sexta-feira, 6 de julho de 2012

A SERPENTE E A POMBA


"Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como a serpente e símplices como a pomba" (Mt 10.16)


Este texto que acabamos de ler é muito intrigante. Em primeiro lugar porque há vários "bichos" envolvidos no texto; como ovelhas,lobos,serpentes e pombas. Em segundo lugar, fica bem claro de que o assunto principal do texto é o chamado dos discípulos.
Os discípulos são enviados como ovelhas para o meio de lobos. Jesus alertou esses e também nos alerta sobre os perigos da ida.. O chamado não é fácil! A coisa é arriscada e perigosa... O chamado é algo que custará nossas vidas! O chamado vai exigir de nós muita prudência e simplicidade. Como Jesus disse: "devemos ser prudentes como a serpente e símplices como a pomba".
Mas, o que significa sermos prudentes como a serpente e símplices como a pomba?
Sermos prudentes como a serpente significa que para ser discípulo de Jesus, tem que ser ligeiro! Tem que ficar esperto! Primeiro para estar ligado 24 horas por dia... Fique em estado de alerta! Foi essa esperteza que satanás teve no Éden e enganou Eva... Agora, Jesus nos ensina a sermos espertos para sobrevivermos no meio dos lobos desse mundo! Há muito engano, falsos apóstolos e gente se intitulando profeta por aí fazendo uma baita confusão na mente de crentes que não possuem mais senso crítico e nem um pouco de discernimento. Sejamos prudentes e espertos!
Sermos símplices como a pomba significa que para ser discípulo de Jesus, precisamos valorizar acima de tudo o amor, a pureza, a bondade, a paz; como fruto da presença de Jesus em nós. É valorizar a simplicidade do evangelho da graça de Deus que salva e transforma o ser humano. A igreja não precisa inventar moda! Precisamos é voltar ao evangelho puro e simples. Paulo tinha esta preocupação: "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo." 2 Coríntios 11.3  
Como disse bem o Rev. Daniel Rocha, "A esperteza e inteligência da serpente aliadas com a bondade e humildade que a pomba representa, transformam-nos num crente de poder e sabedoria agradáveis a Deus. O senso crítico da serpente com a tolerância da pomba ajudam-nos a termos equilíbrio".
Cultive em sua vida a esperteza da serpente e a simplicidade da pomba! Seja  pra pregar o evangelho, pra fazer o bem, pra fugir da tentação e do pecado... mas, seja simples e puro, sempre!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário