sábado, 8 de dezembro de 2018

Sujeitai-vos a Deus!



CINCO RAZÕES PARA CUMPRIR ESSE MANDAMENTO


Texto:
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Tg 4:7

Introdução: A grande maioria dos crentes que conheço dá uma grande ênfase à segunda parte deste versículo: “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”, mas, a primeira parte é a mais importante. Não adianta nada resistirmos ao diabo se não sujeitarmos a nossa vida em obediência a Deus. 

Sem sujeição a Deus o diabo não fugirá de nós e com certeza tudo o que fizermos para nos ver livres de suas ações será inútil.

Você sabe o que significa a expressão “Sujeitai-vos a Deus”? Vou começar lhe dando um exemplo:

Quando você começa a trabalhar em uma empresa ou loja, você se coloca em uma posição em que não estava anteriormente.

Por exemplo, se você entrar em uma loja como cliente, você está livre para ir onde quiser e sair quando quiser.

No entanto, quando você se torna um empregado da loja, um funcionário, seu empregador tem o direito de fazer certas exigências a você enquanto estiver no seu local e horário de trabalho.  

Ele vai ditar qual parte da loja você trabalhará. Ele lhe dirá quando você estará lá e quando poderá ir embora. A sua parte como empregado é respeitar esse relacionamento e obedecer ao que lhe for dito e ordenado.

A palavra “sujeição”, que é a mesma coisa que “submissão”. Para nós, sujeição significa simplesmente acatar a ordem daquele que manda. E você pode fazer isso sem que necessariamente seja de coração.

É como o Joãozinho diante de seu Pai que lhe disse: Joãozinho! Senta!...Ele diz: Não!! O Pai novamente diz , “Senta” Ele diz não sento... Então o Pai pega uma vara e diz: “Se você não sentar eu vou ter que disciplinar você! Então o Joãozinho diz: “Eu vou sentar, mas em meu coração eu estou de pé!.”

Mas aqui em Tiago 4:7, a sujeição significa obediência voluntária. Não é a ideia de ser forçado a fazer algo por imposição, mas sim de cumprir voluntariamente os comandos dados a você.

Então, voluntariamente devemos nos posicionar de forma submissa ao Senhor. Servir e nos submeter ao Senhor não deve ser apenas uma atitude, mas um desejo e anseio positivo da nossa alma.

Mas, na prática, por que eu deveria me sujeitar? Que benefícios práticos isso tem pra mim?

Para responder a essa pergunta, devemos olhar para os versículos anteriores, e é por isso que a palavra portanto” está presente no versículo 7, fazendo referência ao que foi dito anteriormente.

Em Tiago 4: 1- 7 diz:
1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Vejo cinco razões pelas quais é importante cumprir o mandamento sujeitai-vos a Deus.

1 – POR CAUSA DE NOSSOS CONFLITOS
1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;

De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Eis uma boa pergunta!

A pergunta de Tiago é retórica, pois ele já conhece a resposta: dos prazeres que militam na vossa carne?

Tiago não porá a culpa em forças externas (por exemplo: o diabo e seus demônios): A fonte de nossos conflitos como Paulo diria, é o "velho homem", a velha natureza carnal.

No versículo 2 Tiago diz: "Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis"

Toda cobiça gera um pecado de morte, porque a cobiça é um desejo desordenado por aquilo que não nos pertence, é uma ambição exagerada, avidez ardente de possuir, dominar ou ter poder sobre alguma coisa ou pessoa.

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15)

Só uma vida de sujeição ao Senhor vencerá tais conflitos!

2 – PARA QUE NOSSAS PETIÇÕES NÃO SEJAM MÁS
3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.

A terceira razão pela qual devemos nos submeter a Deus, no versículo 3, é que temos orações más ou erradas! 

Apesar de a Bíblia afirmar que podemos pedir o que quisermos, muitas vezes não seremos atendidos.

Por quê? Porque pedimos “errado”.  Pedimos coisas que nos satisfazem no lugar de pedir coisas que realizam a vontade de Deus e glorifiquem o Seu nome.

Quando nos submetemos a Deus, acabamos pedindo coisas que lhe agradam, e Ele sempre responde esse tipo de oração.

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14)

Só uma vida de sujeição ao Senhor fará com que as nossas orações estejam de acordo com a Sua vontade!

3 – PARA QUE NÃO SEJAMOS ATRAÍDOS PELO MUNDANISMO.
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O versículo 4 nos diz que devemos nos sujeitar e nos submeter a Deus porque lutamos com o mundanismo.

A amizade com o “mundo” (o sistema de governo de Satanás) é realmente “inimizade” com Deus e nos faz cometer adultério espiritual! Esse é o significado de infidelidade.

O cristão que se sujeita a Deus é completamente diferente deste mundo! 

Seus costumes, seu jeito de ser, vestir-se, falar e principalmente pensar não podem assemelhar-se aos valores distorcidos e pecaminosos do sistema.

O cristão mundano é um grande entrave para a igreja. O seu testemunho é péssimo! Em vez de atrair pessoas à Cristo, às repele!

Em 1 Coríntios 15:33,34, o apóstolo Paulo chega até a admoesta-los e responsabilizá-los severamente por essas atitudes:

33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
34 Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.

O cristão se se sujeita a Deus, ama a Deus acima de tudo e valoriza o amor do Pai por ele.

1 João 2:15-17
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Então, quando me submeto às vontades e desejos de Deus, fico mais distante do mundanismo.

4 – PORQUE O ESPÍRITO SANTO TEM CIÚMES POR NÓS
5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Quem diria! O Senhor com ciúme de nós, seus filhos amados! Esta é uma verdade preciosa que precisa ser valorizada.

Deus tem ciúme de nós no sentido de ansiar por uma completa fidelidade da nossa parte. 

Este é o ciúme de Deus. Ele tem zelo por nós!

Ele deseja que sejamos fiéis, que o adoremos em verdade. Ele se entristece quando usamos de maneira indevida o ‘Templo’que é o nosso corpo, que pertence a Ele, para as práticas do pecado.

Ele se entristece quando pecamos e envergonhamos o seu Evangelho.

Em Zacarias 2.8 há um texto que reflete bem o zelo de Deus por nós:

“Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.”

Segundo a Bíblia Vida Nova, o termo ‘menina’, em hebraico, significa a pupila dos olhos.

O olho é um dos maiores tesouros e o mais bem protegido órgão do corpo, e assim também Deus valoriza e protege o seu povo.

Por esta explicação, percebemos quão imenso é o amor e o cuidado de Deus para com os seus filhos!

Aqueles que se sujeitam a Deus reconhecem este zelo que Deus tem por eles.

5 – PORQUE DEUS DÁ MAIOR GRAÇA AOS HUMILDES
6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

A sexta razão pela qual devemos nos submeter a Deus é que Ele tem maior graça para dar aos humildes.

Graça é um favor que não foi merecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece, mas porque a pessoa que dá é generosa.

“Se você quer mais abençoado ou agraciado por Deus em sua vida seja humilde, porque a humildade te levará à sujeição a Deus!” 

O orgulho sempre vai nos levar a um caminho de resistência e de rebelião contra Deus, me afastando Dele.

Por isso o versículo 6 diz que Deus resistirá os soberbos! 

Como precisamos ser humildes! 

A palavra “humildade” tem sua origem no grego antigo, e sua fonte foge um pouco do conceito que temos do termo.

A palavra que originou “humildade” foi a grega HUMUS, que significa “terra”.

Este mesmo vocábulo da antiga Grécia também deu origem as palavras “homem” e “humanidade”. Significando primeiramente “terra fértil” e “criatura nascida da terra”, se desenvolveu até ter o significado que conhecemos hoje.

“Humilde“, obviamente tem a mesma origem em HUMUS, e vem do grego HUMILIS, que significava literalmente “aquele/aquilo que fica no chão”.

O que temos quando nos humilhamos? O versículo 6 diz “maior graça” e o verso 10 diz que Ele nos levará para um lugar de honra, de exaltação:

“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

Conclusão:

A submissão a Deus parece um processo longo e difícil, mas é o único caminho para sermos vitoriosos aos olhos de Deus.

“A vida de resistência a um Pai amoroso é muito mais difícil do que uma vida de submissão simples e amorosa”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário