sexta-feira, 13 de julho de 2018

VIDA FINANCEIRA ABENÇOADA ( 1ª Parte)



TEXTO: Provérbios 10.22: “A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto”. 

INTRODUÇÃO:

O texto que acabamos de ler fala de maneira bem clara que a Bênção do Senhor enriquece! Embora a prosperidade material seja a ênfase do Antigo Testamento como consequência da obediência a Deus, creio que riqueza do ponto de vista do Novo Testamento significa acima de tudo ser salvo e transformado em Cristo Jesus!

Quando o homem aceita Jesus, como seu Salvador e Senhor, e, permanece Nele, recebe como herança, todas as riquezas do reino de Deus.

“Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio..” Lucas 22:29

Nenhum tesouro desse mundo, seja: dinheiro, fama, prestígio ou sabedoria humana, pode ser comparado à grandeza do reino dos céus do qual somos participantes.  

Enriquecer materialmente não é errado, desde que o coração não se prenda a isso (Salmos 62.10). Contudo, deve haver em nós um anseio de enriquecermos espiritualmente, em Deus. E o anseio por tal riqueza espiritual deve ser maior do que o anseio pelas riquezas terrenas.

A verdadeira riqueza é “ser rico para Deus”.

O dinheiro faz parte da nossa vida. É algo bom e necessário, mas não pode ser o centro da nossa vida: “O dinheiro é um ótimo servo, porém um péssimo patrão”.

Colocar a vida financeira à frente de tudo gera muitas dores. Se, em sua busca por prosperidade financeira, você perder o seu temor por Deus e encher-se de ansiedade e inquietação, estará fazendo um péssimo negócio.
Essa riqueza estará roubando sua vida com Deus e a paz do seu coração.

“É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação”. (Provérbios 15.16)

Porém, o dinheiro nas mãos de quem teme a Deus, será uma grande bênção.  

Por isso há promessas claras para quem anda na vontade de Deus e isso envolve sim, também a vida financeira. O Salmo 1.3 diz do homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos: “e tudo o que ele faz será bem sucedido”.

Mas, é importante esclarecer algumas questões sobre as bênçãos financeiras:

1º) Bênção financeira e sucesso financeiro são coisas completamente diferentes.

- Sucesso financeiro, qualquer um pode ter, mas a bênção financeira é aquilo que vem da mão de Deus na medida certa para cada filho(a) de Deus.

Pode ser muito ou pode ser menos, por que eu entendo que quando Deus abençoa nossas finanças, Ele pensa numa medida que não venha nos tirar os olhos da herança eterna.

A igreja de Lodicéia era uma igreja rica, abastada, seus membros não tinham falta de nada, porém Jesus disse que eles espiritualmente eram: infelizes, sim, miseráveis, pobres, cegos e nus.  (Apoc.3:17)

2º) A medida com a qual Deus abençoa financeiramente também depende do plano que Ele tem para cada um.

Às vezes Deus abençoa grandemente alguém, porque Ele sabe que essa pessoa irá abençoar outros e investir liberalmente no Reino. Nem todos conseguem servir a Deus na riqueza! Na prosperidade, se tornam presunçosos, altivos, indiferentes, avarentos se esquecem de Deus. Por isso creio que a riqueza material não é para todos os que são filhos de Deus!

3º) Precisamos compreender também que bênção financeira não pode ser vista como algo produzido de forma mágica, como algumas correntes da teologia da prosperidade estão pregando.

Há muitas coisas envolvidas nesse assunto. Deus estabeleceu na Sua Palavra vários princípios para uma vida financeira saudável.

Se seguirmos esses princípios com certeza Deus nos fará prosperar na medida certa que Ele tem para cada um de nós.

Então queremos destacar DEZ PRINCÍPIOS que certamente nos ajudarão a sermos bem sucedidos e abençoados. Hoje veremos os três primeiros princípios! 

1 – T R A B A L H O
O trabalho é ordem e bênção, e é o modo correto pelo qual devemos obter nosso sustento.

Gn. 2.15: “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”.

Jo. 5.17: “Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

A Bíblia é bem clara em mostrar que Deus não abençoa ao ocioso, ao preguiçoso, àquele que não tem disposição e ânimo para trabalhar.

“O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se”. (Provérbios 10:4)

 “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Provérbios 10.4)

2 Tes. 3.10: “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma”.

(Um testemunho contado pelo Pr. Luciano Subirá)

Rosméri, uma querida irmã de Guarapuava, Paraná, contou-me que, quando se converteu, ela começou a orar fervorosamente para que o Senhor fizesse com que ela ganhasse na Loteria. Mesmo sem ter conseguido nada a princípio, ela foi insistindo, não só no jogo, mas nas orações “para poder ganhar”. Numa certa ocasião, estando já desanimada e cansada de tanto orar, porém sem ver nada acontecer, ela desabafou com Deus, dizendo que Ele não ouvia as suas orações. Então, ela teve uma visão que a marcou muito.

 Ela se viu diante de uma grande cachoeira, bem linda. Também viu o Senhor Jesus na parte de baixo, onde as águas caíam; então ela viu que Ele começou a escalar as pedras daquela cachoeira. Quando Ele chegou lá em cima, ela, sem entender, perguntou: “Jesus, por que o Senhor escalou as pedras? Num piscar de olhos o Senhor poderia estar aí em cima! O Senhor é Deus! Por que subir?” Aí então, Ele olhou para ela, de uma forma muito amorosa e paciente, e respondeu-lhe: “Subir com o seu próprio esforço é mais gratificante. Experimente!”

2 – D I L I G Ê N C I A
Diligência significa ter cuidado, atenção ou dedicação para realizar uma tarefa. Os antônimos da Diligência é são: desleixo, desatenção e negligência.

Colossenses 3:22-24
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;

Pv. 22.29: “Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.

Pv. 13.4: “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta”.

Pv. 18.9: “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador”.

Pv. 21.5: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza”.


3– P L A N E J A M E N T O.
Organize com cuidado a vida, de maneira a aproveitar ao máximo os recursos que tens.

Pv. 21.5: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza”.

Em Provérbios 6:6-8 está escrito: "Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento."

E existe uma frase que diz: "A melhor hora para economizar é quando você tem dinheiro no bolso."

Os sonhos de Faraó que José interpretou: De acordo com o sonho que Deus deu a Faraó, haveria sete anos de fartura no Egito, seguidos por sete anos de fome. José orientou os egípcios a poupar.

1- José guardou um quinto, ou seja, 20% da produção do sete anos de fartura.

2- Os 20% foram suficientes para alimentar os egípcios nos sete anos de escassez.

Duas coisas são importantes incluir em nosso planejamento financeiro:

1- Previdência- Previdência é o ato de prever, com o objetivo de evitar previamente determinadas situações ou transtornos que sejam indesejados para o indivíduo.

2- Economizar- Tem muita gente que acha que o cristão não deve economizar, pois, ao fazer isso, demonstra que não está confiando em Deus para suprir suas necessidades no futuro.

No entanto, não é isso que vemos na Bíblia, pois ela mostra que devemos ser bons administradores do nosso dinheiro.

O bom administrador enxerga o futuro de um modo realista. Ele sabe que tudo pode mudar lá na frente, para pior ou para melhor.

Por isso, é sábio planejar o futuro com a intenção de suprir as necessidades da família, do próprio negócio ou outras coisas. Existem muitas razões porque devemos economizar, e uma delas é explicada por Jesus em Lucas 14:28-30.

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’" (Lucas 14:28-30).

O Bom administrador não desperdiça e nem gasta inutilmente os seus recursos.

Após o milagre da multiplicação Jesus mandou que se recolhessem as sobras para que nada fosse desperdiçado, imagine se José não economizasse no tempo das vacas gordas, seus irmãos pereceriam e os judeus deixando de existir, como Jesus viria ao mundo??? Viu como é bom  economizar!!!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário