quinta-feira, 5 de julho de 2018

O VALOR DO SILÊNCIO (2ª Parte)



“Tornando [Pilatos] a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta”. [João 19.9]

Ao estudarmos a vida de Jesus concluímos que a comunicação era sempre intensa em seu ministério. Jesus pregava, ensinava, exortava, repreendia e até debatia. Contudo, houve algumas situações onde ele se calou. E nestes momentos, percebemos o valor do silêncio.

Diante dos acusadores da mulher ‘pega’ em flagrante adultério, Ele silenciosamente escrevia na areia. Com o silêncio, Jesus falou bem alto à consciência daqueles acusadores.

Quando Pedro o negou, o Senhor só olhou para ele. O olhar (silêncio) do Mestre bastou para desencadear em Pedro uma profunda consciência de pecado e arrependimento.

No momento mais difícil da sua vida Ele se calou. Como um cordeiro não abriu a sua boca (Isaías 53:7), não proferiu palavra alguma para se defender da morte violenta que o aguardava em poucas horas, mas simplesmente confiou na justiça do Pai.

Quais lições podemos aprender com o silêncio de Jesus?

Em primeiro lugar, APRENDEMOS QUE O SILÊNCIO É PEDAGÓGICO.

É como diz aquele cântico: “Foi no calvário que ele sem falar, mostrou ao mundo inteiro o que é amar”. Por amor devemos aprender a nos calar, nos sacrificar e nos doar. Não existe melhor linguagem do amor do que a atitude silenciosa. Palavras são importantes, mas a atitude é sublime.

Em segundo lugar, APRENDEMOS QUE O SILÊNCIO É TERAPÊUTICO.

Por isso mesmo Jesus preferiu abrir mão de seus direitos, para curar e salvar a humanidade. O silêncio ajuda a cicatrizar feridas inclusive da alma. Por isso, estar ao lado de alguém doente é mais importante do que mil sermões! Vale lembrar que pelas suas pisaduras fomos sarados. Is. 53:5

Em terceiro lugar, APRENDEMOS QUE O SILÊNCIO É RENOVADOR.

Jesus era sempre muito procurado e envolvido por multidões, “mas ele se retirava para os desertos, e ali orava.” Lucas 5:16.  Ele buscava o silêncio do deserto para ter comunhão com o Pai se renovando para a Sua missão.

Amados, fiquemos em silêncio e aguardemos a resposta dos Céus, ao invés de reclamar, gritar ou brigar, fiquemos de boca fechada, como diz a bíblia em relação ao nosso mestre: "...Como ovelha muda não abriu a sua boca...", Quer exemplo melhor que este?



PARA PENSAR:
“Silêncio é trabalhar na dependência de Deus, o Pai, como fez o Senhor Jesus”.


PARA ORAR:
Oremos para que o Senhor acalme o nosso coração diante dos gritos e pressões do nosso dia a dia.

PARA PRATICAR:
Proponho que hoje você entre em seu quarto e feche a porta para estar a sós com Jesus. Peça ao Senhor que renove tuas forças e fique pelo menos 15 minutos sem nada dizer. Não esqueça de desligar o seu celular!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário