quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

De Quem é a Culpa?


Como bom corinthiano que sou, nestes dias torci para o timão na Libertadores na esperança que neste ano tudo ia dar certo. Para a minha decepção e também de toda a torcida, mais uma vez fomos um fiasco. Perdemos para um time desconhecido e reputado pelos comentaristas como fraco; o Tolima da Colômbia. Depois disso, agüenta a gozação! Até mesmo de minhas ovelhas tive que ouvir um monte. Mas o que me chamou a atenção neste episódio foi a tentativa de explicar o inexplicável, de justificar o injustificável. De quem é a culpa? Dos jogadores? , Do técnico? Do presidente? Do campo? Do árbitro?                             
Em nossa vida como cristãos, quando perdemos, na maioria das vezes a culpa é nossa, ainda que não queiramos reconhecer. Não sabemos admitir nossa culpa. Quando algo vai mal, a culpa é sempre do outro. Desde pequenos, as crianças põem a culpa nos seus irmãos ou no gato, seja em quem for antes de reconhecer seu erro. No entanto, não avançaremos na vida se não reconhecermos nossas próprias culpas. A Bíblia diz que quem encobre seu pecado não prosperará, mas aquele que confessa e se afasta do erro, alcançará o perdão de Deus (Prov.28:13). Creio que a maior conquista que está diante de mim, não é de um título ou de posses materiais, mas a conquista de mim mesmo; para vencer o pecado que tenazmente me rodeia. Poucas vezes percebemos que para vencer o pecado o primeiro passo é reconhecê-lo em nós. Chegará o dia em que não poderemos culpar qualquer outra pessoa. Teremos que prestar contas dos nossos próprios atos a Deus: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” Ezequiel 18:20. (veja também: Rm 14:12)                        
Sempre que a Bíblia nos aponta algo que fazemos mal, ou que não fazemos bem, achamos que está se referindo à outra pessoa. Devemos receber a Palavra de Deus com uma enxada (para nós) e não com uma pá (para os outros). Vamos assumir as nossas responsabilidades diante de Dele e dar a Ele o nosso melhor; pois Ele é rico em perdoar e suas misericórdias não têm fim.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Quero agradecer à Deus, pelo grande irmão e pastor que ele, o Senhor, colocou em nossos caminhos.
    Grandes coisas o Senhor tem feito por nós.
    Em nosso aniversário, recebemos uma palavra de conforto, carinho e amor, que nos fez lembrar quanto bem e livramento o Senhor tem nos proporcionado.
    Que o favor do Senhor esteja sobre sua vida e sobre sua casa,em nome de Jesus.

    ResponderExcluir