terça-feira, 28 de julho de 2020

A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO



“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8:14

Introdução: Graça e Paz irmãos! Já fazem três domingos que estamos aprendendo sobre o Espírito Santo. O objetivo destas ministrações é conhecermos mais da pessoa do Espírito Santo a fim de vivermos uma vida cristã mais dinâmica e de intimidade com o Espírito Santo.

Hoje eu quero falar com vocês de outro aspecto da ação do Espírito Santo em nós. Trata-se de sermos guiados pelo Espírito Santo; de recebermos a direção que vem Dele para que as decisões que iremos tomar sejam de acordo com a vontade de Deus.

Neste tempo de pandemia sei que muitos têm se perguntado. O que vai ser de minha vida? Como será o meu amanhã? O que vou fazer?

Eu quero te dizer uma coisa: Se você é um filho ou uma filha de Deus tenha certeza de que o Espírito Santo guiará você! Ele não deixará você no escuro à mercê da vida! Esta é uma verdade que precisamos crer e viver.

A bíblia fala sobre duas formas de orientar a nossa vida através das expressões: "andar segundo a carne" e "andar em Espírito"

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5:16

Ø  Andar na carne é viver de acordo com os desejos carnais, conduzindo a si mesmo segundo os preceitos humanos e mundanos.

Ø  Andar no Espírito é viver de acordo com a orientação de Deus e de Sua Palavra em sua vida!

Um dos maiores anseios do homem é ter direcionamento para sua vida. Em todos os povos e culturas podemos encontrar essa busca. Desde a antiguidade, pessoas buscam por direção através do ocultismo, magia, cartomantes, videntes, médiuns, tarólogos.

No entanto, sabemos que todas estas formas de se buscar direção são carnais, enganosas e abomináveis ao Senhor. (Deuteronômio 18:9-12)

9 Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.
10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti.

Deus nos ama incondicionalmente e compreende a nossa necessidade de direcionamento, porém a direção para a nossa vida vem do Espírito Santo que habita em nós!

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9)

A Bíblia nos ensina que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14)

Mas quais as características da direção do Espírito Santo?


1- A DIREÇÃO DO ESPÍRITO ESTÁ EM CONEXÃO
COM PALAVRA DE DEUS.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

Não é a toa que a Palavra de Deus é a Espada do Espírito!

O conhecimento da Palavra de Deus pode nos ajudar a discernir se os nossos desejos vêm do Espírito Santo ou não.

Temos de testar as nossas inclinações de acordo com as Escrituras.

Pessoalmente creio que o Espírito Santo pode falar diretamente ao nosso espírito por meio de impressões, sonhos ou visões como ocorreram várias vezes no livro de Atos; porém Ele nunca irá estimular-nos a fazer qualquer coisa contrária à Palavra de Deus.

Se algo entra em conflito com a Bíblia, então não é do Espírito Santo e deve ser ignorado.

Não entendemos as Escrituras pela simples inteligência natural, mas pela ação do Espírito.

O Espírito de Deus que inspirou as Escrituras é o mesmo que as ilumina. A verdade escrita se torna verdade iluminada; e à medida que ela é examinada com a ajuda do Espírito Santo, ela vai sendo compreendida e apreendida.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1Co 2.11, 12).

É importante notar que temos a escolha de aceitar ou não a orientação do Espírito Santo. Quando conhecemos a vontade de Deus, mas não a seguimos, estamos resistindo a obra do Espírito em nossas vidas como fizeram aqueles que apedrejaram Estevão.  

Estevão quando expunha a Palavra de Deus no Sinédrio antes de ser friamente apedrejado disse:

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” Atos 7:51

2- A DIREÇÃO DO ESPÍRITO ESTÁ EM CONEXÃO
COM A SOBERANIA DE DEUS.

(Atos 16:6-10)
6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia,
7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade.
9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.

Neste texto temos um problema aqui. Sabe por quê?
Jesus ordenou aos seus seguidores para fazer “discípulos de todas as nações” (Mt 28:19) e para serem testemunhas dele “até aos confins da terra” (At 1:8).

Pode parecer absurdo o fato de o Espírito Santo impedir alguém de fazer a obra de Deus, especialmente de pregar o evangelho quando há um mandamento dado pelo Senhor Jesus sobre o assunto.

Este texto nos mostra que Paulo e Timóteo foram “impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia” (v. 6); e depois mais uma vez foram impedidos de pregar em Bitínia (na costa norte da Ásia Menor).

O que ocorreu aqui é que o Espírito Santo tinha outros planos através da vida de Paulo: trazer o Evangelho para a Europa!!

Mais tarde o evangelho chegou também a Ásia, mas no tempo determinado pelo Espírito Santo!

Você já tentou arrombar portas que Deus fechou? Sabe que se as arrombarmos, vamos passar por elas (de certeza), mas os resultados não serão nada agradáveis.

Portas fechadas por Deus não devem ser arrombadas por nós!

Ele sabe as portas certas por onde precisamos passar. Nós apenas vemos o hoje, Ele vê o ontem, o hoje e o amanhã.

Seus planos são mais excelentes do que os nossos!

Paulo não arrombou as portas e nem insistiu com Deus para que Ele as abrisse, mas entendeu, pelas evidências, que Deus o queria em outro lugar.

9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.

Este texto é claro em nos mostrar que o Espírito Santo é soberano. Sua ação não é limitada, nem direcionada por nós ou nossas estratégias, ainda que sejam bem intencionadas!

“Sendo Deus o Espírito Santo é soberano. Ele age onde quer. Ninguém pode domesticá-lo. Ninguém pode manipulá-lo. O Espírito Santo é soberano. Ele age quando quer, onde quer, em quem quer.” Rev Hernandes Dias Lopes

Como resultado da obediência de Paulo à direção dada pelo Espírito Santo uma Igreja forte se formou na cidade de Filipos. Esta igreja foi o “marco-zero” das Igrejas na Europa se tornou também uma igreja missionária.

CONCLUSÃO: Quando Israel viajava pelo deserto, havia uma nuvem que os guiava (Num.9.15-23). Se a nuvem estivesse parada, o povo deveria permanecer naquele lugar.

Existem momentos em que devemos esperar, com paciência, até que recebamos uma ordem, uma orientação ou um sinal.

Em Mateus 4:1 nos diz que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, mas ele não ficaria ali para sempre.

O deserto pode ser uma passagem, um lugar de treinamento, mas não uma morada. Depois, Cristo voltou para a cidade e foi exercer seu ministério.

Queremos fazer a obra de Deus com êxito e vitória? Precisamos enfrentar o deserto, conduzidos pelo Espírito Santo.

Era de se imaginar que Jesus não precisasse ser orientado por outra pessoa. Entretanto, precisava. Ao descer da sua glória, ele abriu mão de suas prerrogativas divinas, incluindo sua onisciência, para se tornar semelhante a nós. Estando na condição humana, Cristo não sabia de todas as coisas (Mc.13.32).

“Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32

Por isso precisava ser conduzido pelo Espírito Santo. Se Jesus precisou, quanto mais nós!

Para onde o Espírito Santo nos levará? Para os lugares determinados pelo Pai. Ele levou Jesus ao deserto e não a um passeio turístico.

Gostaríamos que o Espírito Santo nos levasse apenas a lugares agradáveis, mas ele certamente nos levará a lugares necessários, a situações e experiências diversas, que podem ser prazerosas ou não.


Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário