quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DISCERNIMENTO 3ª Parte


"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim". Atos 17.11  

Ao estudarmos sobre discernimento é importante que se diga que encontramos no Novo Testamento a expressão "discernimento de espíritos" apenas uma vez na lista de dons em 1 Coríntios 12:10, como um dom espiritual. Seria muito importante que tivéssemos na igreja várias pessoas com esse dom; com certeza muitos enganos seriam evitados, mas nem todos os crentes o possuem. No entanto, todos devem buscar o discernimento no cuidado de examinar ideias, comportamentos e doutrinas. E como isso acontece? Pelo estudo sistemático e contínuo da Palavra de Deus e amadurecimento na fé. É justamente esta a ênfase em Hebreus 5.13,14 diz "Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal."
Como já venho dizendo em outras ocasiões, muitos crentes preferem acreditar em uma revelação extra-bíblica, geralmente entregue por um profeta ou profetiza do que conhecer a vontade de Deus que o Senhor já revelou na bíblia; por isso precisamos conhecer mais a Palavra de Deus e os critérios que ela estabelece para distinguir a verdadeira profecia de uma falsa.
Em primeiro lugar, ela nunca contraditará a Palavra de Deus escrita. Lembro-me de um irmão de uma das igrejas que pastoreei que estava passando uma crise em seu casamento. Ele foi a uma reunião dessas onde se revela "tudo" e ouviu o "assim diz o Senhor" por meio de uma profetisa falando a ele para abandonar a esposa, porque o "Senhor" estava preparando algo melhor para ele. Não preciso nem dizer que a tal profetisa já estava de olho nele. Ao me procurar com esta história, logo disse a ele que Deus não se contradiz em sua Palavra e que era necessário ele se arrepender e lutar pela restauração de seu casamento. "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus". Mateus 22.29  
Em segundo lugar, ela sempre exaltará a Jesus Cristo. Sempre desconfie quando uma palavra vem para exaltar o homem e não a Cristo. Esse tipo de profecia é muito comum no meio evangélico. Certamente você já ouviu: "Deus vai te dar uma GRANDE igreja para pastorear." ou " Deus vai fazer de você uma GRANDE missionária." Quando Deus fala, não é para exaltação do profeta, glórias para o ser humano, ou porque fulano é um ungido de fogo, vaso de azeite, etc. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". Gálatas 6.14  
Em terceiro lugar, ela jamais trará confusão, medo ou aflição. Quando Deus fala., não deixa dúvidas, nem gera medo ou insegurança. Não é esta a função de uma revelação de Deus. Existe muitas confusões para quem ainda consulta certos “profetas” quanto a viagens, mudanças, casamentos, sexo do bebê, etc. Muitos crentes ainda não entenderam que há diferença entre os profetas (e os seus modos de profetizar) dos tempos do Novo e o do Antigo Testamentos. Hoje, não há mais a necessidade de se consultar profetas, como ocorria antigamente (1 Rs 22.15-28; Jr 37.16,17), pois temos a Bíblia completa (Sl 119.105; Rm 15.4; 2 Tm 3.16,17). Ademais, em nossos dias, o Espírito Santo fala como e quando quer, e não quando queremos que Ele fale (1 Co 12.11). "Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos" 1 Coríntios14.33  
Concluindo esta pastoral é importante lembrarmos que a profecia sempre terá por finalidade edificar, consolar e exortar. “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” – I Cor 14:3.Segundo a Palavra de Deus, a profecia tem três objetivos: EDIFICAR, EXORTAR e CONSOLAR. Vejamos o significado destes verbos: edificar: construir, levantar, fundar, instituir, criar. Exortar: animar, encorajar, estimular. Consolar: aliviar ou suavizar a aflição, o sofrimento, o padecimento de... O que passar disso é mera manipulação.

Pr. Gilberto O. Rehder


Nenhum comentário:

Postar um comentário