terça-feira, 21 de agosto de 2018

PERDIDOS E ACHADOS



Textos: Lucas 15: 8, 4 e 11

8. Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a busca com diligência até achá-la?
4. Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até achá-la?
11. Jesus continuou: Certo homem tinha dois filhos.

Estes três textos da Palavra de Deus têm uma conexão entre si, por fazerem parte do capítulo 15 do Evangelho de Lucas e ensinarem a atitude de Deus para com o perdido. Eu gostaria de ligar estes três textos para comentar com os irmãos nesta noite sobre os diferentes de pessoas perdidas que encontramos na bíblia.

Na ordem que eu li temos uma moeda perdida, uma ovelha perdida e um filho perdido. São três tipos de pessoas perdidas.

O termo perdido aqui não é usado para se referir a pessoas depravadas, devassas ou de uma conduta moral absolutamente questionável. Quando Jesus fala sobre os perdidos, Ele está falando de uma condição espiritual. Todos nós, do ponto de vista bíblico estamos perdidos: Por quê?

Porque todos nós somos pecadores: “Porque todos pecaram e destituídos (SEPARADOS)  estão da glória de Deus”  Rom 3: 23

Por sermos pecadores estamos mortos espiritualmente falando “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Rom 5: 12

Mas em Efésios 2:1 temos uma grande notícia: “Ele (JESUS) nos vivificou, estando vós mortos em delitos (ofensas) e pecados.”

O nosso espírito estava morto para Deus: Não é o caso de dizer que não tínhamos um espírito, mas é que ele estava morto (ou perdido) para Deus. É como um rádio quebrado; ele existe, mas é incapaz de sintonizar qualquer freqüência. O nosso espírito era como um rádio quebrado, incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-Lo.

É o espírito que tem a faculdade de ter contato com Deus, mas ele estava morto (perdido) e assim não entendíamos nada das coisas do espírito. Na verdade elas eram loucuras para nós.

Voltando ao texto da nossa mensagem, encontramos uma moeda, uma ovelha e um filho que nos mostram três tipos de pessoas perdidas diante de Deus. Cada uma se perdeu de uma maneira diferente.

Mas cada uma delas é alvo do amor de Deus e da missão do Senhor Jesus:

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.Lc 19:10

E no fim, as três foram recuperadas, tiveram um final comum.

Gostaria de chamar a sua atenção porque pode ser que o seu caso se encaixe em um desses três: o da moeda, ou o da ovelha ou do filho.

Que tipo de gente perdida que Jesus busca para salvar?

1- A PESSOA COMPARADA A MOEDA PERDIDA.

Olhemos o versículo 8. “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a busca com diligência até achá-la?”

Aqui está o primeiro tipo: Ele representa o perdido que não sabe que está perdido.

A moeda é um objeto, e que como tal ela é inconsciente. Eu tenho uma moeda no bolso. Esperar consciência por parte deste objeto é inútil. Eu posso jogá-la lá fora e ela não vai gritar, não vai gemer, não sente frio, não sente calor, não sente fome.

Existem pessoas que nunca tiveram a consciência de que são pecadoras. São pessoas que normalmente são boas, moralmente inquestionáveis e que acham que não precisam de salvação.

Este pode até ser o caso de alguém aqui. Essas pessoas dizem assim: “eu não acho que estou pedido, não me sinto perdido, não tenho nenhuma destas preocupações espirituais, até me sinto bem, a minha vida vai bem”.

Sabe por que ele diz isso? Porque ele é como aquela moeda perdida. É o perdido que não sabe que está perdido.

Lembro-me claramente de um dia em que testemunhei do evangelho para uma pessoa que negava se reconhecer que era pecadora. Infelizmente o seu coração estava fechado para o perdão de Deus! A sua justiça própria era a sua justificativa. Porém, diante de Deus, todas as nossas justiças são como trapos imundos.

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam”. Isaías 64:6

A Bíblia é muito clara em dizer que “...qualquer que guarda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10)

Se quisermos ser aceitos por Deus pelas nossas obras, teremos que ser perfeitos.  Entende porque é impossível chegar ao céu pelas boas obras ou pela nossa própria justiça? Mas o que fez a moeda para ser recuperada?

ABSOLUTAMENTE NADA. Porque a Salvação é um ato de Deus. Só Jesus Cristo salva. O que precisamos é nos render a ele e crer Nele de todo o nosso coração.

Examine o seu coração e veja se você não é uma moeda perdida, e sabedor que Deus lhe procura, deixe-o encontrar você. Deixe-se achar.

2- A PESSOA COMPARADA A UMA OVELHA PERDIDA.

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até achá-la?”

Este é o segundo tipo de perdido: é o perdido que sabe que está perdido mas não sabe como voltar.

A ovelha perdeu-se! Existe pelo menos três características da ovelha perdida:

1- Ela tem consciência de que está perdida, ela não vê o pastor, ela não ouve a sua voz, não ouve os assobios característicos que a chamam para o rebanho. (perdeu a comunhão com o seu pastor – JESUS)

2- Não ouve o balido das outras ovelhas com as quais está acostumada a viver. ( perdeu a comunhão com as outras ovelhas)

3- Ela ouve o uivo de um lobo, o rosnar de um animal selvagem, ela vê a noite chegar e ela sente medo pois está à mercê da ação do Maligno.

Diferente da moeda, ela tem consciência, ela não é perdida, só que não sabe como voltar.

Há muita gente como a ovelha perdida. É desatenta espiritualmente, é negligente, não cuida de si próprio, perde o convívio com os outros irmãos, oculta-se dos olhos de Deus e quando vê, está perdida. Não foi a negligência alheia, foi a sua negligência.

Uma das coisas que mais leva a ovelha a se perder é a sua voracidade. Normalmente anda enfileirada atrás das outras, mas o apetite faz com que ela se desvie quando presume que a grama do lado de lá é mais verde.

Às vezes é o apetite pela vida que é sem medida e a pessoa não sabe dosar. Ela se dá a muito trabalho, então ela está sempre preocupada, nunca pode participar de nenhuma atividade da Igreja durante a semana. No domingo também tem atividades seculares, quando não tem está cansada.

É a ansiedade da vida, muita festa, muito namoro, muito estudo e foi gradativamente se desviando como a ovelha... Quando de repente está completamente distante do rebanho e do cuidado do pastor, e aí corre risco de vida.

É o descuido gradativo, que leva muita gente a se afastar de Deus.  Não tem tempo para ler a Bíblia, mas tem tempo para a televisão. Não tem tempo para ler a Bíblia, mas, tem para passear, não tem para ir ao culto adorar, e pouco a pouco vai se afastando, quando vê o coração esfriou por completo... E aí, vem a noite, vem o frio, vem o medo, a sensação de abandono, quando chega a crise, uma enfermidade, um desemprego, relacionamento doméstico tumultuado, relacionamento profissional em crise, é que a pessoa olha e descobre que está longe.

Quem sabe você não é como esta ovelha perdida? O Senhor hoje está lhe chamando de volta ao seu rebanho!
  
3- A PESSOA COMPARADA AO FILHO PERDIDO.

Mas aqui nós temos o terceiro tipo de perdido que aparece nesta história. É o jovem perdido.

É o perdido que sabe que está perdido e que sabe como voltar.

A história desse perdido é diferente da dos outros dois. Ele não se perdeu acidentalmente, mas de forma premeditada e calculadamente virou as costas para o Pai indo embora.

Ele não foi expulso da casa do Pai, mas, quis sair por vontade própria. Por isso ele rompeu as relações. Deus não enxota ninguém. Pelo contrário, ele nos quer perto dele em comunhão.

A situação do perdido que está perdido voluntariamente é uma situação trágica.

Sabe Por quê? Porque ele está perdendo a vida à dignidade.

Ele que fora um moço fino, rico, educado, está cuidando de porcos; que na cultura judaica seria o mesmo que ter um trabalho sujo. Jesus mostra que ele perdeu não só o sentido da vida; ele errou radicalmente na escolha que fez, mas acima de tudo, chegou ao nível mais baixo que alguém poderia chegar na sociedade judaica, foi encostar-se a um dos cidadãos daquele país, ou seja, foi encostar-se a um gentio.

Os judeus dizem até hoje que Deus fez os gentios para serem combustível do fogo do inferno, e tem outro provérbio que diz: “maldita seja a parteira judia que ajuda uma gentia a dar a luz, maldita seja duas vezes, porque ajudou um gentio e porque pôs um gentio no mundo”. O moço vai se encostar em um gentio e vai cuidar de porcos, é a perda por completo de toda a dignidade pessoal.

Esta é a tragédia daquele que decide viver longe de Deus! O que faz o moço?

Ele toma consciência. “Quantos empregados de meu pai tem fartura de pão e eu estou morrendo de fome”.

O que faz o Pai?

Se você está distante de Deus porque quer, Ele respeita a sua vontade, mas você está perdendo a sua vida e Deus, no entanto está esperando uma oportunidade querendo que você volte para restaurar você à sua condição de dignidade como filho dele.

O que o filho perdido tinha que fazer? Olhar para dentro de si e simplesmente voltar arrependido para os braços do Pai.

CONCLUSÃO: Agora juntemos estes três episódios e concluamos a mensagem. A ovelha e o filho morreriam longe de casa, a moeda perderia o seu valor. Longe de Deus a vida não tem valor e longe de Deus morre-se cada dia um pouco mais. Além de morrer espiritualmente, o pior de tudo, morre-se eternamente.

Nestas três histórias há um elemento comum. Nas três histórias o final é um final alegre. A moeda é recuperada, a ovelha é encontrada e o filho regressa.

Seja você uma como uma moeda, uma ovelha, ou um filho, não deixe que a sua história termine de maneira triste. Seu pai celestial procura por você, e o quer junto dele, termine a sua história com alegria e com festa porque o seu lugar junto de Deus ainda está disponível.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Um comentário:

  1. Pastor, que mensagem poderosa. Creio que vivenciamos todos os "perdidos". Nossa fé varia conforme os acontecimentos da vida e isso é muito ruim. Que possamos nos deixar encontrar pelo Pai em todo tempo.

    ResponderExcluir