segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PARA UMA VIDA MELHOR EM 2011.


“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. Pois do teu coração procede as fontes da vida.” Prov. 4:23
Estamos chegando ao final de mais um ano. Antes de iniciarmos o novo ano, reservamos um tempo para avaliar e refletir para construirmos uma vida melhor, mais feliz, mais saudável e completa.  Todavia, a questão é...
- Quais são os cuidados que eu preciso ter pra construir uma vida melhor?
- O que eu desejo construir?
- Onde eu vou construir?
- Com que material farei a minha construção?
Diante destas perguntas me surgiu outra questão que considero fundamental:
- Se eu continuar vivendo como estou minha vida será melhor no futuro?
É tempo então de olhar para dentro de nós, parar e avaliar, mas também é tempo de olhar para frente para planejar e avançar.
Cheguei então a uma conclusão: “Se eu quero uma vida melhor, devo cuidar das minhas emoções!” É justamente isso que diz Prov. 4:23.
Tentar construir uma vida melhor, com um coração ruim, é a mesma coisa que construir uma casa sobre um terreno arenoso. Vai acabar ruindo mais cedo mais tarde. Nestes dias as pessoas fazem planos para uma vida melhor. Mais dinheiro, mais saúde, mais realizações... Mas, se esquecem do fundamental: de cuidar das emoções (coração) para uma vida melhor.
Quero deixar então algumas dicas para cuidar melhor de nossas emoções a fim de construirmos uma vida melhor.
·         Para uma vida melhor, mantenha o seu coração alegre. Em Prov. 17:22 a Palavra diz: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” Em meu ministério tenho percebido que muitas pessoas adoecem de tristeza. Quando perdemos a alegria, a satisfação pela vida, o contentamento, acabamos perdendo também a nossa força. É por isso que Neemias 8:10 diz “...a alegria do Senhor é a nossa força." Se queremos dias melhores precisamos da alegria do Senhor em nossas vidas. Tome então uma posição como filho(a) de Deus e diga não à tristeza!
·         Para uma vida melhor busque um coração puro. No Salmo 51:10, Davi pediu ao Senhor: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Sabemos que o pecado nos afasta de Deus e rouba a nossa paz.  Davi experimentou este peso na sua alma, mas se arrependeu e buscou com todas as suas forças um coração puro.
Mas existe outro aspecto de um coração puro que não posso deixar de citar. Um coração puro é um coração livre de mágoas. Você nunca vai construir uma vida melhor com mágoas no coração. Decida virar a página de sua vida neste início de ano. Até quando você vai viver assim?
·         Para uma vida melhor aprenda a perdoar como Deus perdoa. “...assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colos 3:13. Eu aprendi que Deus está mais disposto a nos perdoar, do que nós em pedir-lhe perdão. Sei que perdoar como Deus nos perdoa é difícil, mas não impossível para quem é filho(a) de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita em nós e nos capacita. Precisamos saber como este perdão de Deus se manifesta e a partir desta compreensão partirmos para o perdão.  Entendo pela Palavra de Deus que Deus nos perdoa de quatro formas. (1) Deus perdoa instantaneamente (2) Deus perdoa completamente (3) Deus perdoa repetidamente (4) Deus perdoa gratuitamente. Comece o ano novo manifestando a Graça de Deus e seja um vencedor.
·         Para uma vida melhor ame as pessoas como Jesus as ama. Em João 13:34 disse Jesus: “Novo mandamento vos dou; que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos amei uns aos outros.”  Amar uma pessoa como Jesus é vê-la como Jesus a vê. É saber aceitar as pessoas, sem aceitar o seu pecado. É ter a compaixão e a misericórdia de Jesus. É saber tratar as pessoas como  Jesus faria. Este é um grande desafio para termos uma vida melhor. Este é o desafio do verdadeiro discipulado. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. João 13:35.

Para construir uma vida melhor e mais saudável, você não precisa de mais nada, você já tem tudo em Jesus. Apenas cuide de suas emoções. Um coração como o de Jesus o levará às grandes conquistas da vida.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: 26/12/2010
I.M.Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário