sábado, 4 de agosto de 2018

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO



“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” Hebreus 2:3

Introdução: Precisamos lembrar sempre que a coisa mais preciosa que Deus nos tem dado é a nossa salvação.  Além do mais, toda atividade e todo esforço da igreja tem como objetivo final, levar pessoas à salvação.

O apóstolo Paulo encarava esta tarefa com tanta paixão que chegou a declarar:

“Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”. 1 Cor. 9:22

A minha pergunta nesta noite então é? Será que nós temos a mesma paixão? Ou se já tivemos, e hoje não temos mais, onde foi parar esta paixão?

Se você entrar no site nacional da Igreja Metodista você verá que a nossa declaração de Missão é: “Participar da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo”.

O autor de Hebreus nos diz neste texto: Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?

Negligência significa pouco caso, desprezo, relaxamento, descuido, não dar a devida atenção.

Existem coisas na vida que não podem ser negligenciadas nunca. (criança, trânsito, saúde.) A Salvação é a principal delas!

Nós como discípulos de Cristo, não evangelizamos apenas para ver as pessoas congregando conosco. Nós evangelizamos para ver as pessoas salvas por Cristo Jesus!

Não podemos negligenciar a nossa salvação e nem tão pouco negligenciar a nossa missão de salvar vidas com o evangelho de Cristo!

A salvação requer de nós uma atenção permanente. Por isso nesta noite vamos aprender que a Salvação não pode ser identificada por uma decisão única na vida.

A salvação é um estilo de vida que você entra nela no momento que você confia em Jesus como o teu Salvador pessoal. Mas como veremos, a salvação precisa ser desenvolvida! 

"Assim, pois, amados meus, [...] desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" Filipenses 2:12.

A salvação não afeta apenas o nosso passado e futuro. Ela afeta também o nosso presente.

Por isso o tema de hoje é: Os três tempos da salvação: passado, presente e futuro.

1- NO PASSADO: FOMOS SALVOS DA PENALIDADE DO PECADO.

Quando falamos de sermos salvos da penalidade do pecado estamos falando de JUSTIFICAÇÃO.

A justificação é uma declaração legal de que eu fui perdoado do meu pecado diante de Deus, porque Cristo pagou a penalidade por mim, houve uma imputação de justiça judicial por parte de Cristo para mim, portando revertendo o efeito do pecado de Adão.

Deus me olha como um justo por causa do sangue de Jesus sobre minha vida!

Nossa dívida é paga, nossa culpa é cancelada, nossos pecados são cobertos e, por estarmos em Cristo, somos declarados justos, com base na obediência perfeita de Cristo e sua morte substitutiva.

Pela morte substitutiva de Jesus somos salvos de toda a penalidade do pecado.

“Justificados pela fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.

“Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:24.

Gratuitamente, pela sua graça, descreve a salvação como presente, e não como algo merecido por alguém pelas suas boas obras.

Romanos 6:23 afirma que “o (DOM GRATUITO DE DEUS) presente de Deus é a vida eterna por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

A graça é de graça. “Pela graça dois salvos por meio da fé. Isto não vem de vós, é presente de Deus. Não vem das obras...” – Efésios 2:8-9.

As obras vêm depois da salvação, assim como os frutos vem depois da árvore. As obras acompanham a salvação, assim como a sombra acompanha o corpo.

É por isso que em Romanos 8.1 e 2 o apóstolo Paulo prorrompe em cântico de júbilo e de triunfo: “Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que vivem não segundo a natureza humana, mas segundo o Espírito”.

Esse cântico vai em ritmo crescente, até atingir um clímax grandioso a partir do versículo 33:

“Quem acusará o povo escolhido de Deus? É o próprio Deus quem declara que eles não têm culpa. Poderá alguém condená-los? Foi Cristo quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. Ele pede a Deus em nosso favor. Então, quem pode nos separar de Cristo? Em todo o universo não há nada que nos possa separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

Esse cântico triunfante reflete o ensino de Jesus em João 5.24: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

2- NO PRESENTE: SOMOS SALVOS DO PODER DO PECADO.

A palavra que define a salvação do poder (ou domínio) do pecado é a palavra SANTIFICAÇÃO.

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, e que vos separeis de toda a imoralidade, porque Deus não vos chamou para a imundície, mas para a santificação” – I Tessalonicenses 4:3 e 7.

“Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” – I Pedro 1:15.

Santificação, santidade ou santo, tem dois sentidos bíblicos: separado e dedicado, separado do mal e dedicado ao bem. Isso acontece na conversão, em que o ser humano se separa do pecado e dedica a sua vida ao Deus Santo.

- Santos não são aqueles que já morreram, são pessoas de carne e osso como eu e você, que se separaram do pecado e passaram a viver a nova vida, como descrita em II Coríntios 5.17 “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura...” 

- Santos não são também uma elite da Igreja. O apóstolo Paulo escreve assim: “Aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo” – Efésios 1:1. Os santos da Igreja de Éfeso e de qualquer Igreja não são os que formam uma elite, ou uma classe de pessoas especiais, são todos os salvos por Jesus. São aqueles sobre cujas vidas o pecado não tem mais o seu domínio e poder.

Romanos 6:12-14 descreve bem que o pecado não precisa nos dominar mais!

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Muitas vezes enfatizamos como a salvação afeta a vida após a morte, mas deixamos de considerar como deve impactar nossas vidas agora.

Aproximar-se de Cristo pela fé é de tantas formas a linha divisória da vida - uma vez que somos salvos, somos libertos da penalidade do pecado e recebemos uma nova vida e uma nova perspectiva. Estamos sendo salvos do domínio do pecado!

John Newton: Tendo vivido antes de sua conversão à fé cristã como um traficante de escravos, Newton tornou-se um grande defensor na Inglaterra do fim da escravidão, influenciando o abolicionista William Wilberforce. 

Veja o que ele disse: "Eu estava perdido, mas agora fui encontrado, / Era cego, mas agora eu vejo." Depois da salvação, tudo muda.

Você vem a Cristo como está, mas jamais irá permanecer como está!

“Aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado, porque a semente de Deus permanece nele, não pode continua pecado porque é nascido de Deus” –  I João 3.9

Agora algo importante! Buscar Santidade, não quer dizer "tornar-se isento" da possibilidade de pecar! Deus deixou aos Seus filhos a missão de LUTAR contra o pecado, enquanto estiverem vivos.

Gosto muito de ilustrar esta verdade com a metáfora do porco e do passarinho:

Antes de nossa Salvação em Cristo, a nossa natureza era como a do porco.

 A natureza do porco é SEMPRE VOLTAR À LAMA. Por mais que você dê banho, coloque perfume e coloque "traje de gala" no porco, ele correrá para a lama quando menos se esperar. Assim éramos nós, voltando com muito gosto para a lama do pecado, quando estávamos longe do amor de Deus.

Porém, quando Jesus entrou em nossa vida, nossa natureza mudou à semelhança do PASSARINHO. O pássaro também pode se sujar, MAS FICA INCOMODADO e rapidamente busca se limpar, quando isto acontece. Dá um voo rasante em algum lago, ou tenta limpar suas asas com o bico, pois NÃO AGÜENTA FICAR SUJO POR MUITO TEMPO.

Assim é a vida de quem tem a Salvação em Cristo: quando peca, isto o incomoda, pois o Espírito Santo o convence do erro. Ele busca se "limpar", através da confissão do pecado e volta à prática do que Deus quer. (veja 1 João 1:9)

Este é o segundo tempo da salvação, a santificação! Ela é um processo da vida cristã em que o pecado não tem mais domínio sobre nós.

Em 2 Timóteo 2:19 e 2 Coríntios 13:5 há uma advertência para aqueles que professam conhecer o Senhor!
“Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”. 2 Timóteo 2:19

“Examinai, portanto, a vós mesmos, a fim de verificar se estais realmente na fé. Provai a vós mesmos. Ou não percebeis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados”. 2 Coríntios 13:5


3- NO FUTURO- SEREMOS SALVOS DA PRESENÇA DO PECADO.

A palavra que define a salvação da presença do pecado é a palavra GLORIFICAÇÃO.

 O Termo "glorificação" é quando Deus remove por completo o pecado da vida dos santos (isto é, todos os que são salvos) no estado eterno.

O dia da glorificação do crente será um dia de grande vitória porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruído.

Quando nosso corpo for levantado dentre os mortos, então nossa redenção estará completa.

1 Cor. 15:50,55

50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

De acordo com Filipenses 3:20-21, a nossa pátria está nos céus, e quando o nosso Salvador retornar, Ele vai transformar os nossos corpos de humilhação para serem iguais "ao corpo da sua glória." ALELUIA!!!

20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

Conforme Romanos 13:11-12 esse futuro está mesmo muito mais perto do que quando cremos no passado.

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

Em Apocalipse 7:9-17 descreve os mais diferentes tipos de pessoas que povoam o céu, mas todos só estão ali porque têm um ponto em comum: foram salvos por Jesus Cristo, ali descrito como o Cordeiro de Deus, cujo sangue os purificou de todo o pecado.

9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

CONCLUSÃO:

Só Jesus Cristo tem a solução espiritual para o passado, o presente e o futuro. Noutras palavras: passado redimido, presente transformado e futuro glorificado.

O Deus que justifica, também santifica e finalmente glorifica. Valorize esta tão grande Salvação! Ela não custou nada a você, mas custou tudo a Jesus! 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário