segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

VIVENDO PELAS PROMESSAS DE DEUS

 


2 Coríntios.1.20  “Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós”.
 
Introdução: Graça e Paz! Durante algumas semanas nós como Igreja nos dedicamos a um tempo de oração por todos os meses do ano novo, trazendo como tema as promessas de Deus.
 
No versículo que acabamos de ler, entendemos de uma forma muito clara de que Deus sempre cumpre o que nos prometeu.
 
Este mesmo texto na Nova Versão Transformadora a bíblia diz:
 
“Pois todas as promessas de Deus se cumpriram em Cristo com um alto e claro “Sim!”. E, por meio de Cristo, confirmamos isso, de modo que nosso “Amém” se eleva a Deus para sua glória.” 2 Coríntios 1:20
 
E não importa quão difícil seja esta pandemia, precisamos não apenas trazer em nossa memória as promessas de Deus, como também vivê-las de uma maneira mais intensa, mais real.  
 
O Deus dos cristãos é o Deus de promessas. Sem as promessas de Deus o seu povo não existiria. O cristianismo só existe porque Deus cumpriu as promessas.
 
Neste último domingo do ano eu ministrei que a lição mais importante que Deus quer nos ensinar neste tempo é a dependência Dele. E quando dependemos de Deus passamos a viver por suas promessas.
 
Para vivermos as promessas de Deus o que precisamos saber?
 
1- DEUS É O AUTOR DAS PROMESSAS.
Elas são dele, revelam o seu caráter e cumprem os seus planos.
 
a) Sendo Deus o autor das Promessas precisamos confiar em seu poder para cumpri-las.
 
O diálogo de Deus com Abraão sobre o seu futuro filho é uma lição de fé para todos nós. O patriarca estava sentado à porta da sua tenda, no calor do dia, quando, subitamente, três homens apareceram diante dele, debaixo de uma árvore próxima dali. Abraão saiu ao encontro deles. Em sua conversa, o Senhor inquiriu sobre o paradeiro de Sara, a esposa de Abraão e, então, ele disse algo incrível: “Sara, sua mulher, terá um filho” (Gênesis 18:10).
 
Sara estava dentro da tenda, ouvindo a conversa e, quando ela ouviu isto, riu. “Impossível”, ela pensou. Tanto ela como Abraão estavam velhos demais para terem filhos, porém, Deus tinha prometido. “Mas o Senhor disse a Abraão: ‘Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?’ Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho’” (Gênesis 18:13-14).
 
Deus faz esta mesma pergunta para os seus filhos atualmente:
 
Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Cada um de nós deve encarar as dificuldades na vida e, diante delas, Deus pergunta: “Você acha que o seu problema é difícil demais para mim? Acredita que eu posso resolvê-lo, mesmo que pareça impossível?”
 
Jesus nos diz: (Lucas 18:27) “O que é impossível para os homens é possível para Deus”
 
b) Sendo Deus o autor das promessas precisamos confiar em Seu caráter, precisamos crer que Ele cumprirá o que prometeu. Essa é uma característica de Seu Caráter.
 
“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” Números 23:2
 
Deus não é como nós. Nós temos a intenção de cumprir nossas promessas, mas nós nem sempre nos lembramos, ou nós mudamos de opinião. Alguém nos machuca. Sabem como é, é difícil cumprir sua promessa de fazer alguma coisa para alguém que te machuca, que te desaponta, ou que de outra maneira te decepciona.
 
c) Sendo Deus o autor das promessas devemos crer que elas cumprem seus planos, temos a convicção de que todas as coisas irão cooperar para o nosso bem.
 
Em Romanos 8:28 lemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
 
2- AS PROMESSAS DE DEUS SÃO INÚMERAS E VARIADAS.
Elas são coletivas ou pessoais, condicionais ou incondicionais e temporais ou eternas.
 
a) Promessas Coletivas: são aquelas que não se limitam a um grupo ou povo específico. A promessa de salvação, por exemplo, não se limita a um povo específico, mas a todos os que creem.
 
b) Promessas Pessoais: são as que têm cunho particular, mesmo que seus resultados tenham ultrapassado o próprio indivíduo.
 
- Abraão no A.T (Gênesis 12:2,3)
 
“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
 
 
- Paulo no N.T. – Deus disse a Ananias quando o chamou para procurar a Paulo:
 
“Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.” Atos 9:15,16
 
c) Promessas Condicionais: são aquelas que dependem do homem esperar no tempo de Deus, na Sua presença em obediência a Sua vontade.
 
Todo o povo de Israel que saiu do Egito tinha a promessa de entrar na terra prometida, mas a maioria não entrou, nem mesmo Moisés, porque desobedeceram ao Senhor. Somente Josué e Calebe entraram. Deus cumpriu a sua promessa coletivamente, mas os que saíram de sua perfeita vontade não entraram. (1 Coríntios cap. 10)
 
A Salvação, por exemplo, é uma promessa tanto pessoal, como condicional:
 
“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Romanos 10:9,10
 
d) Promessas Incondicionais: são aquelas que dependem única e exclusivamente de Deus, sem qualquer participação do ser humano para cumpri-la.
 
1- A vinda de Jesus ao Mundo. (Gálatas 4:4,5 )“vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”.
 
2- O triunfo final da Igreja sobre os poderes das trevas. (Mateus 16:18)  “e as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.”
 
3- A promessa de novos céus e nova terra onde habita a justiça: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” 2 Pedro 3:13.
 
IMPORTANTE: Mesmo que o ser humano não queira estas promessas serão cumpridas- Aleluia!
 
3- AS PROMESSAS DE DEUS NOS TRAZEM SEGURANÇA.
Elas têm o sim e o amém em Jesus. Isso significa que Jesus é a segurança a certeza e a estabilidade da nossa vida. Todas as promessas de Deus tem a garantia de realização tanto para o hoje como para a eternidade.
 
Mateus 24.35 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
 
a) Para os dias difíceis de tribulação que enfrentamos:
 
“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33
 
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:17-18.
 
d) Para a eternidade temos a garantia da Vida Eterna!
 
“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”. João 5:24
 
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” ( 1Jo 2:25 ).
 
CONCLUSÃO:
 
As promessas promovem a glória de Deus por nosso intermédio. Glorificamos a Deus por ele ter feito e cumprido a promessa e quando experimentamos a promessa se cumprindo.
 
“Senhor Deus, primeiramente quero agradecer-te pelas tuas preciosas promessas. Ajuda-me a confiar e a descansar em cada uma delas para a tua glória. Em nome de Jesus. Amém”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Um comentário: