quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

COMO MOISÉS LIDOU COM O SEU PASSADO? Lidando com o passado para avançar no futuro.


Texto: Hebreus 11:24-27
 
24 Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a aproveitar os prazeres transitórios do pecado.
26 Considerou melhor sofrer por causa do Cristo do que possuir os tesouros do Egito, pois tinha em vista sua grande recompensa.
27 Pela fé, saiu do Egito sem medo da ira do rei e prosseguiu sem vacilar, como quem vê aquele que é invisível.
 
Introdução: Todos nós temos uma tendência natural de projetar o nosso futuro a partir do que já vivemos. Isso é uma armadilha, porque Deus é um Deus de novidade! Ele deseja que tenhamos uma nova vida e um coração novo!
 
O propósito de Deus pra nós que cremos no Senhor sempre é vivermos em novidade de vida! Isso significa que podemos não só superar um passado de dor, traumas e ressentimentos, mas também um passado de pecados!
 
Quando nos entregamos a Jesus pela fé e fazemos uma aliança com ele através do batismo morremos para o pecado e nosso velho homem é sepultado. A partir de então começamos a andar em novidade de vida!
 
“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. (vida nova)” Romanos 6:4
 
Contudo, viver esta nova vida não é automático. Precisamos tomar uma posição quanto ao nosso passado. Porque?
 
O passado pode nos aprisionar de tal maneira que achamos que o nosso amanhã será apenas uma repetição do que foi ontem. Na verdade, o passado pode nos paralisar ao ponto de acharmos que não há mais nada que podemos fazer para muda-lo.
 
SE NÃO SOUBERMOS LIDAR COM O NOSSO PASSADO, NÃO PODEMOS AVANÇAR PARA O NOSSO FUTURO!
 
Tendo isso em mente eu gostaria de usar como exemplo o grande líder do povo Hebreu, Moisés.
 
Moisés, era um levita e nasceu numa época em que os hebreus eram mantidos escravos no Egito; e sob o temor do crescimento do povo hebreu, o faraó ordenou que toda criança do sexo masculino deveria ser sacrificada. As parteiras hebreias não obedeceram a ordem de Faraó, então ele deu ordem a todo povo que jogassem os meninos no rio Nilo. (Êxodo 1:22)
 
Todavia, os pais de Moisés desafiaram esse decreto e esconderam o menino. Mais tarde, eles o colocaram no rio dentro de um cesto de junco vedado com piche (Êxodo 2:3).
 
Quando a filha de Faraó foi ao rio se banhar, viu o cesto que flutuava e se afeiçoou ao menino. A irmã de Moisés que vigiava o cesto, Miriã, viu quando a princesa o pegou. Então rapidamente ela se ofereceu para arrumar alguém que pudesse criá-lo como ama. Nesse caso, a mulher escolhida foi sua própria mãe biológica.
 
Quando o menino alcançou certa idade, ele foi levado à filha de Faraó, e passou a viver na corte egípcia. Não se sabe muita coisa sobre como foi a vida de Moisés no Egito. Tudo o que se sabe é que à partir de então, ele foi “instruído em toda a ciência dos egípcios” (Atos 7:22).
 
Mas o que eu quero destacar nesta palavra é a maneira como Moisés lidou com o seu passado, como ele deixou os tesouros do Egito para viver o propósito de Deus para ele. 
 
 
1-   MOISÉS RECUSOU SER CHAMADO FILHO DA FILHA DE FARAÓ
24 “Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó”
 
Assim como ocorreu com Moisés se quisermos vencer o nosso passado de traumas e pecados, devemos também ter uma recusa radical.
 
"recusou". Isso literalmente significa "repudiar", “abandonar”
 
A questão da recusa de Moisés estava ligada à sua identidade.
 
A sua identidade determina quem você é, o que envolve muitos aspectos da sua vida, como a forma de agir e gostos pessoais. Envolve características fisiológicas, psicológicas, valores éticos e morais, os quais nos tornam seres únicos.
 
Na doutrina cristã, nossa identidade diz respeito aquilo que nos tornamos pela fé em Cristo Jesus!
 
“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus”.     (Romanos 8.16).
 
Uma das piores coisas que Adão e Eva fizeram foi esquecer tudo o que eles eram em Deus! Nós precisamos todos os dias nos lembrar do que somes em Cristo! Filhos de Deus!!
 
Creio que Moisés deve ter pensado: “Quem sou eu realmente? Sou um escravo hebreu? Ou sou um membro da família real egípcia?
 
A recusa de Moisés era enorme, pois segundo alguns estudiosos, ele seria um provável substituto de Faraó no Egito, ainda que filho adotivo da filha de Faraó.
 
Sucesso é ser o que Deus me fez para ser. Ser o que Deus fez-me para ser, não tentar ser alguém que não sou.
 
2-   MOISÉS ESCOLHEU SER MALTRATADO COM O POVO DE DEUS
25 “preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a aproveitar os prazeres transitórios do pecado”.
 
Eu li uma frase do reverendo Hernandes Dias Lopes essa semana que reflete bem esta questão:
 
A Frase é: A AMIZADE DO MUNDO É PIOR DO QUE A PERSEGUIÇÃO DO MUNDO.
 
A atitude de Moisés foi a de preferir ser perseguido pelos poderes do Egito junto com o povo de Deus, do que ser amigo e desfrutar dos prazeres transitórios do pecado.
 
Então eu me pergunto: O que tenho preferido? A amizade do mundo ou a perseguição do mundo?
 
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”  Tiago 4:4
 
Sua motivação para a sua escolha está no verso 26:
“Considerou melhor sofrer por causa do Cristo do que possuir os tesouros do Egito, pois tinha em vista sua grande recompensa”.
Moisés passou muitos anos da sua vida sendo estimulado a adquirir os valores da cultura egípcia.
A visão de mundo a que estava acostumado oferecia acesso aos melhores desfrutes que sua era poderia oferecer. O poder que possuía era o “passaporte” para uma vida que invejaria os maiores bilionários de nossa época.
No entanto, entendeu que tudo aquilo era apenas uma ilusão. Ainda que tenha tido muitas possibilidades, compreendeu que aquela “alegria” seria pequena e passageira e que existia algo melhor.
3-   MOISÉS SAIU DO EGITO CORAJOSAMENTE SEM VACILAR
27a “Pela fé, saiu do Egito sem medo da ira do rei e prosseguiu sem vacilar, como quem vê aquele que é invisível”.
 
Na primeira parte deste versículo diz a Palavra: “Pela fé ele saiu do Egito sem medo da ira do rei”.  
 
A sua saída do Egito se tornou possível devido a sua coragem! Moisés foi escolhido por Deus para tirar os israelitas da terra do Egito. No início, ele estava hesitante em fazer isso, mas ele enfrentou seus medos!
 
Coragem segundo o dicionário significa, bravura; intrepidez ;moral forte perante o perigo ;ou ainda firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil”.¹
 
Alguns motivos pelas quais precisou coragem para ele tirar o povo do Egito:
 
Moisés não aspirava liderar. Algumas pessoas são líderes naturais. Outros simplesmente querem liderar. Moisés não era assim. Quando Deus o chamou para liderar, ele tentou inventar desculpas para não ter que fazê-lo. Ele se via incapaz de enfrentar Faraó (Êxodo 3:11). Temia que os israelitas não o escutassem (Êxodo 4:1). Ele afirmou ser um orador pobre (Êxodo 4:10). Finalmente ele disse: " Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” Êxodo 4:13
 
O povo era difícil de se conduzir. Quando Faraó os perseguiu, eles disseram: "Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito? Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto" (Êxodo 14:11-12) Em vários momentos da jornada rumo a terra prometida esse povo agiu assim.
 
Moisés teve de guiar o povo sem conforto, segurança e prosperidade. Moisés estava tirando-os da escravidão para um estado de liberdade e bênçãos de Deus. Isso pode parecer que não seria difícil convencer as pessoas a seguir para isso, mas foi. Sabe porquê?
 
As pessoas muitas vezes aceitam a opressão e a escravidão se essa lhes permite vantagens e prazeres pessoais. Foi o que aconteceu com os israelitas. Apesar de serem duramente oprimidos pelo Faraó, preferiram "servir os egípcios" (Êxodo 14: 2), se isso significava que eles podiam comer "pão em abundância" (Êxodo 16:3, Números 11:4-6).
 
O combustível para que Moises demonstrasse tanta coragem está na segunda parte deste versículo:
 
O versículo ainda diz: 27b “e prosseguiu sem vacilar, como quem vê aquele que é invisível”.
 
Chamo este versículo de “o combustível de Fé” Uma fé que nos faz prosseguir sem vacilar, como quem vê aquele que é invisível.
 
Você sabe como Moisés desenvolveu essa fé como quem vê aquele que é invisível? R: Moisés a desenvolveu no deserto.
 
Depois de uma experiência desastrosa de assassinato de um Egípcio relatada em Êxodo 2:15, Moisés vai para o deserto de Midiã.
 
“Informado desse caso, procurou Faraó matar a Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço.” Êxodo 2:15
 
Ele ficou no deserto por quarenta anos. Distante das riquezas do Egito, seus companheiros eram ovelhas durante o dia, e estrelas à noite. Por fim, ele sobreviveu aos quarenta anos difíceis confiando em Deus.
 
Para que Moisés pudesse aprender essa lição valiosa foi necessário que passasse pela escola do deserto. Havia nele confiança demais em sua própria força, o que o desqualificava para servir aos propósitos do Senhor.
 
É ali no deserto de Midiã que Moisés tem a sua experiência com Deus!
 
“Uma fé que vê o invisível não se move pelas circunstâncias, mas pelas promessas de Deus.”
 
À semelhança de Moisés e do povo hebreu, Deus não se esqueceu de nós!
 
CONCLUSÃO: Não sei como você tem vivido neste tempo, se tem experimentado o propósito de Deus ou se tem estado preso ao seu passado. Mas uma coisa posso lhe afirmar com certeza, Deus nos dá sempre a oportunidade de vivermos o novo Dele. Se Deus perdoa e esquece de nosso passado e nos purifica com o precioso sangue de Jesus, porque ficar preso a ele? O teu passado você não pode mudar, mas o teu futuro é uma página em branco que Deus quer escrever! Avance para o futuro, deixando o passado!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário