segunda-feira, 26 de junho de 2023

O PERIGO DAS ALIANÇAS ERRADAS

 

TEXTO: 2 Crônicas 18:1-3
1 Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
2 Alguns anos depois, ele foi visitar Acabe em Samaria. Acabe abateu muitas ovelhas e bois para receber a ele e à sua comitiva, e insistiu que atacasse Ramote-Gileade.
3 Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
INTRODUÇÃO: Graça e Paz irmãos! Essa é a terceira ministração sobre o tema da aliança. Na primeira, falamos sobre a importância de Renovar a Nossa Aliança com Deus. Na segunda, sobre a importância de Renovar a nossa Aliança com o Corpo de Cristo.  Hoje eu quero falar contigo sobre o perigo das alianças que firmamos com pessoas erradas.
 
O que é uma aliança perigosa? Aliança perigosa em termos bíblicos é quando fazemos um pacto ou uma sociedade que Deus condena pela sua Palavra. Ela é perigosa porque nos impede de desfrutarmos dos benefícios da aliança com Deus, nos afastando cada vez mais de Sua vontade.
 
No A.T quando os hebreus entrassem na terra prometida, o próprio Deus um alertou sobre os perigos de se aliançarem com os povos que já habitavam ali.
 
Veja: Êxodo 34:10-12
10 Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.
 
No N.T o apóstolo Paulo nos alerta sobre a mesma questão em duas situações:
 
a- 2 Coríntios 6:14-18
14  se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?
16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
17 Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"
18 "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.
 
b- 1 Coríntios 5:11
Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
 
Não podemos esquecer que quando uma aliança é estabelecida, uma associação é feita entre as partes.
 
Uma aliança pode ser realizada em diversos âmbitos: militar, comercial, político, de casamento, dentre outros.
 
Era comum em uma aliança haver uma troca de presentes ou de responsabilidades:
(1) Trocavam-se cintos, armaduras, armas, túnicas...
(2) Trocavam-se também favores e proteção contra os inimigos.
 
O significado desta troca era que aquilo que é de um é do outro também. Em outras palavras uma pessoa ou nação ficava compromissada com a outra.
 
E foi exatamente isso que ocorreu entre Josafá e Acabe. 
Josafá, que era um rei temente a Deus chegou até mesmo a dizer para o rei Acabe, um homem ímpio, idólatra e cruel: ": "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
Por isso amados, em toda a história bíblica o maior perigo que se colocava no caminho do Povo de Deus em sua trajetória era O PERIGO DE FIRMAREM UMA ALIANÇA QUE DEUS CERTAMENTE REPROVARIA E QUE COMPROMETERIA O SUCESSO DA JORNADA.
 
Tenho por certo que o maior perigo para o povo de Deus não é a perseguição, mas a contaminação moral e espiritual que vem de uma aliança reprovada por Deus.
 
O diabo é mais perigoso em sua astúcia do que em sua fúria. Ele é mais perigoso em suas ciladas do que em sua força.
 
Mesmo hoje, corremos o mesmo tipo de perigo. Não é a perseguição, mas a contaminação que é o nosso maior perigo no mundo. Nós devemos ser um povo separado, santificado – AMÉM?
 
Há um elemento importante na história do Povo Judeu que nós precisamos entender.
 
a- O Povo Hebreu representado por 12 tribos até Salomão. Até então era apenas um Reino (Uma Nação).
 
b- Depois da morte de Salomão, as 12 tribos se dividiram. (1) No Reino do Norte (Israel) ficaram 10 tribos. (2) No Reino do Sul (Judá) ficam apenas as tribos de Judá e Benjamim.
 
c- Deste ponto em diante, Israel e Judá se tornaram dois reinos separados.
 
(1) O Reino do Norte (Israel) tendo Samaria como a sua cidade capital, se tornou um Reino totalmente apóstata e idólatra. Todos os seus 19 reis foram maus aos olhos do Senhor. Destes, sete reis foram assassinados, um cometeu suicídio, um foi ferido por Deus e outro foi deposto e levado para Assíria.
 
(2) O Reino do Sul (Judá), com capital em Jerusalém, seguiu tendo um descendente de Davi como rei. Ao contrário do Reino do Norte (Israel), Judá teve reis bons e alguns maus. Judá conseguiu ainda que com dificuldades preservar o culto a YHVH e a preservação da linhagem real davídica do qual deveria vir o prometido Messias, de acordo com os profetas do Velho Testamento.
 
Em vários momentos na história Israel e Judá entram em guerra entre si, além de guerrearem com outras nações. Mas agora a situação é diferente!
 
Por isso, o texto de hoje é relevante para nós. Porque neste momento Josafá que é o Rei de Judá, tido como um rei bom e temente a Deus, aceita fazer uma aliança com o Rei Acabe – Rei de Israel, que era um rei idólatra e perverso, para tomar a cidade de Ramote Gileade, uma cidade refúgio, que era dos Meraritas.
 
Nós vamos aprender através deste texto que Alianças perigosas que são reprovadas por Deus, sempre geram consequências negativas e até mesmo desastrosas.
 
Através deste episódio bíblico veremos algumas consequências negativas que podem nos sobrevir em função dessas alianças:
 
I.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM
A DECISÕES DESASTROSAS. (v. 1,2)
1 Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
2 Alguns anos depois, ele foi visitar Acabe em Samaria. Acabe abateu muitas ovelhas e bois para receber a ele e à sua comitiva, e insistiu que atacasse Ramote-Gileade.
 
> Josafá tomou duas decisões desastrosas em sua vida:
 
1ª Aliou-se (aparentou-se) com Acabe(VS 1) Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
 
Pergunta: Qual a necessidade Josafá tinha para aliar-se com Acabe?
 
Resposta: Pessoalmente eu creio que o que motivou Josafá a tomar esta decisão foi a busca de mais poder e riquezas!
 
Em 2 Crônicas 21:-4-6 vemos que a decisão de Josafá de aliar-se com Acabe resultou mais tarde com o casamento de Jeorão, seu filho com Atalia, filha de Acabe. E esse casamento foi um desastre, pois ele se tornou um assassino cruel como o seu sogro Acabe.
 
4 Logo Jeorão se fortaleceu no reino de seu pai, e matou à espada todos os seus irmãos, juntamente com alguns dos líderes de Israel.
5 Ele tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.
6 Andou nos caminhos dos reis de Israel, como a família de Acabe havia feito, pois se casou com uma filha de Acabe. E fez o que o Senhor reprova.
 
Depois de uma enfermidade terrível, a Bíblia diz que Jeorão morreu sem deixar saudades! (2 Crônicas 21:20)
 
“Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.” 2 Crônicas 21:20
 
2ª decisão:  Foi para Samaria ter com Acabe.  Samaria havia se tornado um centro de apostasia e de idolatria. Aquele não era o lugar para um rei temente a Deus estar!
 
Josafá sabia da índole de Acabe, mas mesmo assim ele é influenciado e vai até Samaria.  
 
Estar em Samaria representa estarmos em um lugar onde certamente o Senhor não aprovaria. Samaria representa estar na contramão da vontade de Deus para a nossa vida!
 
Alianças perigosas têm levado muitos a decisões desastrosas.
 
II.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM
A MÁS INFLUÊNCIAS. (v. 3)
“ Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
> Josafá foi influenciado por Acabe. Este o convenceu a lutar em uma guerra que não era sua.
 
- Quantos irmãos tementes a Deus está em uma luta que não é sua (ou sofrendo uma consequência) por conta de influencias erradas em suas vidas?
 
Uma influência perigosa é aquela que não está disposta a ouvir a Deus! Acabe era assim; ele uma pessoa que queria que os profetas só falassem aquilo que ele queria ouvir. Cuidado com tal tipo de influência! 
 
Paulo alertou o jovem pastor Timóteo sobre pessoas que buscam falsos profetas ou falsos mestres para ouvirem o que querem segundo os seus desejos. (2 Timóteo 4:2-4)
 
2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos (comichões), segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
3 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
 
Estamos dispostos a ouvir a Deus?
 
III.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM À REBELIÃO 
( 2 Crônicas 18:28)
28 Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, foram atacar Ramote-Gileade.
 
Nessa altura da história, Josafá e Acabe foram para a guerra em uma deliberada desobediência a Deus. Isso se chama rebeldia.
 
“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 1 Samuel 15:23
 
Antes da decisão de atacarem aquela cidade Josafá até arrisca dar alguns conselhos ao rei Acabe. (2 Crônicas 18:4-6)
 
4 Mas acrescentou: "Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor".
Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou:
5 "Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois Deus a entregará nas mãos do rei".
6 Josafá, porém, perguntou: "Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? "
 
Josafá percebe que aqueles profetas não eram profetas do Senhor e chega a dar outro palpite:
 
"Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? "
 
Acabe então respondeu: (versículo 7)
 
– "...Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu”.
 
Micaias é chamado a presença dos reis Acabe e Josafá. Quando ele chega no palácio, os profetas de Israel estão em transe profetizando só vitórias. Que eles deveriam ir à guerra que venceriam.   
 
Depois de muita conversa, lá no versículo 16 Micaias profetiza: 
 
“Então Micaías respondeu: "Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ ". 2 Crônicas 18:16
 
E mais amados! Micaías mostra claramente que os profetas que Acabe costumava consultar eram todos eles usados por um espírito mentiroso.
 
Acabe indignado com a profecia de Micaías ordenou que ele fosse lançado no cárcere angustiando-o com escassez de água e pão. 
 
Agora pensem comigo!
 
> Josafá tinha ouvido a palavra do profeta Micaías e deveria ter agido de acordo com esta Palavra. Deveria ter desfeito a aliança com Acabe e voltado para sua casa! Mas ele não desfez esta aliança!
 
Ele sugere ouvir o Profeta do Senhor, mas em seguida ignora o que o vidente disse! Que contradição!
 
Isaías 30:1 "Ai dos filhos obstinados", (filhos rebeldes) declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo (aliança) sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,”
 
> Quando estamos em alianças erradas e não queremos voltar atrás, não queremos nos arrepender estamos em rebeldia. O que vem depois disso é só ladeira abaixo!  
 
 
IV.) AS ALIANÇAS PERIGOSA NOS EXPÕEM A UM GRANDES RISCO
(2 Crônicas 18:29-32)
29 E o rei de Israel disse a Josafá: "Entrarei disfarçado em combate, mas tu, usa as tuas vestes reais". O rei de Israel disfarçou-se, e ambos foram para o combate.
30 O rei da Síria havia ordenado a seus chefes dos carros de guerra: "Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel".
31 Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: "É o rei de Israel", e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. Deus os afastou dele,
32 pois, quando os comandantes dos carros viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
 
> Por ter feito uma aliança errada, Josafá quase morreu! Ele só não morreu porque ele clamou por Deus naquela hora! E a Palavra é muito clara em dizer que: “O Senhor o socorreu...”
 
Na verdade, Josafá só foi poupado pela misericórdia de Deus.
 
Não podemos nos esquecer da exortação de Paulo sobre as consequências que o pecado pode trazer pra nós.
 
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” Rm 8:13
 
O rei Acabe morreu em função da sua rebeldia – 2 Crônicas 18:33,34
 
33 De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso, e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: "Tire-me do combate. Fui ferido! "
34 A batalha foi violenta durante todo o dia, e assim, o rei de Israel teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro, até à tarde. E, ao pôr-do-sol, ele morreu.
 
A quantos perigos somos expostos em função de alianças erradas?
 
Depois da morte de Acabe, Josafá volta para o seu reino, mas é repreendido pelo profeta Jeú e o texto nos diz que sobre ele caiu a ira de Deus. (2 Crônicas 19:1-3)
 
1 Quando Josafá, rei de Judá, voltou em segurança ao seu palácio em Jerusalém,
2 o vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Será que você devia ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Por causa disso, a ira do Senhor está sobre você.
3 Contudo, existe em você algo de bom, pois você livrou a terra dos postes sagrados e buscou a Deus de todo o seu coração".
 
Ao fazermos alianças erradas ficamos expostos à repreensão e correção. Embora sejam uma benção, doem!
 
> Não sabemos exatamente como a ira de Deus caiu sobre Josafá. Deus é justo. Devemos evitar estar sujeitos à Ira do Todo-Poderoso!
 
> Suas alianças não o estão expondo à correção, repreensão e até à ira de Deus?
 
Conclusão: Josafá errou ao fazer a aliança com Acabe. Errou em não ter dado ouvidos às orientações de Deus através do profeta.
 
Ainda assim pediu socorro ao Senhor. É o que temos de fazer quando, ao errarmos em nossas alianças, estivermos em apuros!
 
“Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança.” Lamentações 3:29
 
Talvez você ainda não fez uma aliança que Deus não aprova, mas está prestes a fazer! Desista em Nome de Jesus! Busque a direção do Senhor!
 
E se você fez uma aliança errada, arrependa-se e concerte a sua aliança com Deus!
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário