sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A MATEMÁTICA DO PERDÃO

Nestes dias o Senhor tem me levado a refletir sobre as questões que envolvem o perdão. Uma delas seja talvez a mais difícil de entender e praticar. É a matemática do perdão! Você sabe qual é? “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Mateus 18:21-22

Quando Pedro perguntou para Jesus se deveria perdoar sete vezes, ele pensava que estava sendo generoso, pois sete vezes é um bom número para perdoar alguém e tem um significado de totalidade, plenitude, complementação. 

No entanto, Jesus disse: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” 490 vezes! Jesus disse isso para nos mostrar que devemos perdoar sempre. Mas vamos ser francos, do ponto de vista do ofendido, aquilo que Jesus espera de nós parece ser um absurdo! Mas se pensarmos bem não é! Sabe por quê?

QUANDO VOCÊ PENSA QUE NÃO PODE PERDOAR MAIS SEU IRMÃO, PENSE NAS MILHARES DE VEZES QUE DEUS O PERDOOU E PERDOARÁ VOCÊ.

Certa vez um cristão estava orando indignado com Deus sobre as atitudes repetitivas de um irmão. Ele dizia:

- “Senhor, isto acontece repetidamente. Não posso suportar isso”. Então, surpreendentemente, a seguinte resposta veio à sua mente:

- "Filho, Você repetidamente comete os mesmos pecados, novamente e novamente, e eu perdoo você".

Esse cristão então disse: “Claro” Senhor! E calou-se imediatamente. Não levou tempo para que me viessem à mente os mesmos pecados, repetidos sempre através dos anos! Com Deus não funciona o "faça como eu digo, mas não como eu faço”. Em Deus há perdão sem fim. Eu creio que esta é uma das notícias mais maravilhosas na fé cristã! 

Sei o quanto é humilhante ter de perdoar de novo. É humilhante para o meu ego, para o meu senso de justiça própria!

Mas aí me vejo pecando de novo e novamente clamo por misericórdia e perdão...

Igreja Metodista Catalão-GO


Pr. Gilberto Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário