terça-feira, 17 de agosto de 2021

JÁ É HORA DE DESPERTARDES DO SONO.


“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Rom. 13:11-14)
 
Introdução: Graça e Paz irmãs e irmãos! Eu quero ministrar uma Palavra da parte do Senhor que tem como objetivo principal trazer sobre cada um de nós a consciência de que precisamos discernir o tempo que estamos vivendo para não corrermos o risco de ficarmos num estado de sonolência espiritual.
 
Neste texto de Romanos, Paulo faz uma afirmação de grande importância para os cristãos: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo...”
 
A igreja, o povo de Deus, precisa conhecer e discernir o tempo. (Kairos)
 
O kairos é o tempo indivisível e não-sequencial; é a categoria do tempo segundo Deus. O Kairós de Deus não é um tempo comum, como o Chronos; o Kairós de Deus é um tempo oportuno, uma ocasião especial, um tempo em que grandes coisas podem acontecer!
 
Jesus por exemplo veio ao mundo no tempo Kairós: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” Gálatas 4:4
 
O Apostolo Paulo diz no v. 11 “...a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando no princípio cremos”.
 
Ao falar aqui de Salvação Paulo se refere a Salvação futura, conhecida como glorificação. A "glorificação" é quando Deus removerá por completo o pecado da vida dos santos (isto é, todos os que são salvos) no estado eterno.
 
O dia da glorificação do crente, será um dia de grande vitória porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruída.
 
De acordo com Filipenses 3:20-21, a nossa pátria está nos céus, e quando o nosso Salvador retornar, Ele vai transformar os nossos corpos de humilhação para serem iguais "ao corpo da sua glória." ALELUIA!!!
 
Quando temos o discernimento de que neste tempo que estamos vivendo Jesus está às portas, não podemos nos permitir a sonolência espiritual!
 
Como disse a Margarete nesta manhã na Escola Dominical Jesus está com a mão na maçaneta! 
 
Creio que esta é uma das necessidades mais importantes da igreja, hoje ela precisa ter discernimento da hora em que vive.
Há uma Palavra de Cristo neste sentido: "Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mt 16.31.)
 
Em termos físicos um bom sono é uma bênção de Deus. É através dele que refazemos as nossas forças. O salmista já dizia: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes repousar em segurança”. Salmos 4:8. 
 
Mas existe um tipo de sono que é prejudicial ao cristão. É o sono espiritual.
 
Se fisicamente falando o sono e uma dádiva de Deus, espiritualmente falando o sono é algo tremendamente maléfico para nossa vida espiritual.
 
O sono tem dominado a vida de muitos crentes nestes últimos dias, por isso muitos estão vivendo uma vida de desânimo e fracasso espiritual.
 
Dormir no sentido bíblico é ter mente amortizada, letárgica e fria em relação ao que Deus quer fazer no mundo através da sua igreja.
 
Ao analisarmos o que a bíblia diz sobre este sono espiritual, podemos encontrar também quatro tipos de sono.
 
1- O PRIMEIRO É O SONO NO PORÃO. (Jonas 1:5).
O personagem dorminhoco detentor deste sono profundo é o profeta Jonas
 
“Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.” Jonas 1:5
 
Sabemos deste maravilhoso drama que Jonas foi chamado por Deus para ir à Nínive, mas ele embarca em um navio em direção oposta.
 
No meio do mar Deus mandou uma grande tempestade, que açoitava o navio. Mas Jonas havia descido para o porão e dormia profundamente enquanto os tripulantes em desespero estavam com medo do naufrágio.
 
Deu o que fazer para despertar este profeta do sono!
 
O sono no porão representa o sono da negligência e da indiferença para com o chamado de Deus e o clamor dos perdidos e necessitados.
 
Paulo escrevendo a Timóteo disse: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1 Timóteo 4:14)
 
O sono do porão é o sono do comodismo. Quanto mais se precisa dele; está dormindo. Uma palavra, um conselho, uma contribuição, mas o crente negligente está no porão dormindo.
 
O sono no porão representa aqueles que abandonam o evangelismo, a oração, a igreja...
 
Ei! Saia do porão hoje! Desperte-se do sono da negligência!
 
 
2- O SEGUNDO É O SONO NO MONTE. (Lc 9:28-35)
28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.
29 E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura.
30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias,
31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
32 Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam.
33 Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.
34 Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem.
35 E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.
 
Agora não temos apenas um personagem, mas três: Pedro, Tiago e João.
 
No monte da transfiguração o rosto de Jesus resplandeceu em gloria e apareceu ali Moises e Elias. Mas os discípulos estavam carregados de sono, e não entenderam aquele momento.
 
Pedro chegou a dizer: bom é estarmos aqui; façamos três tendas uma para ti, outra pra Moises e outra para Elias.
 
Em outras palavras vamos ficar aqui por mesmo. O sono no monte é o sono de uma espiritualidade egocêntrica e limitada. 
 
Para muitos ser cristão é estar limitado ao culto (detalhe: de domingo à noite), onde cantamos, ouvimos a pregação, até vemos alguns fleches glória de Deus.
 
Temos que entender que não somos cristãos só dentro da igreja. Há pessoas precisando de nós lá fora.
 
Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:13,14).
 
O sal tem a função de preservar e dar sabor ao alimento. A luz, por sua vez, tem a função de iluminar as trevas.
 
É interessante notar que Jesus não coloca o cristão como sendo o sal da terra e a luz do mundo de forma condicional.
 
Ele não diz: “vocês devem ser sal da terra e luz do mundo”; mas Ele diz “vós sois salvo da terra e luz do mundo”.
 
Se alguém se diz cristão, mas sua vida não revela que ele é sal da terra e luz do mundo, então há algo de muito errado nisso.
 
No culto, você carrega as baterias, se enche da gloria e do poder de Deus e depois desce para o vale, para o mundo, cheio da gloria de Deus para ganhar almas pra Jesus.
 
3- O TERCEIRO É O SONO NA JANELA. (Atos 20:9)
“Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto”. Atos 20:9
 
O personagem deste sono é um jovem chamado Êutico.
 
Em Atos 20:9 nos diz que ele estava sentado numa janela, quando, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante a extensa pregação de Paulo caiu do terceiro andar e morreu.
 
Sorte dele que Paulo estava ali e orou para ele ressuscitar.
 
O Sono na janela fala de um coração dividido. Quem está na janela, não está nem dentro nem de fora.
 
Assim era a condição espiritual do povo Hebreu no tempo do profeta Elias. Aquele era um tempo de apostasia, como também é hoje.
 
Eram várias pessoas que deixaram de seguir Javé para adorar a Baal. No entanto, havia também aqueles que estavam divididos entre Baal e Javé.   
 
Baal, no hebraico, significa senhor, dono. Acreditava-se que essa potestade controlava a chuva, a fertilidade e a vegetação. Algumas vezes também era conhecido como deus do fogo.
 
Elias então desafia o povo a fazer uma escolha.
 
“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” 1 Reis 18:21
 
Diante da Bíblia, o ser humano precisa tomar a decisão mais importante de sua vida: Seguir ou não a Jesus Cristo. Essa decisão fará toda a diferença!
 
“Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36
 
Jeremias 29:13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.
 
Dentro de nossas igrejas há muitos como este jovem. O coração está dividido entre agradar a Deus e agradar ao mundo.
 
4- O QUARTO É O SONO NO JARDIM. (Mateus 26:36-38)
36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
 
Mais uma vez os personagens são: Pedro, Tiago e João.
 
Os discípulos mais próximos de Jesus foram convocados à oração no Getsêmani no momento de maior agonia de Jesus, mas dormiram, não conseguiram ficar uma hora sequer em oração.
 
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Mateus 26:40
 
Naquele momento os discípulos estavam aprendendo com Jesus que a oração é vital para prosseguir no propósito de Deus, principalmente quando vivemos o “nosso Getsêmani”. No entanto, eles não conseguiram ficar acordados!
 
O Sono no jardim é o sono da preguiça e da superficialidade espiritual.      
 
A igreja de nossos dias é a geração gospel, dos shows, dos jargões evangélicos e frases de efeito. Somos a geração que desaprendeu a orar.
 
Os crentes terceirizaram a vida de oração e o momento devocional. É mais fácil pedir para um “ungido” orar por mim, do que eu mesmo mergulhar na vida de oração.
 
Precisamos nos despertar para uma vida de oração, despertar do sono da preguiça e do comodismo.
 
Sem oração os milagres desaparecem. Sem oração nossa pregação perde o poder e vira um simples discurso. Sem oração o culto perde o seu fervor. Sem oração não há poder.
 
Conclusão: Quem sabe você está com algum destes tipos de sono, dormindo espiritualmente. Vamos despertar então enquanto é tempo! “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14
 
O tempo de Deus é um tempo estratégico para a Igreja pregar o evangelho e fazer discípulos de Jesus, mas, é um tempo muito perigoso de apostasia e enganos. Que nós como igreja possamos realmente despertar do sono espiritual.
 

Igreja Metodista Catalão
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Pastor querido do Senhor ! Graça e Paz! Me chamo Luiz Claudio Gonçalves
    Que palavra Pastor!
    Estou maravilhado que o Espírito Santo continue te inspirando e abençoando sua vida, família e seu ministério
    Forte abraço
    A paz do Senhor

    ResponderExcluir