segunda-feira, 9 de julho de 2018

PRESERVANDO A FÉ EM TEMPOS DIFÍCEIS



Texto: Miquéias 7:1-9
1 Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
2 Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.
3 As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.
4 O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles.
5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.
6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.
7 Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

Introdução: Não é novidade sabermos que estamos vivendo tempos difíceis onde a nossa fé a cada dia que passa tem sido confrontada por pessoas que não tem nenhum temor a Deus e que não estão nem aí com os valores do Reino de Deus. Preservar a fé em um ambiente assim, se torna um grande desafio para os filhos de Deus!

O texto que acabamos de ler, nos fala de um Profeta que enfrentou problemas semelhantes ao que enfrentamos hoje.

Seu nome Miquéias significa: "QUEM É SEMELHANTE A JAVÉ?"

Antes de comentarmos este texto é importante sabermos que o Profeta Miquéias profetizou durante cerca de 40 anos, por ocasião dos reinados de Jotão (739-731 a. c.), Acaz (731-715 a. c.) e Ezequias (715-686 a. c.).

Foi contemporâneo de Amós, Oséias e Isaías.

Era um homem do campo e de origem muito simples, sendo que nem o nome de seu pai é mencionado.

O profeta Miquéias descreve uma época de grande corrupção em todos os níveis da sociedade. Os que estavam no poder eram corruptos e estavam comprometidos apenas em levar vantagens pessoais. Os fundamentos da moral haviam sido destruídos.

A. Os homens de autoridade venderam a justiça, e sem nenhuma vergonha. Eles estavam abertos ao suborno.

1. O príncipe pede recompensa
2. O juiz aceita suborno
3. Os nobres falam abertamente de seus desejos de maldade

B- Aqueles que professavam ser religiosos; a Bíblia diz: "O melhor deles é como um espinheiro" que infectava tudo o que tocava.

Os profetas e sacerdotes estavam corrompidos, eram néscios, egoístas, imorais, ambiciosos e a natureza de suas mensagens era determinada pela quantia que recebiam.

Além disso, a adivinhação, bruxaria, superstição e idolatria prevaleciam.

C. Nos círculos sociais a fé Também não era encontrada.

b. O amigo não era confiável
5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.

c. As famílias estavam em guerra.
6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.

Esta é uma descrição dos últimos dias semelhante ao que Paulo escreveu a Timóteo.
 
Se você ler 2 Timóteo 3:1-4 verá que esses versículos descrevem o tempo em que estamos vivendo agora.

1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,

Leia o jornal ou assista ao noticiário da noite. Você verá que políticos que têm dinheiro suficiente, ou conhece as pessoas certas nos lugares certos e que parecem se livrar de qualquer coisa.

Nós nos perguntamos, onde está a justiça para ser encontrada?
 
Você pode ter certeza que as ações e as vidas desses homens são vistas pelo próprio Deus. Chegará o dia da visitação.

“A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.” Provérbios 19:9
 
Quando chegou o momento que Miqueias não conseguia encontrar ajuda no seu companheiro, ou em sua própria família a sua fé se voltou para Deus.
 
Três atitudes que levaram a fé de Miquéias se fortalecer em tempos difíceis.

1. Miqueias disse, "Eu, porém olharei para o Senhor" v. 7a
Este texto nos mostra que Miqueias tem um profundo relacionamento com Deus.

Em uma nação que estava voltada para si, para seu prazer, para o seu próprio umbigo, nem pensando em buscar a direção de Deus, em ter um foco definido, Miquéias faz diferente e tem um foco, ele decide manter-se focado em Deus! Esse é o significado de olhar para o Senhor!!!

Lembro-me aqui de outro fato bíblico, registrado em Números 13.

Dez, dos doze espias enviados por Moisés à terra prometida voltaram com um relatório completamente fracassado, dizendo que as cidades eram fortificadas demais, que eles eram como gafanhotos, que haviam gigantes lá… estes homens perderam o foco. Ao invés de olharem para Deus, olharam para os gigantes, olharam para as fortificações. O resultado nós já conhecemos.

Quando mantemos o foco em Deus, nós tiramos os olhos das nossas vontades e passamos a viver pela vontade de Deus.

- Tiramos os olhos do nosso eu, do nosso querer, das nossas fraquezas e passamos a depender mais de Deus, passamos a querer o que Ele quer para nós, a lutar pela força dele.

- Não oramos para mudar a vontade de Deus, mas para que Deus nos mova em direção à sua vontade.

Que os nossos olhos, em todo o tempo, permaneçam olhando para Jesus, “o autor e consumador da fé” (Hebreus 12:2)

Precisamos ser o remanescente fiel que olha firmemente para o Senhor.


2. Miquéias disse: " e esperarei no Deus da minha salvação " v. 7b
Ele fixa seu olhar de esperança no Soberano Pai.

Esperar! Essa é uma palavra conhecida e vivenciada diariamente por todos nós, em um tempo em que a espera significa atraso, perda de tempo..

Mas esperar no sentido empregado pelo profeta deriva da palavra esperança e nos remete ao verbo esperançar.

Esperar no Senhor é o segredo de todo aquele que quer agir segundo o coração de Deus. Precisamos descansar e aprender a depender do Senhor. Precisamos compreender quando é o momento de agir, de esperar pelo Senhor e deixá-lo falar, convencer e transformar as vidas.

Ter esperança é crer que no momento apropriado que Deus sabe qual é, o mal será vencido e transformado em bem. Ter esperança é confiar no Deus que concretiza o esperado. A esperança dá coragem para continuar a lutar e a enfrentar os problemas da vida.

Há um ditado muito comum que diz que “a esperança é a última que morre”. Não é assim na vida cristã. A nossa esperança, a verdadeira esperança, esperança que não se desespera mesmo em meio a crise, esta esperança não morre. Nossa esperança não se baseia numa possibilidade, mas numa certeza. A vida cristã é baseada em certezas, não em possibilidades.

Nossa esperança é a esperança de que, quando estamos com Deus, sempre existe a certeza de um novo dia, seja aqui, na terra, livres das crises, ou do lado de lá, na eternidade, gozando dos privilégios que lá teremos.

"Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças"

3. Miquéias disse: " o meu Deus me ouvirá " v. 7c
Miqueias tem uma certeza em seu coração: o seu Deus o ouvirá. Esta é a linguagem da fé e da comunhão com Deus.

A. Quando a minha fé é fraca, "Deus ouve o meu clamor”.
B. Quando as minhas necessidades são grandes, "Deus ouve o meu clamor”.
C. Quando estou sozinho, “Deus ouve o meu clamor”.

O relato de Marcos 4:35-41 nos mostra que Jesus e os discípulos estavam navegando. Jesus começou a dormir, e de repente, sobreveio grande tempestade. Os discípulos ficaram desesperados e quando viram que Jesus dormia se desesperaram mais ainda e acordaram ao Messias dizendo: “Não te importa que pereçamos?”. Imediatamente Jesus desperta e repreende a tempestade, acalmando o tempo. E logo em seguida pergunta aos discípulos: “Por que não tendes fé?”.

O melhor jeito de lidar com as crises é tendo convicção de que, mesmo sabendo que lá fora ruge a tempestade, está tudo bem porque Jesus está junto no barco.
 
Jeremias 33: 3 - "Clama a mim, e eu te responderei, e te mostrarei coisas grandes e ocultas, que não sabes".

CONCLUSÃO:

Olhar, esperar e clamar ao Senhor são atitudes simples, mas que depende de uma autêntica fé! De uma fé que mesmo em tempos difíceis não abandona o barco. “É melhor estamos na tempestade com Cristo, do que na calma do mar que o diabo nos oferece”  


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário