sexta-feira, 29 de junho de 2012

A LIÇÃO DOS PATOS





De vez em quando observo o voo de um bando de patos bem como a sua aterrissagem na lagoa perto de minha casa. Fico fascinado por estarem sempre juntos. Eles não voam como um bando desorganizado, escolhem a posição de voo em V por motivos bem funcionais. Veja só o porquê, e avalie as lições para nós.

Quanto um pato bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando em formação V, o bando tem seu desempenho melhorado em 71% do que em voo solitário. Lição: as pessoas que compartilham uma direção comum e em senso de grupo alcançam seus objetivos mais rápida e facilmente. É melhor ser um cristão em comunhão com a igreja do que ser solitário.
Quando um pato sai da formação em V, sente a resistência do ar e logo volta para a formação, aproveitando o vácuo da ave à sua frente. Lição: é preciso permanecer em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir, aceitando sua ajuda e prestando a nossa. Isto é mutualidade de vida.
Quando o pato líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, outro pato assume o lugar, indo para a ponta. Lição: é preciso haver revezamento na liderança e divisão de tarefas pesadas. Assim como os patos, somos interdependentes uns dos outros. Devemos nos ajudar mutuamente, sem queixas, sem busca de primazia.
Os patos de trás grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade. Lição: precisamos nos assegurar que nossas palavras sejam de incentivo e de apoio para que a equipe aumente seu desempenho. Uma palavra de apoio sempre faz bem.
Quando um pato fica doente, é ferido ou é abatido, dois patos saem da formação para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto para voar ou até que morra. Só assim eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando. Lição: precisamos de senso de solidariedade em momentos difíceis, hipotecando apoio aos feridos e não nos descartando deles.
Provérbios 6.6 nos manda ir ter com a formiga e aprender do seu jeito de ser, trabalhador. Podemos parafrasear o texto e dizer: “Vai ter com os patos, considera os seus caminhos e sê sábio”. Assim aprendemos do jeito de ser deles, solidários. Uma igreja que quer exercer sua missão de fazer diferença neste mundo precisa viver em unidade e solidariedade.                                 

Extraído: Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
 (adaptação: Pr. Gilberto O. Rehder)

Nenhum comentário:

Postar um comentário