terça-feira, 14 de julho de 2020

NOSSA COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO



“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” 2 Coríntios 13:13

Introdução: No domingo passado o Senhor colocou em meu coração o desejo de falar sobre a Vida Cheia do Espírito Santo!

Naquela ministração aprendemos que todo aquele que nasceu de novo em Cristo é habitação do Espírito Santo. E isso já é um grande privilégio. Somos o Templo do Espírito Santo! Somos a casa de Deus!

No entanto, nem todos ainda experimentaram a bênção de serem CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, de maneira que manifestem abundantemente o fruto do Espírito, santidade e coragem para testemunhar.

A vontade de Deus não é apenas que tenhamos o Espírito, mas que o Espírito Santo nos tenha!

Por isso eu quero falar nesta noite de outra questão tão importante e vital quanto o SER CHEIO DO ESPÍRITO. Eu quero falar contigo sobre a COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO.

A primeira palavra que me vem à mente quando eu penso na comunhão com o Espírito Santo é a palavra relacionamento.

A comunhão ou relacionamento com o Espírito santo na verdade é um chamado à comunhão de intimidade, amizade e parceria.

A comunhão com o Espírito Santo é um relacionamento de intimidade porque para experimentar o amor profundo de Deus, precisamos conhecê-Lo mediante o Espírito Santo que proporciona essa intimidade.

Em Romanos 5:5 Deus “derramou” o Seu amor em nossos corações “pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”. Você não pode amar a Deus verdadeiramente sem o Espírito Santo habitando em você.

A comunhão com o Espírito Santo é um relacionamento de amizade porque o Espírito anseia ser seu amigo mais próximo, alguém com que você possa expressar suas ideias, segredos e tudo o mais que quiser.

A Bíblia diz que é pelo Espírito de adoção que podemos clamar a Deus em nossas orações dizendo: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filho de Deus (Romanos 8:15,16).

Temos um amado amigo na Pessoa do Espírito Santo. Ele é para nós o que Jesus foi para os discípulos. E devemos ser para Ele o que os discípulos foram para Jesus.

A comunhão com o Espírito Santo é um relacionamento de parceria porque o Espírito Santo nos orienta em nossas decisões e nos ajuda na obra do Senhor!

Em At 15.28 nos mostra que a Igreja Primitiva caminhava em obediência à orientação do Espírito Santo.

As decisões eram tomadas em submissão à sua soberana vontade. Líderes eram escolhidos conforme seu querer.  O texto diz: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós…”

Ao fazer a obra de Deus você prega a Palavra, testemunha o que Jesus fez por ti, demonstra o amor de Cristo através de sua vida, mas é o Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. ( João 16:8-11)

COMO TER UMA COMUNHÃO PROFUNDA COM O ESPÍRITO SANTO?

Creio que a chave para termos uma profunda comunhão com o Espírito Santo está em conhecer a sua verdadeira essência que é a SUA PERSONALIDADE.

Embora o Espírito Santo conceda poder e faça milagres até mesmo na natureza a sua principal característica é ser uma personalidade.

Podemos encontrar na bíblia várias características da personalidade do Espírito santo. Não vou falar sobre todas as características, mas quero citar algumas:

1- O ESPÍRITO SANTO CONSOLA.
“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” João 16:7

Jesus ascendeu aos Céus e mandou o Espírito Santo como seu substituto.

O termo “consolador”, traduzido do grego “parakletos”, é citado em apenas 5 versos da Bíblia, sempre pelo apóstolo João (João 14:16; 14:26; 15:26; 16:7 e I João 2:1). O sentido original da palavra grega parákletos está relacionado a alguém que está ao lado a fim de ajudar, defender, consolar.

O Espírito Santo é por excelência o nosso consolador. É aquele com quem podemos contar a qualquer hora do dia ou da noite para expor os nossos problemas e angústias. Ele sempre trará conforto ao nosso coração, nos encorajando para ir adiante.  


2 - O ESPÍRITO SANTO PENSA
"E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus." (Romanos 8:27)

A palavra intenção no original grego deriva de “phroneo”, que quer dizer ter propósito, intenção, entendimento; enfim, ter pensamentos, ter uma mente.

3- O ESPÍRITO SANTO FALA
"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto." (Hebreus 3:7-8)

Sim, o Espírito Santo fala conosco e não devemos estar atentos a sua voz. E tudo o que Ele fala está de acordo com a Palavra Revelada na bíblia. Por isso devemos conhecer mais a Palavra de Deus!

O Espírito Santo, conforme sabemos, é Deus. Quando Ele fala conosco, é Deus falando conosco. Ele muitas vezes fala de forma específica, clara, conforme vemos nesta passagem das Escrituras:

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." (1 Timóteo 4:1)

O termo “expressamente” presente no verso acima é por vezes traduzido por “claramente”. O Espírito Santo tem a habilidade de falar de forma clara, sem interpretações duvidosas.

4- O ESPÍRITO SANTO NOS ENSINA
" Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. (1 Coríntios 2:13)

Ser sensível aos ensinamentos do Espírito Santo é uma das principais causas de podermos ver as coisas da perspectiva de Deus. Quando tentamos enxergar o mundo da nossa própria perspectiva, temos um entendimento não apenas limitado, mas principalmente vulnerável às influências negativas.

Para recebermos o ensino do Espírito Santo não basta só lermos a bíblia. Precisamos estuda-la, examiná-la com muito cuidado e oração. E isso requer tempo e dedicação.

5- O ESPÍRITO SANTO SE ENTRISTECE
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30)

Primeiramente, fica claro mais uma vez que o Espírito Santo é uma pessoa. Se fosse apenas uma força, não faria sentido dizer que ele pode ser entristecido.

Como os verdadeiros cristãos estão selados pelo Espírito Santo de Deus, tudo o que fazemos que agride o seu caráter também o entristece.

Paulo nos fala nos textos anteriores a este o que é que entristece o Espírito Santo: (Efésios 4:25-29)

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
27 nem deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

6- O ESPÍRITO SANTO AMA
"Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor." (Romanos 15:30)

O Espírito Santo nos ama verdadeiramente. Paulo, aqui, pede oração não apenas porque estão unidos em Cristo, mas também porque usufruem do amor que vem do Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo nos ama verdadeiramente e nós amamos através do amor que provém dele.

Assim, quando às vezes pensamos que não conseguiremos perdoar uma pessoa, por exemplo, é importante que nos lembremos que com a ajuda do Espírito Santo e do seu amor, podemos muito mais do que imaginamos nesta área.

CONCLUSÃO:

Essas são, portanto, algumas das características do Espírito Santo como pessoa.

Embora o Espírito Santo seja poderoso e nos influencie, ele não deve ser entendido como sendo em si uma força ou uma influência, mas sim uma pessoa com inteligência e emoções, que tem um propósito específico no seu relacionamento conosco que é nos ajudar, aconselhar, ensinar, sempre o intuito de que possamos cada dia mais ter com Ele uma viva comunhão.


Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário