sexta-feira, 27 de julho de 2018

LIDANDO COM A ADVERSIDADE E COM A PROSPERIDADE. (1ª Parte)



Texto: Fp. 4:11-13
“Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:11-13 BLH).

Introdução: Creio que aprender a lidar com as diversas circunstâncias da vida é algo que devemos buscar como Cristãos, pois sabemos que a vida é cheia de contrastes.

A vida do cristão não é “só vitória” como alguns têm pregado. Passamos por derrotas e perdas também. As mesmas coisas acontecem a justos e a injustos, mas a diferença entre o justo e o injusto é como passamos por essas situações.

“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”. Eclesiastes 9:2

Alguém disse que estes contrastes são como uma mesa com sabores não apenas variados e diferentes, mas também antagônicos. É como ter em nossa mesa, o mel e fel; o doce e o amargo, o salgado e o insípido!

Em nossa vida podemos viver um período de grande prosperidade e mesmo assim não sabermos lidar com ela.

Na prosperidade alguns se tornam avarentos, arrogantes e se esquecem de Deus. Por isso que a prosperidade nem sempre é sinal de bênção!!!

Outros quando passam pelas adversidades da vida não conseguem conviver e administrar situações de crise!  

Na adversidade se desesperam, murmuram, se desviam e blasfemam contra Deus!

Você percebe que em ambas as situações o ser humano tem dificuldade de lidar?

Quais as atitudes que devemos tomar como cristãos diante da adversidade e da prosperidade?

1.   NA ADVERSIDADE OLHE PARA AQUELE QUE TUDO TEM, NA PROSPERIDADE OLHE PARA AQUELES QUE NADA TÊM.

A- Quando a situação estiver ruim e as lutas enormes, olhe para cima!!! Saiba que para cada necessidade na terra há um milagre no céu!!!

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Colossenses 3.1-3)

B- Se você estiver numa situação confortável, com tudo indo as mil maravilhas, olhe para os lados, olhe para o seu irmão, seu amigo, seu vizinho, seu parente etc.

Ajude as pessoas necessitadas, os que estão numa pior, ajude quem realmente precisa, faça mais pela obra de Deus, pela casa de Deus. Invista no Reino.  

A Generosidade nos livra da idolatria do dinheiro – Dar é um exercício que precisamos praticar; porque gente que dá, livra-se da obsessão escravizante do dinheiro.

Veja como é fácil gastar 150 reais num tênis, mas difícil dar a mesma quantia para a igreja. ”Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Eu nunca vi um cristão maduro, que também não seja um servo generoso”.

Prov. 28:27O que dá ao pobre não terá necessidade (ou falta), mas o que esconde os olhos terá muitas maldições”.

2.   NA ADVERSIDADE NÃO DESPREZE O QUE VOCÊ TEM, NA PROSPERIDADE NÃO DESPERDICE O QUE VOCÊ TEM.

2 Reis 4:1-7E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.”

Quando aquela viúva estava para perder os filhos por causa de uma dívida deixada pelo seu marido, Eliseu a fez olhar para o que ela tinha e não a ficar se lamentando pelo que ela não tinha, ele disse: 'O que você tem em casa?'

Jesus também, quando do episódio da multiplicação dos pães, mandou que os discípulos olhassem para o que tinham.

Irmãos, Jesus quer usar o que temos para nos dar o que precisamos; se Ele foi capaz de multiplicar o pão e o peixe e também o azeite da viúva, se Ele do nada fez tudo quando criou, o que ele não é capaz de fazer por você?

Mas você precisa usar a sua fé para entregar o quer você tem em suas mãos!!! Você precisa usar a sua fé para pedir sabedoria a Ele!

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Tiago 1:5,6

B- Na prosperidade não desperdice o que você tem: tem algumas pessoas que quando tá com muito dinheiro , começa a confundir desejo com necessidade, começa a comprar coisas que nunca vai usar, se torna um consumista, joga fora aquilo que tá novo, para comprar outro, vende o carro que tem, para comprar outro que só mudou a cor da maçaneta!!!

Eu li a respeito da diferença entre desejo e necessidade com a seguinte frase: “necessidade é água, desejo é Coca-Cola”.

Deus prometeu suprir as nossas necessidades e não os nossos caprichos!

Mas é claro que nosso Deus nos dá uns “mimos”, tenho experimentado isso em minha vida. Mas existe uma grande diferença entre desejos e necessidade.

A necessidade que Deus supre é aquela que o servo de Deus recebe em justa medida, sem que nada venha faltar.

O desejo que Deus satisfaz é aquele no qual fará com que você se firme ainda mais Nele!

O Salmo 37.4 diz: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

Deus não concede os desejos que tomam o lugar Dele. Se você não se agrada de Deus, os seus desejos serão egoístas, para a sua própria satisfação.

Quando oramos e apresentamos nossos desejos diante de Deus não é o coração de Deus que é mudado para se adequar aos nossos anseios, mas sim o nosso coração. A oração não muda o coração de Deus, muda o nosso.

C. S. Lewis uma vez disse: “Se Deus tivesse respondido todas as orações tolas que fiz em minha vida, onde eu estaria agora?”

Após o milagre da multiplicação Jesus mandou que se recolhessem as sobras para que nada fosse desperdiçado, imagine se José não economizasse no tempo das vacas gordas, seus irmãos pereceriam e os judeus deixando de existir, como Jesus viria ao mundo??? Viu como é bom é economizar?!

3.   NA ADVERSIDADE NÃO FIQUE ANSIOSO, NA PROSPERIDADE CUIDE PARA NÃO FICAR AMBICIOSO.

Nas questões materiais, o ansioso é aquele que teme que nunca terá o suficiente, já o ambicioso acha que o que tem não é suficiente.

Fp. 4: 6,7 “Não estejais inquietos(Não andeis ansiosos) por coisa alguma; fantes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

1 Pedro 5:7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

“Ansiedade é como uma cadeira de balanço. Mantém você em movimento o tempo todo, mas não o leva a lugar algum”.

Olhe os efeitos físicos, psicológicos e espirituais que a ansiedade causa. Ao invés de gastar suas energias com a preocupação, as invista em oração!!!

'A maioria das coisas com as quais nos preocupamos jamais acontecerá, então porque se preocupar, viver na angústia antes do tempo, se porventura acontecerem, você terá se preocupado duas vezes, e uma delas então terá sido puro desperdício'.

Se você estiver bem financeiramente, não se torne ambicioso, não queira ter mais do que já tem , pois você pode perder o que já tem!!!

1 Timóteo 6:9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”.

1 Timóteo 6:17 “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

Uma vez perguntaram a Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas de sua época: "De quanto o senhor precisa para ser uma pessoa feliz, satisfeita?', ao que ele respondeu com um sorriso irônico nos lábios: 'Só um pouquinho mais'.

CONCLUSÃO: Na próxima semana veremos mais três formas de lidarmos com a adversidade e a prosperidade! Quero propor a você hoje a buscar o verdadeiro contentamento em Jesus colocando-o em primeiro lugar em sua vida. Nada se compara a satisfação de tê-lo como o seu Senhor e Salvador pessoal.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário