sexta-feira, 20 de julho de 2018

VIDA FINANCEIRA ABENÇOADA (3ª Parte)



Hoje é a ultima ministração da série Vida Financeira abençoada. Durante este mês temos aprendido que o dinheiro é também um assunto tão espiritual quanto à oração; não há como separarmos estes dois assuntos em “natural” e “espiritual”.

O uso dele reflete a condição espiritual do nosso coração e da nossa igreja. Por isso Jesus disse em Mateus 6.24: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro."

A palavra Dinheiro aqui, no original é Mamom, que era o Deus das riquezas nos tempos de Cristo. Isto deixa bem claro que existe uma entidade espiritual que oprime e controla a vida de muitas pessoas.

Se pensarmos bem, o dinheiro simplesmente é um pedaço de papel, e as riquezas materiais são passageiras e temporais. Porque, então, existe uma obsessão, um impulso, uma tentação para obtenção de dinheiro e riquezas?

É exatamente porque há um poder maligno que distorce a verdade.

Claro que vivemos em um mundo onde o dinheiro é necessário, o que não podemos aceitar é que o Deus Mamom, controle nossas vidas por causa do dinheiro. O que está em jogo é o senhorio. Se Deus é o Senhor devemos servi-lo, mas se o Dinheiro tem sido o senhor, estamos em escravidão espiritual.

Provavelmente não existe nada melhor para se reconhecer o que domina uma vida do que a maneira de como a pessoa lida com o dinheiro.  Por isso, precisamos aprender os princípios que a Palavra de Deus nos ensina sobre finanças.

Na semana passada aprendemos que devemos praticar os princípios da INTEGRIDADE, FIDELIDADE E SENSATEZ.

Por integridade aprendemos que devemos fugir de negócios desonestos e que ferem os valores do evangelho do Reino de Deus! Devemos buscar a retidão financeira em todos os seus aspectos.

Por fidelidade aprendemos que Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade, alegria e gratidão através dos dízimos e das ofertas. “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12.17)

 “Segurei muitas coisas com as mãos e perdi todas elas. Mas ainda possuo tudo que depositei nas mãos de Deus!”. Martim Lutero

Por sensatez aprendemos que não precisamos de muito dinheiro para ser feliz! A sensatez nos ensina que o equilíbrio financeiro é fundamental, pois livra o nosso coração da soberba, da ganância e da avareza.

“Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”. Pv.30:8-9

Hoje vamos falar de mais três princípios

8 – C O N T E N T A M E N T O
A palavra grega traduzida por “contente” significa “estar satisfeito”, “ter o bastante”. Contentamento é ser feliz com o que Deus te dá.

 “Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos”. Pv. 13.7

 “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”. 1 Tm. 6.6-8

 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fp. 4.11-12

“Deus nos coloca neste mundo, mas não planta nossas raízes aqui. Os castelos que os homens constroem serão levados pela maré. Ele plantou nossas raízes nos céus e lá teremos um lugar preparado para eternidade. Estamos aqui para cumprir propósito, mas não devemos nos apegar em demasia nas coisas deste mundo”. Max Lucado

9 – G E N E R O S I D A D E
A generosidade é a ausência da ganância, do egoísmo. É o remédio que este mundo precisa. A generosidade é a vitória que a vida precisa.

Uma das grandes marcas do cristianismo, se não a mais importante de todas, é a generosidade. Porque generosidade tem haver com o maior de todos os dons, o AMOR. Aprenda a repartir as bênçãos.

 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor”.
Pv.11.24-26

João Wesley disse – “Ganhe o máximo que puder, economize o máximo que puder , dê o máximo que puder”

 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”. Atos 20:35 

 “O que dá ao pobre não terá necessidade (ou falta), mas o que esconde os olhos terá muitas maldições”. Prov. 28:27

10- FÉ
Quando praticamos estes princípios ensinados por Deus em sua Palavra estamos colocando a nossa fé em ação, crendo que é Deus quem supre todas as nossas necessidades.

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Filipenses 4:19 

 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”  Hebreus 11:1

 “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” Romanos 14:23

‘Tudo, absolutamente tudo, o que não provém da fé é pecado!

Não adianta praticar todos os princípios aqui ensinados se você não tiver fé. Não acreditar!

Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam”.



CONCLUSÃO:

Se o Senhor permitir que você tenha a riqueza espiritual e ainda a riqueza material, amém. Mas se você tiver que escolher entre uma e outra, não vacile. Prefira ser rico para com Deus, pois esta é a única e verdadeira riqueza!

Salmos 62:10 “Não confieis na opressão, nem vos glorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”.

Jeremias 9:23-24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário