segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ATLETISMO ESPIRITUAL O dinamismo da Vida Cristã

 


1 Coríntios 9:24-27
 
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
 
Graça e Paz! Você sabia que a vida espiritual é diversas vezes comparada aos esportes, principalmente o atletismo? Creio que a razão principal desta comparação usada com frequência pelo apóstolo Paulo era para nos mostrar que a vida cristã precisa ser dinâmica.
 
A Vida Cristã é uma caminhada em movimento, capacitada pelo Espírito Santo de Deus em nossas vidas (Atos 1.8). Essa Capacitação, esse Poder, devem nos impelir para fora e para frente. Não podemos ficar estáticos e paralisados diante dos desafios deste tempo.  
 
Em 1 Coríntios capítulo 9 versos 24 a 27 Paulo compara a vida cristã com uma corrida no estádio. Certamente, ele estava fazendo referência aos jogos olímpicos da Grécia Antiga. Por mais que se esforçassem e vencessem, os prêmios recebidos pelos atletas eram apenas coroas feitas de folhas de oliveira; por isso, ele diz que são coroas corruptíveis que não se comparam às recompensas eternas que o Senhor preparou para aqueles que o seguem.
 
Usando desta analogia somos motivados a ser atletas de Cristo, atletas vencedores.
 
Por isso eu quero destacar nesta reflexão alguns pontos em comum entre a dinâmica da vida cristã e atletismo:
 
1. O ESFORÇO PELO PRÊMIO
No atletismo físico ou espiritual sempre haverá um esforço pelo prêmio.
 
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." (1 Coríntios 9:24)
 
Precisamos entender que este texto não fala de salvação, mas, de galardão, recompensa.
 
A Salvação é totalmente pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8,9), mas o galardão é recompensa pelas obras.
 
"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22:12).
 
No esporte, é sempre exigido do atleta que ele se dedique, se esforçando no treinamento. Um atleta apático nunca vence. Um jogador que não está em forma não joga. É sempre assim. E que o se esmera ganha habilidade, técnica, se torna bom atleta.
 
NA VIDA ESPIRITUAL TAMBÉM SOMOS CHAMADOS PARA NOS ESFORÇAR. Este esforço inclui uma vida de oração, disciplina e dedicação no conhecimento da Palavra de Deus!
 
"E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força ..." (Mateus 11:12)
 
Será que temos nos esforçado? Temos corrido de tal maneira a alcançar o prêmio?
 
2. OS OBSTÁCULOS A SEREM ATRAVESSADOS.
No atletismo físico ou espiritual sempre haverá obstáculos para vencermos
 
"Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?" (Gálatas 5:7)
 
Um dos esportes que definem bem o que são os obstáculos é a corrida com barreiras.
 
O corredor corre e pula barreiras. Todo cuidado é pouco. Na vida espiritual existem diversas barreiras a serem vencidas. 
 
- As provações da vida- Na corrida não desanimemos se enfrentamos a chuva, frio, calor intenso, cansaço, fadiga. Estas são as provas do percurso.
 
- as tentações diárias- Na corrida somos tentados a desistir o tempo todo. Precisamos aprender a dizer não ao pecado que tenazmente nos assedia.
 
- as perseguições- Na corrida não devemos nos surpreender com as perseguições. Elas fazem parte da vida do cristão.
 
- as distrações- Depois que a corrida começa o atleta não deve em momento algum olhar para trás. Ele deve avançar para a vitória sem se distrair.
 
Porém, como todo atleta que se supera em busca da vitória, devemos superar essas barreiras.
 
No Salmos capítulo 18 verso 29 diz: "Pois contigo desbarato exércitos, com meu Deus salto muralhas."
 
 
3. O ALVO A SER CONQUISTADO
No atletismo físico ou espiritual sempre haverá um alvo a ser conquistado.
 
"Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar”.
 
Nenhum atleta compete só por competir. Todos querem a vitória, querem o reconhecimento. No campeonato brasileiro de futebol, por exemplo, todos querem ficar entre o 4 para disputarem a Libertadores.  
 
E é na busca desse ideal que o atleta fixa o seu alvo. Para nós cristãos o nosso alvo é cruzar a linha de chegada.
 
É interessante que Paulo fazendo uma alusão ao atletismo ele diz que um só leva o prêmio.
 
Mas no sentido espiritual os que levam o prêmio são os que cruzam a linha de chegada.
 
Não adianta largar e bem e não cruzar a linha de chegada!
 
2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”
 
 
4. HÁ NORMAS A SEREM OBEDECIDAS
No atletismo físico ou espiritual sempre haverá normas a serem obedecidas.
 
"Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.." (2 Timóteo 2:5)
 
Todo esporte tem suas regras, e o atleta tem que estar conforme a essas regras para não ser desqualificado.
 
No futebol, por exemplo, o jogador de linha não pode colocar a mão na bola, agredir o adversário nem xingar a mãe do juiz, sob pena de ser punido.
 
Da mesma forma, na vida espiritual existem diversas regras, que são os próprios mandamentos de Deus para nós. Estes mandamentos estão claros na bíblia que é a Palavra de Deus. Mas não adianta apenas conhecer a Palavra, temos que praticá-la.
 
Tiago 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
 
CONCLUSÃO: Todo atleta deseja ter um bom final. Não adianta você começar bem e depois por algum motivo acabar mal.
 
Paulo falando sobre a sua própria realidade como um atleta de Cristo disse:
 
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7)
 
Para ser um vencedor  espiritualmente falando você precisa colocar a sua fé em Jesus Cristo.
 
A definição básica de um vencedor se encontra em 1 João 5.4-5: ele é aquele que vence o mundo.
 
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?
 
Nestes versículos, os vencedores são aqueles que nasceram de Deus, que creem que Jesus é o Filho de Deus – em outras palavras, são os cristãos genuínos.
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário