quarta-feira, 4 de julho de 2018

O VALOR DO SILÊNCIO (1ª Parte)



“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.” Lamentações 3:26

Não sei quanto a você, mas sou do tempo em que os pastores durante o culto levavam a igreja a um momento de oração silenciosa. Aquele era um momento de introspecção que nos levava ao reconhecimento e confissão de nossos pecados.

Estes momentos se tornaram raros em nossos cultos, pois fomos influenciados por uma nova geração tão barulhenta que não suporta o silêncio.

Não sou contra a alegria e exaltação na adoração a Deus, mas, como precisamos aprender a ficar em silêncio nas diversas circunstancias da nossa vida! Silenciar no devido tempo é uma atitude de sabedoria.

O profeta Jeremias percebeu o valor do silêncio em uma época de muita turbulência social e de angústia para o povo de Deus no cativeiro. Principalmente para os mais jovens aquele momento era quase insuportável. Possivelmente eles gritavam de desespero e revolta.  Por isso o profeta diz as seguintes palavras a eles:

“Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança”. Lam. 3:27-29

O silêncio aqui é uma forma de confiança no Senhor. Diante da dor, nós temos uma das reações: murmurar ou ficar em silêncio confiando totalmente no Pai Soberano.

Maria também, quando recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe revelou a sua missão de ser a mãe do Salvador do mundo, guardou em seu coração a revelação. (Lucas 2:19) Ela não saiu por aí falando ao quatro cantos o que o anjo lhe disse.

O seu silêncio revelava prudência e sabedoria. Maria era uma pessoa discreta, reservada, modesta.

O silêncio é terapêutico, pois aguça a audição enquanto o barulho a compromete. Ele permite que eu aprenda mais e ouça a voz de Deus!

Psiu! Deus quer falar contigo!


                                                                                  
PARA PENSAR:

O silêncio prepara-nos para um novo encontro com Deus. No silêncio, a Palavra de Deus pode atingir os recantos escondidos dos nossos corações.

PARA ORAR:

“Senhor, ajuda-me a ficar em silêncio diante de Ti para que eu escute a Tua voz a me chamar, consolar e me orientar. Que neste tempo o Senhor renove em mim a esperança”.

PARA PRATICAR:

Procure um lugar silencioso para estar na presença de Deus. Quem sabe você consiga um lugar bem distante das pessoas e próximo à natureza. Essa é uma boa ideia!  


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário