quinta-feira, 23 de julho de 2020

OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA NÓS



“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26

Introdução: Já fazem dois domingos que estamos aprendendo sobre o Espírito Santo. No primeiro domingo aprendemos sobre a necessidade de sermos Cheios do Espírito Santo a fim de vivermos uma vida de ousadia e poder.

No segundo domingo, aprendemos sobre a Comunhão com o Espírito Santo focando em sua personalidade. Ou seja, o Espírito Santo é uma pessoa que deseja ter comunhão ou um relacionamento conosco. E este relacionamento é um chamado à intimidade, amizade e parceria com o Espírito Santo.

Como pessoa, o Espírito Santo, consola, pensa, fala, ensina, entristece e tem até ciúmes de nós.

“Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” Tiago 4:5

A mesma palavra usada por Tiago para falar do ciúmes do Espírito Santo é usada também em Deuteronômio 4:24

“Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.” Deuteronômio 4:24

A Palavra hebraica traduzida por zeloso é qannã' (קַנָּא) significa ciumento. Não o ciúmes carnal, humano.

Esta característica Divina demonstra que o Senhor é diferente de outros deuses e que não aceita o politeísmo.

Dito isto, hoje eu quero falar contigo sobre nomes ou títulos dado ao Espírito Santo e sua importância para nós como cristãos. Ao conhecermos estes nomes podemos ter maior clareza não só de sua missão, mas também de seu propósito em nossas vidas.

1. O ESPÍRITO
A palavra "espírito" é a tradução, no Velho Testamento, da palavra Hebraica ruach e, no Novo Testamento, da palavra Grega pneuma. Estas palavras também são traduzidas como "vento" (João 3:8).

“O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” João 3:8

A ideia central é aqui é do poder e presença invisível do Espírito Santo.

Não podemos ver o vento, mas podemos perceber os efeitos de sua ação, sentirmos sua presença e ouvirmos o som de sua chegada em nós.

Conta-se uma parábola que certo agricultor sempre se queixava da má distribuição do sol e da chuva. Finalmente, Deus lhe teria permitido governar o tempo durante um ano; e ele cuidou bem do sol, da chuva, do calor, do frio... Só que a sua colheita não deu em nada, porque se esqueceu do vento, necessário para polinizar a plantação.

Sem este vento divino, não podemos ter uma grande colheita de almas para Cristo.

2- SANTO.
Ele é chamado de Santo, porque é o Espírito de Santidade, e porque sua obra principal é a santificação.
Enquanto que Jesus como nosso Salvador fez sua obra redentora por nós, o  Espírito Santo como aquele que nos santifica faz a Sua obra em nós, transmitindo às nossas almas a sua santidade.
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6
Ser santificado significa ser feito santo, ou separado. A santificação é um processo que começa no momento em que nos tornamos cristãos.

Esse processo continua até a morte, quanto finalmente o crente torna-se total e eternamente justo.

3- ESPÍRITO DA PROMESSA.
O Espírito Santo é chamado de Espírito da Promessa, porque através do profeta Joel Deus prometeu que derramaria do Espírito sobre toda a carne (Joel 2:28,29.)

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.” Joel 2:28,29

A prerrogativa mais elevada de Cristo, ou o Messias, era a de conceder o Espírito, e esta prerrogativa Jesus a reivindicou quando disse: " Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Lucas 24:49

E Paulo em Gal. 3:14 também fala desta mesma promessa quando diz: “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” Gálatas 3:14

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, foste selado com o ESPÍRITO da promessa; o qual é o penhor da vossa herança..." (Ef 1.13,14).

4- ESPÍRITO DA VERDADE.
Jesus se refere ao Espírito Santo como o Espírito da Verdade em duas ocasiões:

a- (João 14:17) “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” João 14:17

(João 16:13,14 ) “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

Ao se referir ao Espírito Santo como o Espírito da Verdade, o Senhor Jesus enfatiza o seu ofício como um mestre, ou professor cujo ministério é manifestar, vindicar e aplicar a verdade encontrada em Jesus.

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”  João 14:26

Jesus é a verdade, como reconhecem os cristãos e o Espírito, que foi enviado por Ele próprio é um eco, uma representação de suas próprias palavras, ações, mandamentos e missão.

É por isso que Jesus disse no vs. 14 de João 16: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

5- ESPÍRITO DA GRAÇA.
“De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” Hebreus 10:29

Sabemos que o Espírito Santo é quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11).

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
9 do pecado, porque não creem em mim;
10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

E ao convencer o ser humano de seu pecado o Espírito Santo, manifesta também ao pecador a graça pela qual podemos ser perdoados e salvos da condenação de nossos pecados.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9

Resistir ao chamado do Espírito da Graça significa insultar a Deus e desprezar a sua disposição de libertar e salvar o pecador

6- ESPÍRITO DA VIDA.
“Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:2

A frase "Espírito de vida" significa que o Espírito Santo é aquele que produz ou dá a vida, que concede novidade de vida.

“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Romanos 6:4

Andar em novidade de vida é saber que o Espírito Santo se move em você te levando a uma vida de abundancia espiritual.

Andar em novidade de vida é deixar para trás as coisas do velho homem com os seus hábitos e procedimentos antigos.

7- ESPÍRITO DE ADOÇÃO.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” .Rom. 8:15.

Quando a pessoa é salva, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus, e adotada na família divina, mas também recebe "dentro de sua alma o conhecimento de que participa da natureza divina”.

Assim como Cristo é nossa testemunha no céu, aqui na terra o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16 

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.” 1 João 3:1

CONCLUSÃO: O nosso objetivo ao conhecer alguns nomes atribuídos ao Espírito Santo é conhecer tudo aquilo que Ele faz em nós e reconhecer que o que temos dentro de nós é muito maior do que imaginamos.

Alguns de nós pensam o seguinte: “Se Jesus estivesse aqui na terra, e se pudéssemos vê-lo, nós o seguiríamos a qualquer lugar”.

Mas, o Senhor Jesus disse: em João 14:17 “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

Esse é um tempo em que precisamos ser lembrados de que o Espírito Santo está dentro de nós.  Você precisa lembrar e dizer: “O Espírito de Deus está em mim! Cristo está em mim hoje, representado pelo seu Espírito, tão certo como estava com os discípulos no passado.”

Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário