terça-feira, 9 de agosto de 2011

UMA IGREJA PARA CRISTO X UMA IGREJA PARA MIM


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18

Com certeza você já deve ter ouvido histórias de pessoas que vieram em nossa cidade com o objetivo de abrir um “novo ministério”. Até aí, nenhum problema; mas quando se trata de pessoas que foram motivo de escândalo ou divisões de outras denominações por puro capricho, insubmissão e disputas de poder, a coisa fica feia.
Um conhecido pastor encontrou na rua uma pessoa que não via há tempos. Perguntou-lhe o que viera fazer na cidade, pois se mudara há tempos. A resposta foi: “Vim construir uma igreja pra mim” Pela resposta do referido “pastor” Já notei que “igreja” se tornou uma franquia religiosa, que qualquer um pode organizar segundo padrões pessoais, sem se preocupar com conteúdo. Basta dar às pessoas o que elas querem ouvir, não fazer exigências, só promessas, e terá campo livre para manipulá-las. Ensinar a Bíblia? Firmar padrões bíblicos? Falar de disciplina? Falar de santidade? Falar de compromisso? Isto afasta a clientela.
“Construir uma igreja pra mim” não é o mesmo que “Construir uma Igreja para Cristo”
Construir uma igreja para mim ocorre quando se está motivado pela vaidade. Há muitas pessoas que buscam carreira e honras na igreja, querendo impor sua visão pessoal. Quando isso acontece vemos uma igreja esfacelada. A missão fica em segundo plano, pois se gasta muito tempo “apagando incêndio entre os irmãos”
Construir uma Igreja para Cristo só é possível quando somos motivados por humildade e pelo desejo de servir a Deus e também aos irmãos. A missão de pregar o evangelho e sinalizá-lo com obras é o nosso maior chamado. Este é o nosso foco. Não podemos nos desviar dele!
Construir uma Igreja para mim ocorre quando desprezamos os princípios mais importantes do evangelho, como: o amor, a misericórdia, o perdão e unidade. Devemos estar sempre prontos para ouvir e buscar sobre tudo a reconciliação. Este é o ministério de todos os crentes.
Construir uma Igreja para Cristo só é possível quando entendemos que a obedecer é melhor que sacrificar. Não somos uma igreja sem cabeça e sem liderança. A nossa obediência é, sobretudo ao Senhor da Igreja, Jesus e a Sua Palavra. O que eu sinto, penso e acho não é mais importante do que aquilo que a Palavra de Deus diz. O Cristão obediente valoriza relacionamentos saudáveis!
Construir uma Igreja para mim ocorre quando vemos nela um espaço para satisfação pessoal e não de engajamento e trabalho. Ela precisa de servos, e não de donos. De trabalhadores, não de manipuladores.
Construir uma Igreja para Cristo é buscar uma vida “Cristocêntrica” e não “Egocêntrica”. Não construímos uma igreja para nós. Nós devemos fazê-la, cada dia, para o Senhor Jesus. Ela é dele. Ele não disse “Edificarei uma igreja para vocês”, mas “Edificarei a minha igreja”.
Aos completarmos estes 59 anos de ministério em Catalão tenhamos sempre em nossa mente o desejo de construir uma Igreja para Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário