sexta-feira, 3 de agosto de 2018

LIDANDO COM A ADVERSIDADE E COM A PROSPERIDADE. (2ª Parte)



Texto: Fp. 4:11-13
“Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:11-13 BLH).

Introdução: Na semana passada aprendemos que com a força do Senhor em nós, podemos aprender a lidar com as diversas circunstâncias da vida assim com o apóstolo Paulo também aprendeu. 

Aprendemos especificamente as três maneiras de lidarmos com a Adversidade e com a Prosperidade! Vamos lembra-las?

1-Na adversidade olhe para aquele que tudo tem, na prosperidade olhe para aqueles que nada têm.

2-Na adversidade não despreze o que você tem, na prosperidade não desperdice o que você tem.

3- Na adversidade não fique ansioso, na prosperidade cuide para não ficar ambicioso.

Hoje vamos aprender mais três formas de lidarmos com a adversidade e a prosperidade:

1.   NA ADVERSIDADE NÃO INVEJE QUEM TEM O QUE VOCÊ NÃO TEM, NA PROSPERIDADE NÃO SE ORGULHE PELO QUE VOCÊ TEM.

Quando estamos indo mal temos a tendência de olharmos para aqueles que estão indo bem financeiramente e profissionalmente, principalmente para aquelas pessoas que não têm nenhum temor a Deus!

Vocês se lembram de Asafe, o regente do coral de Jerusalém, um homem com anos de comunhão com DEUS?  Ele cometeu esse erro invejando a prosperidade alheia e por isso quase desviou da fé!

Ele não entendia porque coisas boas aconteciam a pessoas ruins e nem por que coisas ruins aconteciam a pessoas boas!!!

( Abra a sua bíblia no Salmo 73:1-3)
1 Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2 Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.

Deus revela ao salmista o destino final dos ímpios. Devemos olhar a vida na perspectiva da eternidade e não da transitoriedade. (Versos 16,17,23-26)

16 Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado;
17 até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.
23 Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita.
24 Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória.
25 A quem tenho deu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti.
26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.

Este mesmo questionamento teve também o povo de Deus no tempo do Profeta Malaquias: (Malaquias 3:13- 18)

13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós dizeis: inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam (prosperam); sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.
16 Então, aqueles que temem ao SENHOR falavam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.
17 E eles serão meus , diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.

Na adversidade não precisamos ter inveja de ninguém! Pois estamos olhando a vida na perspectiva da eternidade e não do que é transitório!

Mas se você está gozando de uma condição financeira privilegiada, tome cuidado com o orgulho! O orgulho foi capaz de transformar um anjo de luz no príncipe das trevas e transformar um rei em um jumento!

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” Jeremias 9:23-24
                        

2.   NA ADVERSIDADE TENHA FÉ PARA ALCANÇAR TUDO O QUE VOCÊ NÃO TEM, NA PROSPERIDADE TENHA FÉ PARA DEIXAR TUDO O QUE VOCÊ TEM.

Você está lembrado da pesca maravilhosa? Pois é, ela esclarece bem essas duas atitudes apresentadas nesse item.(abra a sua bíblia em Lucas 5:1-11).

Pedro estava decepcionado com uma noite cansativa e nada proveitosa em sua empresa de pesca. Eles tentaram, trabalharam, se esforçaram e nada de peixe; no outro dia Jesus entra no barco, e o que acontece?   

- Uma grande pesca!! Aleluia!!!!

Experimente colocar Jesus na sua empresa, no seu trabalho! Deixe que ele te oriente em tudo e as coisas para você irão começar a melhorar!

Não faça de Deus apenas o seu sócio, mas o dono!!!

Quando alguém começa a conhecer a Jesus, no principio, o busca apenas como um abençoador; depois, um sócio. Mas quando ele passa a ter a verdadeira revelação de quem é Jesus o reconhecerá como o seu dono absoluto, Seu Senhor!!!

Esta é a fé que Deus quer ver em nós! Uma fé capaz de reconhecê-lo como o DONO DE NOSSA VIDA!

"Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá forças para adquirires riquezas" (Dt 8:12).

Ao chegarem à praia e puxarem as redes repletas de peixes, eles não retornam felizes para as suas casas. (Veja Lucas 5:9-11)

9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,
10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

Agora Jesus os chama para se tornarem pescadores de vidas!

Eles usaram a fé para alcançar aquilo que buscavam no tempo da adversidade, mas agora eles deveriam usar a fé para deixar tudo e servir a Deus no tempo da prosperidade!

Imaginem que ironia! Agora que as coisas estavam indo tão bem? Eles deixaram tudo pra seguir a Jesus?  

A maior fé não é aquela capaz de realizar tudo, mas aquela capaz de deixar tudo!

6- NA ADVERSIDADE NÃO QUEIRA VIVER COMO SE TIVESSE MAIS DO QUE TEM, NA PROSPERIDADE NÃO VIVA COMO SE TIVESSE MENOS DO QUE TEM.

Num mundo desequilibrado em seus princípios, é preciso agir com discernimento para não partir para os excessos, principalmente quando se trata de gastar dinheiro. Por isso ter moderação em gastar é ser prudente!

Moderação é uma palavra que deve fazer parte de nossa vida. Podemos defini-la como qualidade que consiste em evitar exageros.

Devemos comer com moderação, trabalhar com moderação, falar com moderação, fazer tudo com moderação.

2 Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

Filipenses 4:5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”.

Muitos quando saem de uma situação confortável para uma condição de desconforto, não conseguem se ajustar, passam a querer viver como se ainda ganhassem a fortuna de antes e acabam por se atolar em dívidas e a comprometer o Evangelho com um mau testemunho diante dos credores.

Se você está ganhando R$ 800,00, viva com os oitocentos e não como se ganhasse R$3.000,00 encare a sua realidade!

Se não dá pra comprar um tênis da Nike, compra uma conga, se não dá pra pagar um colégio particular, coloca os filhos no colégio público!!!

Agora temos o avesso disso que é quando a pessoa ganha R$ 8.000,00 e vive como se ganhasse R$ 800,00, isso é um absurdo, ele pode comprar um vestido bom pra esposa, mas compra um trapo pra ela, pode fazer uma boa viajem nas férias, mas prefere ficar em casa para não ter que gastar!

Este é um verdadeiro MUQUIRANA. Este termo é utilizado para uma pessoa sovina, mesquinha, avarenta, pão duro e unha-de-fome.

Um personagem infantil que ilustra bem a pessoa assim é o Tio Patinhas. Ele só se preocupa em economizar e ter mais dinheiro. Por isso, ele mora sozinho dentro do seu cofre e quase não tem amigos. Ele não sabe desfrutar do que tem.
                                        
Seja moderado no processo de economia. Você não precisa parar de fazer tudo o que lhe agrada, ou que um dia lhe agradou, somente para economizar dinheiro.

Deus quer que você desfrute também do fruto de teu trabalho.  Deus quer que gozemos a vida de uma maneira responsável!

Eclesiastes 5:18,19

18 Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção.
19 Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Eclesiastes 9:7-9

7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras.
8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.

"O pouco com DEUS vira muito, mas o muito sem DEUS vira nada!"

CONCLUSÃO

Há muitos outros princípios que a Palavra de Deus nos apresenta para lidarmos com a adversidade e a prosperidade, mas vamos nos limitar a esses!

O mais importante é que independente do que venha nos acontecer, jamais abandonemos a nossa comunhão com Deus! Coloquemos a Ele em primeiro lugar em nossas vidas acima das bênçãos que venha nos dar!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO.

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Jesus sou sua ovelha de Dourados Ms lembra ?Estou no Rs cuidando dos meus pais perdi meu pai recentemente estou sofrendo muito depressão intensa. Foi um prazer encontrar vocês procurando no Google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro de você, mas estarei orando por sua restauração! Deus te abençoe!

      Excluir