terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ ALGEMADA.

 
TEXTO: 2 Timóteo 2:8,9
 
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
9 pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.
 
Introdução: Graça e Paz! Nesta noite eu quero refletir com a igreja o tema: A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ ALGEMADA.
 
É importante observar que Paulo escreveu essas palavras por volta do ano 67 d.C. quando estava preso em Roma. Nesta epístola que Paulo escreveu ao seu jovem discípulo Timóteo ele mostra com muito realismo não só o seu sofrimento por causa do evangelho, como também o chama para participar dos seus sofrimentos.  
 
“Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2:3  
 
Na verdade, Paulo usa três exemplos, ou analogias para ensinar a Timóteo como ele deveria encarar os sofrimentos por amor a Cristo.
 
(1) Ele compara o cristão a um soldado. O soldado precisa ter disciplina, ser submisso à hierarquia a que é submetido, estar sempre pronto para o combate, vigiando na sentinela, dormindo abraçado com a sua arma.
 
(2) Ele compara o cristão a um atleta: O atleta também precisa de disciplina, treinamento, domínio próprio para estar preparado para o dia da disputa. Precisa superar seu próprio limite, suas próprias limitações, para conseguir ir além e vencer seus adversários.
 
(3) Ele compara o cristão a um lavrador: Já o lavrador precisa se esforçar para tirar da terra o seu sustento, precisa preparar a terra, semear, esperar as chuvas, lutar contra as pragas e ervas daninhas, e então se esforçar novamente para colher os frutos do seu trabalho.
 
Nós cristãos, precisamos estar prontos e preparados para sofrer por causa do evangelho de Cristo.  
 
“Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,” Filipenses 1:29
 
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”. 1 Pedro 4:12,13
 
Como podemos lidar com o sofrimento de maneira que não venhamos a perder a esperança?
 
1- ESTEJA FIRMADO EM JESUS CRISTO.
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
 
Esse encorajamento soa estranho em uma cultura dominada pelo espírito da autoajuda.
 
Observe que Paulo não recomenda a Timóteo olhar para si mesmo, considerar as suas habilidades e potenciais para superar os problemas.
 
Jesus Cristo é o foco do encorajamento de Paulo. Lembra-te de Jesus Cristo!
 
Por que Timóteo é exortado a lembrar-se de Jesus Cristo? Somos, por natureza, pessoas que sofrem um tipo de amnésia espiritual.
 
Esquecemo-nos com muita facilidade as obras de Deus em nosso favor.
 
“Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos“. Lembrar-se da ressurreição é trazer à memória três outras maravilhosas verdades:
 
Ø  ELE MORREU POR NOSSOS PECADOS – A ressurreição, antes de tudo, aponta para o fato de que ele morreu por nossos pecados.
 
Ø   ELE ESTÁ VIVO E PRESENTE – Jesus Cristo ressuscitou. Ele está vivo.
 
Ø  ELE É DEUS – A ressurreição de Jesus confirma a sua divindade. A ressurreição de Jesus é o atestado da sua divindade e a certidão de nascimento da igreja.
 
 
2- ESTEJA PREPARADO PARA SOFRER COMO UM CRISTÃO.
2 Timóteo 2.9 “pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor”
 
Paulo não nega o seu sofrimento. Ele diz: “Estou sofrendo...”
 
Andar com Deus, não nos deixa imunes a problemas, sofrimentos, tribulações, tempestades, tristezas, angústias.
 
Precisamos entender que ainda que venhamos sofrer por fazermos aquilo que é certo, por sermos cristãos verdadeiros e sinceros é bem melhor do que sofrer andando no pecado, segundo a inclinação da nossa carne, satisfazendo os desejos pecaminosos do nosso coração enganoso e corrupto.   
 
1 Pedro 4:14-16
 
14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
15 Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;
16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
 
 
3- CREIA NO PODER INABALÁVEL DA PALAVRA DE DEUS
“...a palavra de Deus não está algemada”
 
Paulo tinha sido abandonado pela maior parte dos seus amigos e era o final do Reinado de Nero.
 
Paulo sentia que o tempo da sua partida estava próximo, mas ainda que ele estivesse preso, sua fé na Palavra de Deus era inabalável.
 
A palavra se torna viva em nossas vidas, pois estamos vivendo ela, pregando ela, testemunhando na prática, o que vem acontecendo diariamente conosco. Ele não está algemada, está solta, se propagando por todos os lugares onde há um filho de Deus vivendo ela intensamente.
 
 
- A palavra de Deus sempre permanecerá. “Passará os céus e a terra”, disse o Senhor Jesus, “porém as minhas palavras não passarão”. Mt. 24:35
 
CONCLUSÃO: Quando se fecham templos não significa que a igreja de Cristo está sendo fechada. Os templos são apenas locais de culto e não a igreja de Cristo.
 
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
 
1 Pedro 2:9,10
 
Muitos confundem “paredes” com a igreja do Senhor, o que é um erro! Sendo assim, a igreja de Cristo está plenamente aberta, está se organizando e cultuando de outras formas, send
o igreja no mundo de formas criativas.
 
A igreja de Cristo não pode ser fechada, pois Ela é de Cristo e não nossa! Ela não é parede, tijolo, ela é feita de pessoas, de servos do Senhor. Ela está viva, não pode ser morta, paralisada; a palavra de Deus não está algemada: “pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada” (2 Timóteo 2:9).
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário