sábado, 14 de julho de 2018

VIDA FINANCEIRA ABENÇOADA (2ª Parte)



Na ministração anterior aprendemos sobre os três primeiros princípios para uma vida financeira abençoada por Deus. São eles: 1- TRABALHO 2- DILIGÊNCIA 3- PLANEJAMENTO. É bom lembrar que todos eles estão baseados na Palavra de Deus. Hoje veremos mais quatro destes princípios:

4 - P R U D Ê N C I A
A palavra prudência significa cautela, moderação, precaução e bom senso com sabedoria.

Não seja ingênuo. Não confie cegamente nas pessoas. Pv. 14.15 diz: “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

Veja o alerta de Jesus!

MT. 10.16  “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.”.

Simplicidade: Forma simples de viver, sem malicia, sem arrogância,sem ostentação, sem prepotência.

CURIOSIDADE:

As serpentes não tem orelha externa, ela só consegue detectar o barulho pela a vibração. As serpentes não sentem o cheiro propriamente pela narina. Todo o sistema de captação de partículas dispersas no ar, que constituem o odor, é realizado pela língua. Isso faz com quer ela conheça o ambiente mesmo no escuro. Ela não enxerga como os homens, pois tem um sistema de infravermelho no globo ocular que a leva captar a imagem através do calor do corpo.

Vamos agora para prudência desse animal

1- Por prudência a serpente vive em alerta discernindo bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza, pois seus sentidos faz com que tenha discernimento e logo ela se retira.

2- Por prudência a serpente não anda em exibição, mas anda bem escondida. Essa prudência a faz ter êxito nas investidas tanto no combate quanto na hora de se alimentar.

3- Por prudência a serpente faz a sua morada no fundo das cavernas rochosas ou nas grandes rachaduras das penhas, lugar de difícil acesso e quase impenetrável. Essa prudência propicia a serpente estabilidade, e uma boa segurança contra os eventuais fenômenos da natureza e ataque de inimigos.

Mat 7.24 a 27. A Bíblia ensina que o homem prudente edifica sua casa na rocha.

Pv. 6.1-5: “Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho, estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca. Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro; não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro”.


5- I N T E G R I D A D E
Faça somente aquilo que é certo e justo, independentemente das circunstâncias e Deus irá te abençoar.

"INTEGRIDADE" vem do latim "INTEGRITATE", na raiz significa "INTEIRO" que não se fragmenta.

O Cristão íntegro não fragmenta a sua vida em espiritual e material. Em toda a sua vivência seja como estudante, na vida profissional ou no contexto de sua família a sua postura é sempre a mesma! 

Dt. 16.19-20: “Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o SENHOR, teu Deus”.

Sl. 101.3, 7: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”. “Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude”.

Não deixe que nada nesse mundo atrapalhe sua comunhão com o SENHOR, nem a riqueza, nem a pobreza, nem o mundo, nem os prazeres que nele há.

Fuja de negócios desonestos e que ferem os valores do evangelho do Reino de Deus!

O que determina para JESUS não é o que você tem, mas sim quem você é!


6 – F I D E L I D A D E
Fidelidade é a qualidade de quem é fiel. Termo no latim “fidelis”, aquele que tem compromisso com aquilo que assume. Acima de tudo o Senhor quer de cada um de nós fidelidade EM TUDO.  

“Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Co 4.2).

Despenseiro- Aquele que cuida da despensa, administrador do celeiro, distribuidor de algo que está sob sua guarda.

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”. Lucas 16.10.

Deus quer a nossa fidelidade no pouco.

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Mateus 25:21

Deus quer a nossa fidelidade na entrega dos dízimos e ofertas.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”. Malaquias. 3.10-11

“Dizimar e ofertar regulamente e com alegria, é sempre uma forma de estarmos lembrados de que somos mordomos, administradores dos dons e bens que Deus a nós tem confiado. Devolver apenas 10% de tudo que Deus nos dá, para que haja sustento na Sua casa, é muito pouco. Sabendo também que 90% com benção de Deus, é muito mais do que 100% sem as bênçãos de Deus”.

A forma como empregamos nosso dinheiro também demonstra a realidade de nosso amor por Deus. Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade – “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12.17) e com alegria e gratidão.

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias da tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Prov. 3.9


7– S E N S A T E Z
Sensatez é a qualidade de ser sensato; bom senso, equilíbrio.

“Ter o bom senso como um guia de conduta é considerado um dos pilares da sabedoria e é sinal de maturidade, ou seja, de que foi capaz de aprender com seus percalços”.

Muitos já enriqueceram à custa de perderem outros valores interiores, inclusive sua própria fé. Este não é o desejo de Deus para nós. Por isso devemos prosperar em nossa alma. Uma alma próspera é aquela que não se prende à ganância e avareza. É despojada do egoísmo e do orgulho. Se uma pessoa está prosperando materialmente mas seu coração se prende ao dinheiro, é porque sua alma não vai bem. É este entendimento que percebemos na oração de Agur em Provérbios 30:8-9

A oração de um homem sensato:

 “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”. Pv.30:8-9

 “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. 1 Tm. 6.9-10

“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e quatro nunca dizem: Basta.” (Pv 30.15)

Neste texto Agur, observa de uma forma poética que a insaciabilidade nunca está completa. Alertando-nos a vivermos de forma equilibrada, não ser dominando por ela, pois nunca diz “basta”, convidando-nos a vigiar, para que não sejamos dominados pelo consumismo.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário