segunda-feira, 19 de junho de 2023

RENOVANDO A ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO

 


Texto: 1 Coríntios 12:13-27

 
13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14 O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
 
Introdução: Graça e Paz! No domingo passado o Senhor nos deu uma palavra na direção de renovar a nossa aliança com Ele.
 
Aprendemos que o princípio da aliança não foi uma ideia inventada pelos homens, na verdade a aliança é a maneira escolhida por Deus como um meio de se relacionar conosco.
 
Por isso, encontramos na Palavra Deus que em vários momentos na história Deus chama os seus a entrar em aliança com Ele ou renová-la.
 
Mas é na nova aliança através de Jesus Cristo que podemos tem um relacionamento com Deus vitorioso!
 
Porque em Jesus temos:
 
1- Um novo coração- lavado e remido pelo sangue da nova aliança.
2- Um espírito novo- fomos ressuscitados em Cristo para uma nova vida
3- E o Espírito Santo habitando em nós- nos tornamos o templo do Espírito Santo e a lei de Deus agora está em nossos corações!
 
No entanto, não podemos nos esquecer que nesta nova aliança, o Senhor nos batizou em seu Corpo que é a Igreja no momento em que reconhecemos a Jesus como o Senhor de nossas vidas.
 
“Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.” 1 Coríntios 12:13
 
Por isso amados, nós precisamos também, renovar a nossa aliança com o Corpo de Cristo, que é a Sua igreja!!
 
Quando recebemos a Jesus como o nosso Salvador e Senhor, aceitamos também o povo que ele resgatou com o seu sangue.
 
O N.T tem várias metáforas a respeito da Igreja. Mas a mais forte com certeza é a figura de um corpo como um organismo vivo!
 
A analogia do corpo humano tem sido usada nas Escrituras para revelar o relacionamento entre Cristo e a igreja. Neste corpo Jesus é a cabeça; e cada um de nós individualmente somos membros deste corpo.
 
Deus deseja que experimentemos uma vida em comum. Isso se chama comunhão. Comunhão é experiência compartilhada. Comunhão significa experimentar a vida juntos. A vida cristã só tem significado quanto reconhecemos que precisamos uns dos outros na comunidade de fé.
 
O corpo é um conjunto de membros unidos, inseparáveis. No corpo os membros são diversos, mas não são descartáveis. Têm funções diferentes, mas nenhum membro é autossuficiente. Os membros embora diferentes não vivem para si, vivem para servir uns aos outros e trabalhar para o bem do corpo.
 
Um membro do nosso corpo não sobrevive sozinho.
 
Você já viu duas pernas atravessando a rua sozinhas? Não.
 
Se alguém disser: “Não preciso congregar para servir a Deus, pois posso fazer isso em casa.”
 
Eu pergunto: Essa pessoa está agindo de acordo com a Palavra de Deus?
 
Não, pois está sendo um membro isolado do corpo, que é a igreja.
 
Paulo deixou bem claro que isolar-se do corpo não é a atitude correta de um membro: (1 Cor. 12:15-21)
 
15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
 
Não se é cristão verdadeiro fora do Corpo de Cristo que é a sua igreja.
 
Em Cristo estamos aliançados, totalmente ligados como corpo!
 
Neste texto eu quero te apresentar as características daqueles que estão em aliança com o Corpo de Cristo.
 
1- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO
NÃO ACEITAM A DIVISÃO.
25 “para que não haja divisão no corpo..”
 
A igreja de Jesus não foi criada para ser dividida. A igreja de Cristo é una. É um só corpo e o corpo quando se divide fica aleijado. (veja 1 Coríntios 1:10-13)
 
10 Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
11 Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
12 Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
13 Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
 
Ser um corpo unido é estar juntos, com um propósito, em comum acordo. A igreja deve buscar satisfazer o interesse de Jesus pela unidade de igreja.  Ele pediu isso ao Pai: (João 17:20-23)
 
20 Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
 
Em Mateus 12.25,26, Jesus mostra o prejuízo que causa a divisão.
 
“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino?”
 
O que Jesus nos ensina nesse texto é que um reino se enfraquece quando se divide. As pessoas o estavam acusando de expelir demônios em nome de demônios, então ele mostra que até Satanás não entraria nessa empreitada, pois seria como embarcar num barco furado – se se dividisse ele mesmo se destruiria.
 
2- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO CRISTO
 SÃO COOPERADORES
25b “...pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado em favor uns dos outros.”
 
Tanto no grego, assim como no latim, e em português, o verbo “cooperar” é um verbo composto.
 
Cooperar significa: “trabalhar com”, “trabalhar juntamente com”, “edificar em conjunto”, “erguer num esforço comum”.
 
Portanto, um cooperar é não medir esforços para contribuir para o alcance do objetivo comum; (essa contribuição pode ser através do seu dinheiro, de suas orações, de seus dons, talentos ou serviço)
 
Exemplo: A Igreja Brasileira investe em missões anualmente cerca de R$1,80 por membro.
 
"Os evangélicos brasileiros gastam mais com Coca-Cola do que investem naquilo que dizem acreditar: MISSÕES.” (David Botelho)
 
Efésios 4:15,16
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
 
NTLH DIZ:
 
“Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique bem-ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor”.
 
Toda organização, incluindo a igreja, só alcança o sucesso em suas ações quando tem alvos bem definidos e seus membros se esforçam, com o melhor de si, para alcançá-los. Isto requer que, todas as partes do corpo estejam “bem ajustados”, estejam operando harmoniosamente.
 
3- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO
DESENVOLVEM EMPATIA.
26 “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”.
 
lendo esta palavra eu entendi que a empatia desenvolve em nós como igreja uma dupla conexão: com sofrimento de um irmão, mas também com a sua vitória!
 
A dor de um membro deve ser a dor dos outros membros. Ao mesmo tempo, a alegria de um membro deve ser celebrada pelos outros membros.
 
“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores” Tiago 5.13
 
“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” Romanos 12:15
 
A empatia é uma expressão do amor de Cristo! A empatia nos conecta ao mundo do outro de forma mais profunda e amorosa.
 
Como Igreja, Corpo de Cristo somos chamados a seguir o exemplo de Jesus que nos ensinou a amar o próximo através do serviço. (leia Filipenses 2:4-8)
 
4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
 
Esse tipo de amor é que nos identifica como discípulos de Jesus! Como membros do Corpo de Cristo devemos nos amar como ele nos amou!!!
 
João 13:34,35
34 Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
 
É muito comum ouvirmos repetidamente que o ódio é o contrário do amor, portanto, as pessoas pensam o seguinte: "Se eu não odiar ninguém, automaticamente estarei cumprindo o mandamento de Deus". Sinto ter de falar isso, mas quem pensa assim está terrivelmente enganado.
 
 
O contrário do Amor não é o ódio é a indiferença. Ao contrário da empatia, a apatia diz sobre um estado de indiferença.
 
“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,” Mateus 24:12
 
CONCLUSÃO:
 
Você está aliançado com o Corpo de Cristo?
 
Você é um membro ativo, dinâmico e participativo neste Corpo, ou um membro indiferente, apático e distraído?
 
Se a segunda resposta é a nossa realidade, nós precisamos urgentemente nos arrepender e restaurar a nossa aliança com Deus e com a Igreja.
 
O indiferentismo que nós verificamos em nossos dias é o mesmo que houve nos dias de Noé. As pessoas não querem ter compromissos com Deus.
 
Mateus 24:37-39
 
37 Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.
38 Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
 
Espero em Cristo que esta Palavra toque o coração daqueles que se ausentaram da sua comunidade. E que voltem para servir e amar os irmãos!
 
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário