SERÁ COMPLETA.
24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Um dia disse aos seus discípulos: “Digo-vos estas coisas para que tenham a minha alegria e para que a vossa alegria seja completa”. João 15:11.

Existem dois tipos de alegria:

1-Alegria mundana- fugaz, passageira e superficial.

Essa alegria é incompleta, porque vem das circunstâncias felizes da vida, do ter dinheiro, de um copo de bebida, de um prazer momentâneo....

2-Alegria do Espírito Santo- profunda e abundante porque jorra do trono de Deus. "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (Sl 16.11).

Essa alegria é completa porque não está na superfície de nossa vida, mas em nosso interior!

Disse Jesus: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. João 7:38

A alegria é a firme certeza de que Deus está no controle de todos os detalhes de minha vida, a serena confiança de que, no final, tudo vai dar certo, e a obstinada escolha de louvar a Deus em todas as coisas”. Kay Warren, em Escolha a alegria.

A alegria está ligada à mensagem central do Evangelho: a vinda de Jesus Cristo ao mundo. Em Lucas 2:10 o anjo disse aos pastores na noite em que Ele nasceu: "Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo.”

Todo aquele que recebe a Cristo como Seu Senhor e Salvador tem os seus pecados perdoados e se torna habitação do Espírito Santo. O resultado imediato é um estado de alegria interna!  

Ainda que tenhamos momentos de tristezas, mas sabemos que toda e qualquer tristeza será passageira, mas a alegria de Jesus em nós nunca vai passar, sempre estará conosco!

CONCLUSÃO: Deus quer converter toda a nossa tristeza em alegria. Ele quer nos dar uma alegria que independe das circunstâncias da vida. Ele quer nos dar uma alegria que seja completa. Mas para isso, precisamos querer. Abra o seu coração para Jesus entrar e te fazer feliz para sempre!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
7ª Ministração: Série- Curados pela Palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário