quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva, Perspectiva e Introspectiva!


Quando chegamos ao final de mais um ano, somos bombardeados por todos os lados pelas retrospectivas nos especiais da televisão e na mídia em geral. Mas afinal de contas o que é uma Retrospectiva? Retrospectiva (do latim: retrospectare) é uma celebração de eventos ocorridos, normalmente organizada ao final do ano referente aos acontecimentos ocorridos ao decorrer daquele ano. Na retrospectiva falamos sobre as grandes conquistas que experimentamos, os milagres que aconteceram, as batalhas que travamos e as perdas que tivemos. Para a maioria de nós que buscamos vivenciar a fé em Cristo, as retrospectivas produzem um sentimento de gratidão por sermos tão protegidos, privilegiados e abençoados por Deus. Até mesmo aquelas coisas ruins que nos aconteceram, sabemos que contribuirão para o nosso bem.
Neste período do ano aparecem também as perspectivas. A maioria das pessoas procuram antecipar o que vem pela frente. A perspectiva tem haver com a visão que temos do futuro. Alguns chegam até a arriscar algumas predições. O “pai de santo” diz quem vai morrer ou que time de futebol vai ganhar o campeonato. Os economistas projetam através dos índices econômicos se teremos um ano de crescimento ou não. É claro que ninguém confere durante o ano se alguma coisa que foi predita aconteceu de fato.
Apesar de não saber o que nos acontecerá amanhã , todo aquele que tem comunhão com Deus ,pode crer em um futuro melhor. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11
Independente de nós olharmos para trás (retrospectiva) ou para frente (perspectiva), precisamos valorizar mais a Introspectiva. A vantagem da introspecção é proporcionar a você a oportunidade de avaliar sua conduta e valores, de quebrar a rotina da repetição do erro em sua vida. Precisamos olhar para dentro de nós mesmos para avaliar e examinar as nossas motivações, os nossos valores de vida, a nossa conduta, a fim de sermos confrontados para uma mudança para termos dias melhores. Neste processo de introspecção, peça a Deus para ajudá-lo. Você só precisa orar: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Salmo 139:23,24
A todos os irmãos e irmãs, Um Ano Novo muito abençoado!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Paz querido pastor! Faz alguns anos que encontrei esta mensagem. E todos os fins de ano, ela é a primeira que vem a minha mente. Gratidão por sua vida amado pastor!

    ResponderExcluir