segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Irreverência! (2ª Parte)


“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras”.Ecl.5:1,2

No texto passado falei sobre a urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua palavra durante os momentos de culto ao Senhor. Vamos banir a irreverência de nosso meio. 

Diante deste fato quero sugerir alguns princípios de reverência no culto:

1- Chegue sempre cinco minutos antes do horário do culto, trazendo sua Bíblia e um forte desejo de se encontrar com Deus.

2- Cumprimente quem estiver à porta, mas entre logo e prepare-se com oração. Ore intimamente pelo pregador, pelo grupo de louvor e pelos ouvintes, para que a vontade de Deus seja exaltada.

3- Não converse durante o culto, sobre pretexto algum. Além de você se distrair, com certeza vai atrapalhar e distrair outras pessoas próximas a você. Quando há distração no culto e a igreja perde a concentração no Senhor e coloca em outra direção, esquece-se que estamos diante da presença todo-poderosa do Deus Santo e Tremendo

4- Evite ao máximo sair do Templo durante o culto, principalmente durante a pregação. Quando nos distraímos, o nome de Deus está sendo falado, orado, cantado, lido e pregado em vão.

5- Ensine seu filho antes de vir para a igreja preparando-o psicologicamente sobre como se comportar. Não permita que ele passeie pelo templo ou corredores. Mostre o seu exemplo.

6- Concentre-se e participe nas músicas e orações. Louve a Deus com energia, adorando-o “em espírito e verdade” (Jo 4:24).

7-Traga um pequeno caderno e anote o texto, o tema e o conteúdo da Palavra ministrada pelo pastor. 

8- Não fale ao celular sob hipótese alguma durante o culto. Os aparelhos devem ser desligados no início do culto. Médicos, enfermeiras, ou qualquer situação que exija uma espera de chamada, o aparelho deve ficar no vibracall.

9- Se do seu lado houver um visitante sem Bíblia, compartilhe com ele de sua leitura. Faça-o participar.

10- Se houver apelo, ore incessantemente para que as pessoas respondam afirmativamente e se entreguem ao Senhor.

Se o Deus Tremendo requer essa reverência para si quando cultuamos a Ele, qual deve ser a nossa resposta? Habacuque já nos ensinou: O Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder


                                   

Um comentário:

  1. Amém! Estava aguardando a segunda parte deste post, concordo com os princípios citados e vou encaminhá-los a todos os meus contatos.

    Obrigado pelas orientações Pr. Gilberto. Que Deus abençoe muitíssimo você, sua família e todo seu rebanho, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir