terça-feira, 13 de junho de 2023

RENOVANDO A ALIANÇA COM DEUS

 

Texto: Deuteronômio 29:1-15
 
1 São estes os termos da aliança que o Senhor ordenou que Moisés fizesse com os israelitas em Moabe, além da aliança que tinha feito com eles em Horebe.
2 Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra.
3 Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas.
4 Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.
5 "Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto", disse ele, "nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.
6 Vocês não comeram pão, nem beberam vinho, nem qualquer outra bebida fermentada. Fiz isso para que vocês soubessem que eu sou o Senhor, o seu Deus. "
7 Quando vocês chegaram a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, atacou-os, mas nós os derrotamos.
8 Conquistamos a terra deles e a demos por herança as tribos de Rúben e de Gade e à metade da tribo de Manassés.
9 Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.
10 Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,
11 juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês.
12 Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,
13 para hoje confirmá-los como seu povo, para que ele seja o seu Deus conforme lhes prometeu e jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
14 Não faço esta aliança, sob juramento, somente com vocês
15 que estão aqui conosco na presença do Senhor nosso Deus, mas também com aqueles que não estão aqui hoje.
 
Introdução: Graça e Paz! Nesta terça-feira durante a nossa reunião de oração, enquanto orávamos por nossa igreja o Senhor falou ao meu espírito para convocar toda a igreja para renovar a aliança com Ele, pois estamos vivendo um tempo muito forte de desinteresse pelas coisas espirituais e apostasia.
 
Deus estabelece várias alianças com o ser humano com o fim de estabelecer o seu propósito eterno. O seu propósito eterno é garantir a nós sempre a oportunidade de um novo começo em um relacionamento de unidade e comunhão com Ele.
 
Na história bíblica Deus sempre tomou a iniciativa de ir atrás do homem quando este se desviava dos seus propósitos; e fazia isso por meio de várias alianças. Desde a aliança Edênica até a Nova aliança em Jesus Deus tem dado ao ser humano a oportunidade de um relacionamento com Ele. Mas não é qualquer tipo de relacionamento. É um relacionamento responsável.
 
Sabe porquê? Porque a aliança é um pacto de unidade que envolve direitos, e deveres, feito entre duas partes de comum acordo. Esse acordo é de longo prazo, definindo as suas obrigações e compromissos essenciais entre um e outro.
 
É por isso que o conceito de aliança tem sido muito atacado pelo diabo!
 
São muitos os que não querem assumir os deveres que uma aliança impõe, não querem assumir um compromisso e por isso argumentam: “Não é necessário me casar”, “não preciso ir à igreja congregar”, “para que batizar?”
 
Outros por sua vez, assumiram uma determinada aliança, mas não conseguem mantê-la.  Para manter uma aliança, seja no casamento ou com Deus é preciso de muita perseverança e fidelidade.
 
Você já fez uma aliança com Deus? E se fez, tem mantido fiel a esta aliança?
 
Se não temos aliança com DEUS, ou se quebramos esta aliança, não há como receber os benefícios desta aliança!
 
As alianças possuem um peso!
 
Deus enxerga as alianças de um modo todo especial, pois Ele é autor de alianças. Ele é o primeiro a honrar a aliança que faz conosco, mas também Ele exige que honremos a nossa aliança com Ele.
 
O princípio da aliança não foi uma ideia inventada pelos homens, na verdade a aliança é a maneira escolhida por Deus como um meio de se relacionar conosco.
 
Por isso, encontramos na Palavra Deus que em vários momentos na história Deus chama os seus a entrar em aliança com Ele ou renová-la.
 
Neste contexto bíblico por exemplo, Moisés está em Moabe relembrando da aliança que fizeram com Deus em Horebe. A aliança era a mesma, mas o povo não. Aquela era uma nova geração do povo hebreu. A primeira geração morreu no deserto por sua incredulidade.
 
Este era na verdade o último discurso de Moisés àquela segunda geração que estava prestes a entrar em Canaã. Moisés está neste momento fazendo com que o povo reafirmasse seu compromisso do pacto.
 
Deste episódio podemos tirar para nós alguns ensinamentos sobre renovar a nossa aliança com Deus
 
Para renovarmos a aliança com Deus precisamos saber de algumas coisas:
 
1- A ALIANÇA É UM PACTO DE EXCLUSIVIDADE!
1 São estes os termos da aliança que o Senhor ordenou que Moisés fizesse com os israelitas em Moabe, além da aliança que tinha feito com eles em Horebe.
2 Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra.
3 Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas.
4 Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.
 
É interessante que nesta palavra, Moisés relembra o que Deus fez com o seu povo no Egito. Toda a ação poderosa de Deus no Egito aconteceu para libertar o seu povo e tinha como único objetivo leva-los a adorar unicamente ao Senhor!
 
O Senhor é o único Deus! Amém!!!!!
 
Ao lembra-los disso, Deus estava dizendo algo importante! A aliança com Ele requer exclusividade!
 
Êxodo 34:12,13 diz: “Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso. Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios.”
 
É possível querermos uma aliança com Deus e ao mesmo tempo fazer aliança com o mundo?
 
Sim, é possível. É por isso que Jesus disse que:
 
 “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mateus 6:24  
 
Muitas vezes nos associamos com gente que não devemos nos associar.
 
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4
 
Mas pastor, como faço? eu trabalho em um lugar onde muitos não servem a Deus. Eu não posso sair do meu trabalho!
 
Mas é claro que não! Precisamos conviver com as pessoas deste mundo SIM, MAS para influenciá-las para Cristo, evangeliza-las, mas, não nos associar com elas.
 
Precisamos conviver com o mundo sem fazer aliança com o mundo, amém?
 
Precisamos ser como a garça! Ela vive em meio a charcos de lama, mas não suja as suas penas. Estamos no mundo, mas não podemos nos contaminar com o mundo!
 
A aliança que Deus requer de seu povo tanto no A.T como no N.T tem um selo de exclusividade! Veja o que Paulo disso à Igreja de Corinto. (Ler 1 Coríntios 10:16-22)
 
16 Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
17 Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
18 Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar?
19 Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
20 Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.
21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele.
 
Precisamos entender que o Deus a quem temos aliança é o Deus que exige uma adoração exclusiva porque Ele é o Todo Poderoso que faz maravilhas!
 
2- A ALIANÇA COM DEUS TEM SEUS PRÓPRIOS TERMOS.
9 Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.
10 Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,
11 juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês.
12 “Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,”
 
Aliança é um contrato! Quantas pessoas assinam um contrato sem saber?
 
Elas não olham aquelas letrinhas pequenas e depois se arrependem!
 
As alianças foram muitas, mas os termos da aliança não mudaram.
 
Os termos da aliança têm efeitos positivos e negativos! O termo da aliança está ligado à fidelidade, obediência!
 
Se você obedece aos termos da aliança você será abençoado! Mas se você não cumpre, não obedece, será amaldiçoado.
 
Os efeitos positivos são as bênçãos do Senhor! E os negativos são as maldições!   
 
O motivo da derrota nunca foi pelo tamanho do adversário, mas sim por que eles não guardaram a aliança!
 
As gerações sempre mudaram, mas os termos da aliança não!
 
Deut. 11:26-28
 
26 Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
27 Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
28 mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
 
Em muitos momentos o povo de Deus não conseguiu cumprir os termos da aliança. Mas, mesmo assim o Senhor não desistiu do seu povo, amém?
 
 
3- A ALIANÇA COM DEUS SE TORNOU NOVA
 
Eu preciso saber que hoje Deus se relaciona conosco por meio de uma nova aliança.
 
Em Lucas 22:19,20, o Senhor Jesus estava prestes a ser crucificado e morto pelos pecados do seu povo. Então ele reúne os seus discípulos para cear, e naquele momento Jesus pega o pão e faz uma afirmação:
 
19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
 
Jesus veio para estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens. Seu sangue derramado na cruz foi o sinal dessa nova aliança.
 
Mas o que é a nova aliança?
 
A nova aliança é a promessa que Deus faz com a humanidade de que perdoará o pecado e restaurará a comunhão com aqueles cujos corações estão voltados para Ele. Jesus Cristo é o mediador da nova aliança, e a Sua morte na cruz é a base da promessa. A nova aliança foi predita por Moisés, Jeremias e Ezequiel enquanto a antiga aliança ainda estava em vigor:
 
a- Por Moisés: Deuteronômio 30:6
 
“O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel (circuncidará o teu coração) a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam”.
 
b- Pelo profeta Jeremias: Jeremias 31:31-34
 
31 "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".
32 "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.
33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. "
 
A diferença entre as duas alianças neste texto são três:
 
1- A antiga aliança foi escrita em pedra, mas a nova aliança estaria escrita em nos corações dos que creem! (vs33)
 
2- Na antiga aliança eles dependiam dos sacerdotes para aprenderem a lei. Na Nova Aliança todos poderiam conhecer ao Senhor pelo Espírito Santo que seria enviado. (vs.34ª)
 
3- Na antiga aliança havia um sistema de sacrifícios de animais para o perdão dos pecados. Na Nova Aliança os pecados da humanidade seriam perdoados uma única só vez pelo sangue de Jesus! (vs. 34b) (Veja Hebreus 9:11-15)
 
11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.
13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,
14 quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
 
c- Pelo Profeta Ezequiel: Ezequiel 36:26-27
 
26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
 
Ezequiel enumera três aspectos da nova aliança aqui:
 
1- um novo coração,
2- um espírito novo,
3- e o Espírito Santo habitando em seu povo
 
CONCLUSÃO:
 
Diante desta palavra podemos concluir que a nosso relacionamento com Deus na nova aliança ficou mais fácil. No sentido de que não estamos mais sujeitos ao sistema sacrificial do Antigo Testamento sim; mas precisamos continuar ligados a Jesus Cristo e ao Seu Corpo que é a sua igreja.
 
Hebreus 10:36-39
36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
37 pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.
38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário