segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

PREPARADOS PARA O BOM COMBATE DA FÉ.



Texto: 2 Timóteo 4:6-8
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Introdução: No domingo passado a palavra ministrada a nós foi sobre o Perigo de Naufragarmos na fé. Aprendemos que são três situações que levam ao naufrágio da fé:

a- A perfuração no casco.
b- A Instabilidade do barco. 
 c- Os danos causados pela guerra. 

Hoje eu quero falar contigo sobre a importância do preparo para esta guerra espiritual. É muito importante estarmos Preparados para O BOM COMBATE DA FÉ.  

Você está Preparado?

Diante desta pergunta o Senhor me lembrou da ocasião onde Pedro achava que estava preparado tanto para sofrer como para morrer por Jesus, mas não estava! (Veja: Lucas 22:31-35)

22.31   Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
22.32   Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
22.33   Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
22.34   Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.

Com certeza muitos de nós não estamos preparados para o Bom Combate da Fé. Por isso o meu objetivo nesta noite é trazer uma reflexão sobre este preparo!

Paulo ao escrever esta epístola estava em uma prisão romana. Sendo assim, ele não poderia olhar e ver uma grande jornada em sua frente, pois a sua execução estava bem próxima pelas mãos do governo romano.

Paulo sabia que seu tempo está findando e antes de partir, escreve o seu próprio epitáfio (palavras colocadas nas lápides do ente querido no dia do enterro) antes de sua morte.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Vs.6 – “Porque quanto a mim, estou sendo já derramado por libação”

Entre os israelitas, uma libação consistia em derramar um líquido, geralmente um vinho forte, sobre o sacrifício no altar.

Essa é uma belíssima figura de linguagem, ilustrando o que a vida de um cristão fiel é como uma libação derramada e oferecida a Deus!

Em Isaías 53:12, a libação é usada como uma metáfora para descrever o sacrifício de Cristo que «derramou a sua alma na morte»

Paulo via a sua morte como um sacrífico agradável a Deus, que estava muito próximo de acontecer.

No vs.6b ele diz: “O tempo (kairós) de minha partida é chegado”:

Isso significa que devemos estar conscientes que até o nosso último suspiro estaremos neste combate. Paulo teve a revelação de que o seu tempo de combate estava chegando ao fim.  

Nesse contexto de partida, o apóstolo fala aqui sobre as três situações que devemos estar preparados como cristãos: o combate, a corrida e a preservação da fé.

1- O NOSSO COMBATE NO MUNDO.
Combati o bom combate”

A palavra combate denota “esforço, luta, sacrifício e agonia”.

Tais palavras eram usadas nos dias do Paulo para se referir aos jogos populares na antiga Grécia, onde jogadores lutavam uns com os outros pela vitória.

O desejo de Paulo é lembrar-nos que, como crentes não estamos em um parque de diversões, mas um campo de batalha.  

E as palavras que definem a vida dos salvos em Cristo são: “esforço”, “batalha” e “sacrifício”.

 Outra coisa que devemos entender sobre o combate é que ele é bom.

Paulo não o chama de mau combate e sim bom combate. Porque será?

- O termo “BOM” do grego é kalos, significa “excelente”, “gracioso”, “insuperável”, “bonito”, “precioso”, “recomendável”, “magnífico” ou “admirável”.

Do ponto de vista humano, essa vida era repleta de privações, sofrimentos, dificuldades e dor.

Mas do ponto de vista da fé, essa mesma vida era um combate nobre, notável, singular e proveitoso, que faz valer a pena qualquer desafio e adversidade.

Precisamos encarar o nosso combate de uma maneira diferente e pararmos de reclamar da luta! 

No Salmo 18:32-34 temos uma linda descrição de como o Senhor nos prepara para o bom combate da fé:
31 Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
32 O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,
33 ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.
34 Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze.

II – A NOSSA CORRIDA NO MUNDO.
“completei a carreira”

Paulo agora sai da arena de luta livre para a pista de corrida. Ele tem em mente os atletas nos jogos gregos, que tinham que percorrer grandes distâncias, na esperança de ser o vencedor.

Paulo fala da nossa Carreira: A palavra “Carreira“, literalmente, refere-se a um “percurso ou uma corrida“.

Esse mesmo  pensamento encontra em Hebreus 12: 1-3:

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.  

Essa corrida tem algumas peculiaridades:

A – Não há competição nesta corrida:
Eu não estou competindo contra você, nem você está competindo contra mim. Se tivermos ciúme ou inveja da corrida de alguém, isso nos fará tropeçar e perder a nossa própria corrida.

B – O Senhor determina como será a sua corrida:
A nossa caminhada individual é projetada por Deus. Ele decide o percurso e as dificuldades deste caminho. Ele é quem decide onde corremos e em quanto tempo correremos!  

C – O Senhor nos orienta nesta corrida.
Por isso temos que correr olhando para aquele que é o autor e consumador da nossa fé. Esse olhar não é apenas uma referencia, mas é obediência! Ele é quem nos treina, nos instrui através do Espírito Santo!

 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”.  Salmo 32:8

D– O Senhor recompensa quem completa a corrida.
Quando Paulo usa o termo “completei a corrida“, se você ouvir atentamente, você quase pode ouvir o apóstolo dizer: ”Ufa!”.

“Não é fácil a corrida, o caminho é estreito, mas valeu todo o esforço!”. 

Os corredores na Grécia antiga competiam para ganhar uma coroa feita de folhas de louro. Coroas que rapidamente pereciam. Mas àqueles que completarem a corrida irão receber uma coroa incorruptível!

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”.  1 Cor 9.24,25

Paulo olha para além da linha de chagada e contempla o dia em que o Senhor Jesus Cristo lhe dará uma coroa que nunca irá perecer!

Paulo está nos dizendo para continuar correndo e não esperar recompensa de homens. Basta executar a corrida, porque o lugar do pagamento não é aqui, é nos céus!

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22:12).

III – A PRESERVAÇÃO DA FÉ
“Guardei a fé”

Guardar é preservar, e não adulterar a fé.

O plástico bolha guarda objetos para não quebrarem, a geladeira guarda alimentos para não perecerem, as luvas esterilizadas guardam pessoas de serem contaminadas. Nós como cristãos guardamos a nossa fé para não retrocedermos!

Há um texto da Palavra de Deus que considero muito forte em tempos onde a nossa fé tem sido tanto afrontada! (Hebreus 10:37-39)

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Apesar de todo o combate e de ter que percorrer com esforço a sua corrida, Paulo não se esfriou na fé, não esmoreceu, mas a preservou viva em seu coração!

Nós precisamos ter uma forte convicção de que as lutas que enfrentamos não podem roubar a nossa fé!

Veja Bem! Paulo está preso em uma cadeia romana, à beira da morte, sentenciado pelo governo romano. Seria em breve decapitado.

Mas tal circunstância em nada alterou a sua fé e amor a Jesus. 

Haverá dias em que você terá que caminhar sozinho, ninguém te ajudará, mas terá que manter seus olhos no Senhor guardando ou preservando a tua fé!

Paulo se sentiu assim quando escreveu este texto: (2 Timóteo 4:16-18)

16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”.

Precisamos guardar a nossa fé como o bem mais precioso que temos! "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" - Lucas 18:8

Conclusão: Que tipo de epitáfio colocaria em sua lápide? Quando você chegar ao final da sua vida, você vai ser capaz de olhar para trás e dizer:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”? 

Tenho a firme convicção que ao chegar diante de Deus cumprindo o que Ele determinou para mim poderei dizer: "Valeu a pena" Sim! Valeu a pena! 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão?GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário